12 junho 2023

Gagueira e Mindfulness


 #2 Gagueira Sentida: um caminho de coragem - COMUNICAÇÃO COM ATENÇÃO PLENA

Maiores informações pelo Instagram: Espaço Bom Falante


-- Um curso prático de Mindfulness Funcional para pessoas que gaguejam --


Mindfulness para Jon Kabat-Zin é a consciência de si que surge quando prestamos atenção - com propósito - no aqui e agora e sem julgamentos.


O Mindfulness Funcional busca cultivar tal consciência nas relações sociais, no contato com o outro, onde surgem pensamentos, sentimentos e sensações físicas desafiadoras.


Neste curso você será convidada/o a desenvolver coragem, a se conectar com as pessoas, tomando consciência dos eventos adversos que acontecem dentro de você, e mesmo sentindo-se vulnerável, desse jeitinho que você se encontra, a dar pequenos passos na direção daquilo que é importante para você.


Neste curso você poderá descobrir o que lhe faz bem para falar. Abrir-se ao SENTIR, sem querer fugir desse momento, é uma opção de caminho para a transformação, em detrimento ao tradicional caminho do controle da fala, escolhido pela Fonoaudiologia.


Em um ambiente acolhedor e gentil, permita-se, TALVEZ PELA PRIMEIRA VEZ, sentir a gagueira.


Serão seis encontros de 2h cada, com muitos exercícios práticos de Mindfulness Funcional, com meditações tradicionais e meditações interpessoais.


As Meditações Interpessoais ocorrem nas salas reservadas do ZOOM. Sempre em pares ou em grupos, em uma atmosfera de acolhimento, você será convidada/o quando "falante": - a perguntar ou a pedir algo, a expressar-se com emoção e a abrir-se para o outro; e, quando for "ouvinte": - a atender o pedido quando for possível, a prover segurança e aceitação, e a validar o que foi dito e da forma como foi dito.


Nas meditações interpessoais existem (quase) sempre um mantra, que será repetido várias vezes. Você será orientado a fazer isso com atenção e devagar, observando o que você nota surgir no aqui e agora, abrindo-se a possibilidade da tomada de consciência de padrões inconscientes de comportamento ao falar.


O que pode acontecer com você ao se trazer para dentro de você a sensação de sentir-se acolhido? Vamos descobrir.


Ao se conectar com você, será mais agradável conectar-se com o outro.


Venha cultivar o bom falante / a boa falante que existe dentro de você.


Curso organizado pelo fonoaudiólogo Wladimir Damasceno, Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialista em Mindfulness Funcional. Meu trabalho visa a fazer com que as pessoas sintam-se capazes de se expressarem verbalmente mesmo na presença de emoções difíceis.


Abaixo alguns depoimentos







Nenhum comentário: