22 fevereiro 2006

Nível Máximo de Tensão


"Domingo, durante o culto matutino na igreja em que freqüento, o dirigente pediu a um assistente que distribuísse pequenos papéis indicando trechos para leitura por parte de alguns membros da platéia. Como eu estava acomodado em um assento próximo ao corredor central, é claro que me tive a ‘sorte’ de me entregarem um papel para leitura. Já que ultimamente tenho adotado uma postura de enfrentar situações adversas, segui em frente. A partir desse momento, conforme eu sentia que minha vez de fazer a leitura estava próxima, comecei a tremer, senti minha garganta fechando(praticamente como se alguém estivesse me sufocando!), mas ao mesmo tempo dizia pra mim mesmo que não podia fugir. Particularmente denominei esse momento de 'Nível Máximo de Tensão', uma situação que há muito tempo eu não sentia, e que por sinal é muito incômoda. Dei uma lida prévia e senti que trocando algumas palavras eu poderia me sair bem. Foi o que fiz. Achei melhor do que passar pelo constrangimento de gaguejar ali na frente de todas aquelas pessoas."

Essas foram as palavras de um amigo que passou, recentemente, por uma situação delicada. Mas conseguiu dá o seu recado. É interessante como temos alguns truques para "tentarmos falar melhor". Os truques só estão presentes porque a nossa fala não está fluindo espontaneamente. Existem diversos pesos, crenças e estigmas sobre a nossa auto imagem como falantes. Um truque utilizado por ele foi trocar algumas palavras por outras consideradas "mais fáceis de falar". A troca de uma palavra por outra é uma fuga de muitos gagos, até mesmo de outros países. É algo bem comum. O que só me leva a refletir uma coisa: se é algo tão peculiar aos gagos, creio que quem pretende deixar de ser gago, ou pelo menos melhorar em muito sua fluência, tem que deixar de pensar e agir como gago.

A ilustração foi pescada no sítio da Universidade da Minnesota. Veja aqui.

2 comentários:

Ivan disse...

E ai beleza meu nome é Ivan tenho 18 anos e tenho gagueira desde pequeno ,ei sei que é foda ter isso mas você tem ver as suas qualidades e se perguntar se vc fosse normal talvez teria as qualidades e as habilidades que tem? .A minha vida na escola não foi ruim ,todos sempre me respeitaram apesar de sempre existir aquele idiota que acha que é melhor que vc ,mas sempre tive muita facilidade em aprender as coisas ,fazer amigos ,principalmente nos esportes ,não sei o que seria da minha vida sem esportes e musica,é que normalmente o gago ou disfluente tem uma inteligência muita acima do normal e um raciocino rapido também.Eu já namorei ,é claro que isso atrapalha,vc deve estar perto de pessoas que gostam de vc ,e procurar fazer algo para te tranquilizar ,cantar,tocar um instrumento,praticar esportes e não ficar lamentando .Eu parei de estudar por que meus proprios amigos começaram a me zuar e a minha gagueira piorava cada vez mais ,passei por muitas coisas ruins na vida ,perdi meu pai recentemente e hoje nem dou mais bola pra quem ri da minha cara.Até hoje é complicado arrumar serviço por que ninguém quer empregar uma pessoa com disfluencia,.Esse foi um resumo das coisas que passei na vida ,tento passar para quem me lê que o mais importante não é a fala e sim o cérebro ,e que a melhor maneira de humilhar quem debocha de vc é sendo mais inteligente que ele ,a gente não deve se inferiorizar e sim ter a conciencia de que somos igual ou melhor do que todos .Deixo meu MSN para quem quizer tirar duvidas e conselhos ,sei devem estar pensando quem sou eu um rapaz de 18 anos dando conselho a um de trinta ,mas já passei por muitas e hoje sei como agir em certas situações ,eu quero apenas poder ajudar quem tem o mesmo problema que eu ,Meu MSN é IVANDRAGONGUITAR@HOTMAIL.COM

Ivan disse...

E ai beleza meu nome é Ivan tenho 18 anos e tenho gagueira desde pequeno ,ei sei que é foda ter isso mas você tem ver as suas qualidades e se perguntar se vc fosse normal talvez teria as qualidades e as habilidades que tem? .A minha vida na escola não foi ruim ,todos sempre me respeitaram apesar de sempre existir aquele idiota que acha que é melhor que vc ,mas sempre tive muita facilidade em aprender as coisas ,fazer amigos ,principalmente nos esportes ,não sei o que seria da minha vida sem esportes e musica,é que normalmente o gago ou disfluente tem uma inteligência muita acima do normal e um raciocino rapido também.Eu já namorei ,é claro que isso atrapalha,vc deve estar perto de pessoas que gostam de vc ,e procurar fazer algo para te tranquilizar ,cantar,tocar um instrumento,praticar esportes e não ficar lamentando .Eu parei de estudar por que meus proprios amigos começaram a me zuar e a minha gagueira piorava cada vez mais ,passei por muitas coisas ruins na vida ,perdi meu pai recentemente e hoje nem dou mais bola pra quem ri da minha cara.Até hoje é complicado arrumar serviço por que ninguém quer empregar uma pessoa com disfluencia,.Esse foi um resumo das coisas que passei na vida ,tento passar para quem me lê que o mais importante não é a fala e sim o cérebro ,e que a melhor maneira de humilhar quem debocha de vc é sendo mais inteligente que ele ,a gente não deve se inferiorizar e sim ter a conciencia de que somos igual ou melhor do que todos .Deixo meu MSN para quem quizer tirar duvidas e conselhos ,sei devem estar pensando quem sou eu um rapaz de 18 anos dando conselho a um de trinta ,mas já passei por muitas e hoje sei como agir em certas situações ,eu quero apenas poder ajudar quem tem o mesmo problema que eu ,Meu MSN é IVANDRAGONGUITAR@HOTMAIL.COM