26 setembro 2005

Truques na Fala



- Encurtar frase;
- Silenciar;
- Trocar palavras;
- Planejar a fala;
- Engolir;
- Aspirar pela boca;
- Fechar os olhos;
- Tensionar músculos;
- Prolongar sílabas;
- Uso de objetos amuletos;
- Palavras bengalas ou desnecessárias;
- Omissão de fonemas;
- Comportamentos disparadores da fala; entre outros.

Esses são alguns truques que elenquei após uma análise pessoal, leituras e troca de experiências com outras pessoas que gaguejam. Os truques são bastante utilizados por nós, como uma maneira que encontramos para tentar falar sem gaguejar. A origem de recorrermos a tais acessórios para falar remota das privações, vergonhas e podações que sofremos quando desejávamos falar algo. Era sempre uma reação negativa dos nossos ouvintes: pare!, pense!, respire!, fique calmo, risos, zombações... Em muitas oportunidades as pessoas agiram dessa forma na inocência de nos ajudar. Outras na pura falta de respeito e de civilidade. Logo, fomos tentando colocar nossas falas dentro "do padrão aceitável" pelos outros. Fomos interferindo no espontâneo da fala. Mas essas interferências em nada nos ajudam. Quanto mais criarmos truques para falar bem, menos falaremos.


Sílvia Friedman, a esse respeito, diz o seguinte:


"a interferência no automatismo da fala determina um movimento de consciência que permite antecipar ou pressupor a ocorrência de novas falhas, o que colabora para a formação de tensão no falar. Conduz também à busca de mecanismo para evitar as falhas previstas, como troca de palavras, interposição de palavras desnecessárias, omissão de fonemas, movimentos associados ao corpo, enfim, toda sorte de comportamentos que a mente puder inventar e que são usados como truques para alcançar um padrão de fala idealizado e aceito pelo outro".

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog.
Sou de São Paulo, já tive a oportunidade de conhecer a fono Sandra Merlo.
Sou gago, sou advogado a mais de 07 anos e estou cada vez mais vencendo o medo de falar e diminuindo sensívelmente meus bloqueios de fala, através de muitos exercícios, leitura, exercícios respiratórios e outros.
Mais uma vez, parábens pelo blog.

José Marcelo

CRIS disse...

Legal seu blog.
Graças a ele hoje eu me sinto mas livre para me expressar diante da sociedade..
Parábens