02 junho 2006

Pagoclone

Encontrei um texto sobre este medicamento, no blog "La Tartamudez e La Medicina". O texto foi escrito em dezembro de 2005. Traduzo para vocês:


"Pagoclone é uma droga que pertence à família dos ciclopirrolonas. Há anos que seus efeitos, em problemas diversos da ansiedade, eram investigados. Em um de seus testes verificavam sua utilidade nos transtornos do pânico, distúrbio em que os pacientes observam uma série de manifestações físicas e de psíquicas que lhes produz um sensação de enfermidade muito séria, incluive de morte iminente.
Pois bem, nestes testes havia um pequeno grupo de pacientes que além do mais gaguejavam. Resulta que ao ingerir o Pagoclone sua gagueira diminuiu de maneira muito importante. Diante desta descoberta, o laboratório (Indevus Pharmaceuticals) decidiu fazer um estudo na gagueira, que se encontra atualmente na fase II, e seus resultados serão vistos em meados de 2006."


Os resultados da fase II já estão disponíveis. A Fonoaudióloga Sandra Merlo, na lista Discutindo Gagueira, socializa as seguintes novidades:

"Os resultados na gagueira indicam que o medicamento reduz de forma significativa os sintomas primários e secundários da gagueira. Os sintomas primários incluem as rupturas involuntárias (bloqueios, repetições, prolongamentos). Os sintomas secundários incluem as reações às rupturas involuntárias (p. ex., a ansiedade). A fase II durou 8 semanas. 132 pacientes com gagueira crônica participaram do estudo. 88 pacientes ingeriram pagoclone, sendo que as doses gradualmente cresceram de 0,3 até 0,6 mg por dia. 44 pacientes receberam placebo. 79% dos pacientes eram homens.

A melhora na fluência foi avaliada quantitativamente (freqüência e duração das rupturas) e qualitativamente (impressão global dos pacientes). A fluência foi avaliada na 2ª, 4ª e 8ª semanas. Ao final da 8ª semana, 55% dos pacientes tratados com pagoclone haviam melhorado a fluência, em comparação com 36% dos pacientes tratados com placebo.

O medicamento foi considerado bem tolerado. Efeitos colaterais mais freqüentes: dor de cabeça, fadiga, sonolência e sedação.

O pagoclone é considerado um modulador seletivo dos receptores de GABA. Acredita-se que as concentrações do neurotransmissor GABA estejam alteradas no cérebro de pessoas que gaguejam. Acredita-se que o pagoclone melhore a atividade nos circuitos cerebrais que envolvem GABA, entretanto o exato mecanismo de ação ainda é desconhecido."

Para maiores informações, acessem: http://www.stutteringstudy.com/ e http://www.stutteringhelp.org/default.aspx?tabindex=515&tabid=525



M
inhas considerações:

Não sei como será o efeito do Pagoclone. Será que ele "cura" a gagueira de uma vez por todas? Ou será que o paciente deverá tomar doses frequentes para poder comprar um pão na padaria? Se a segunda opção estiver mais correta, não acredito que este medicamento veio para ajudar. Será uma espécie de amuleto, onde o indivíduo só falará bem se estiver com ele por perto. Se for assim, vou preferirir a minha terapia fonoaudiológica, que fiz durante um ano e um mês. Agora falo sem ela por perto...

Vamos esperar pra ver.

23 comentários:

Anônimo disse...

Wladimir gostaria de saber qual medicamento vc utilizou nas situações espeficicas(monografia e quando foi orador) que deram resultados

Anônimo disse...

Wladimir. Acho que a idéia de ter um medicamento para ser usado ocasionamento das melhores possíveis. Por exemplo, de tempos em tempos eu preciso fazer apresentações aqui na minha firma para a diretoria. Imagine o sofrimento. Algo como Pagoclone poderia ser a solução M-U-I-T-O benvinda para essas ocasiões.

Anônimo disse...

qual medicamento vc tomou para controlar a gagueira?

Paulo disse...

Tenho problemas com a quaqueira e sempre soube que estava ligado a ansiedade, pois tenho muita.
E com o pagoclone acho que resolveria
mais gostaria de saber se poderia tomá - lo todo dia como um remédio normal com hora estipulda ect...?

E qual seria o efeito colateral com o uso continúo do mesmo..?

href"costa.com">email

Anônimo disse...

Onde eu encontro esse santo remédio ???

Anônimo disse...

será se o efeito colateral desse remédio faz com que o indívíduo gagueje mais ainda ???

diego disse...

qual o nome desse medicamento por favor! tambem sofro desse disturbio e gostaria de melhorar minha fala pois terei que apresentar seminario"!!! e to muito nervoso !!! aguardo resposta !!! abraço

Anônimo disse...

e tb minha manografia esta chegando !!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber qual foi o remédio que você tomou na ocasião que você citou no seu blog?????????

meu email lentilha2007@hotmail.com

Anônimo disse...

POR FAVOR ONDE POSSO CONSEGUIR ESSE MEDICAMENTO,POIS SOU GAGO E ESSE MEDICAMEBTO PODERIA ME AJUDAR EM SITUAÇOES MAIS EXTREMAS QUE ENVOLVA BASTANTE DIÁLOGO.OBRIGADO .
andersonpinna@ig.com.br

Anônimo disse...

Por favor, qual o nome deste medicamento ?? Já fiquei sabendo que este semestre terei alguns seminários na faculdade

Mande a resposta para:
emiliogustav@gmail.com
Obrigado e parabéns pelo blog

Unknown disse...

bom eu gostaria d saber ql o nome desse medicamento q vc usou e tbm gostaria d saber se o pagoclone jah esta sendo comercializado...agredeço desde jah qlqr coisa me add aew nenelo_22@hotmail.com

Anônimo disse...

poxa, nao sabia q tinha um remédioo especifico para gagueira.. intaum ele jé está sendo comercializado???
bjaum galera

Anônimo disse...

Oi!
Eu sou semi-gaga, não gaguejo sempre e só em algumas palavras, e isto aconteceu-me a partir dos 12anos, não percebo o porquê =/
Recentemente comecei-me a interessar mais pela situação de tentar perceber o porquê e segundo o que li, a gaguez esta relacionada com uma deficiência no cérebro em que na zona da fala encontra-se excesso de dopamina(neurotransmissor) que não permite uma ligação correcta na zona da fala, criando assim distúrbios. O medicamento pagoclone reduz esse nível de dopamina! A questão será: não irá reduzir demais a dopamina? É que ela ao longo da vida, em certas pessoas, reduz daí elas ficarem com parkison...

Anônimo disse...

Oi!
Eu sou semi-gaga, não gaguejo sempre e só em algumas palavras, e isto aconteceu-me a partir dos 12anos, não percebo o porquê =/
Recentemente comecei-me a interessar mais pela situação de tentar perceber o porquê e segundo o que li, a gaguez esta relacionada com uma deficiência no cérebro em que na zona da fala encontra-se excesso de dopamina(neurotransmissor) que não permite uma ligação correcta na zona da fala, criando assim distúrbios. O medicamento pagoclone reduz esse nível de dopamina! A questão será: não irá reduzir demais a dopamina? É que ela ao longo da vida, em certas pessoas, reduz daí elas ficarem com parkison...

Anônimo disse...

Percebo que no meu caso a gagueira acontece quando estou de certo modo relaxado, conversando com familiares ou amigos próximos.Noto ainda que manter a calma é essencial antes de um pronunciamento público e também saber o que vai ser dito. Se voce não encara o problema, não se prepara, ou se incomoda muito com o risinho da platéia, a coisa pode desandar.
Já sofri muito mais do que hoje. Agora, prefiro encarar o problema, não perco uma oportunidade de me manifestar publicamente e assumi a direção de meu órgão de classe que exige "falas" quase diárias. Descobri que o importante, para nós gagos, é a coragem de se manifestar, de ter realmente o que falar, do destemor em enfrentar os desafios.
Um grande abraço!

nio disse...

gostaria de saber o nome desse medicamento

meu email:anjoniorevoltado@hotmail.com

muito obrigado

Unknown disse...

Por favor gostaria de saber o nome desse medicamento, sou soldado da Policia Militar e passo por extremos constrangimentos com superiores hierarquicos e com o publico. ficarei muito agradecido.

meu email: alexandrecabralg@gmail.com

Unknown disse...

Por favor gostaria de saber o nome desse medicamento e quantas miligramas, sou soldado da Policia Militar e passo por extremos constrangimentos com superiores hierarquicos e com o publico. ficarei muito agradecido.

meu email: alexandrecabralg@gmail.com

joyce disse...

Ola para variar tb sou gaga e gostaria de saber o nome desse remedio
joyceprocopio1@hotmail.com
abraço grata

Unknown disse...

Cara, meu avô era, minha tia é, e eu sou mais ou menos sabe, minha gagueira é mais os 'bloqueios', aqueles 2 ou 3 segundo entre uma palavra ou outra, mais nada anormal, porémm, vem monografia por ai, e quanto menos eu quero gaguejar ai é que impaca mesmo k k.
Já vi matérias sobre o PAGOCLONE. Manda o nome desse remédio ai filho, povo ta querendo saber e eu tb, dê assistencia a seu público.

Anônimo disse...

ESSA KRAS CRIAM BLOQUES E NÃO DÃO ASSISTENCIA, AFFS.. BANDO DE FDP
VAI VER NEM SABE O NOME DO REMEDIO E NEM SABEM COMO COMPRAR
GAGO FDL

Anônimo disse...

olha gaguejo desde que descobrir a fala. ate os 15 anos eu era bem gago mas com o tempo tenho melhorado gradativamente. já procurei uma fonoudiologa, fiz uma consulta, só porém ela me disse que era algo psicologico, q era pra mim ter calma no momento da fala. descobrir q mesmo calmo eu gagueijo. sou casado e minha esposa so descobriu q eu gago depois q casamos por que eu disfarçava muito bem. penso eu q com pessoas mais intimas eu gaguejo mais, q com desconhecidos consigo levar ate uma certa parte.sou inteligente como todos os gagos, penso eu q quando eu parar de vez de gaguejar de vez nao parcialmente de falar sem sentir aquele bloqueio, sei q minha vida vai melhorar tanto pessoal como profissional.