16 junho 2006

"Deus é Brasileiro" e cura gagueira

No filme "Deus é Brasileiro", dirigido por Cacá Diegues, baseado no conto de João Ubaldo Ribeiro, Deus, interpretado por Antônio Fagundes, decidiu voltar à terra.



"Eu cansei dessa esculhambação de vocês e resolvi tirar umas férias que ninguém é de ferro, então preciso de um santo descansado que tome conta das coisas na minha ausência."



Ele resolveu procurar o santo no Brasil, que é um país muito religioso, mas não tem um santo reconhecido oficialmente. Após uma longa busca, encontra "o escolhido", Quinca das Mulas, e descobre que este é gago e ateu. Na tentativa de provar para o ateu quem Ele é, Deus realiza alguns milagres. Faz o tempo andar mais rápido, joga com muita força Quinca no meio de um rio e inclusive cura-lhe de uma severa gagueira. Todos estes milagres são em vão. O ateu é reticente e não aceita torna-se santo e ficar no lugar de Deus durante as férias deste nas estrelas. Com muita raiva Deus desiste, devolve-lhe a gagueira e o abandona.

Ao assistir a este filme e a esta cena, obviamente não pude deixar de pensar em algumas coisas: será a gagueira o maior castigo de Deus? Será que só Ele tem o poder de curar todos os gagos? quem trocaria a sua gagueira para ficar no lugar de Deus e ter que ouvir os seres humanos reclamando da vida, exigindo sua ajuda e destruindo o mundo? Ou seja, tem problemas bem maiores do que a gagueira. Não teriam os indivíduos que gaguejam demonstrações, em seus cotidianos, que comprovam-lhes a competência para falar "fluente" e, mesmo assim, continuam incrédulos em relação a isso?

Com certeza, se eu "matutasse" mais um pouco, me viriam outras reflexões. Gostaria que você também assisitisse a essa película e discutisse um pouco aqui comigo. Indico, para os Grupos de Apoio do Rio de Janeiro e de São Paulo, o debate deste filme.

Não sei se o autor do conto, em que baseou-se o filme, tem alguma convivência com a gagueira, se o aparecimento deste distúrbio da fala foi propositadamente representado, mas é algo que merece alguma atenção.

Mais sobre o filme: http://www2.uol.com.br/columbiapictures/hotsites/deus_brasileiro/

Nenhum comentário: