10 junho 2006

É Preciso Mudar! (continuação)

Na postagem do dia 26 de maio, de título "É Preciso Mudar!", afirmei que "Para uma terapia fonoaudiológica ter resultado positivo no trato da gagueira, ela deve mudar o modo do indivíduo encarar a sua fala, a gagueira, a si mesmo e o mundo em que vive." Conforme prometido, volto a tocar no assunto.

Ao meu ver, em virtude das minhas experiências negativas com fonoaudiólogas, que trataram-me com exercícios fonoarticulatórios, creio que este método de tratamento não leva a pessoa a lugar algum. Em uma dessas minhas fonos, o negócio era tão puxado que eu saía do consultório com a boca toda dolorida, de tanto malabarismo bucal que fazia. Com técnicas de relaxamento os resultados eram momentâneos, mas com AAAA-EEEEE-IIIIII-OOOOOO-UUUUU nunca melhorei nada.

Esta questão é tão notória que até piada sobre isso existe. Vejam isso:

"Um gago, desesperado com seu problema, lamenta-se profundamente com um amigo, e este lhe indica um fonoaudiólogo da maior confiança. Meses depois, encontram-se de novo e o gago vai logo dizendo: - Toco preto, porco crespo. O rato roeu a roupa do rei de Roma. Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba. - Maravilha, é um milagre! - Exclamou o amigo. - Tá-t-t-tá ce-ce-ce-certo, ma-ma-mas onde é que-que eu v-vou us-usar uma imbe-imbe-imbecilidade dessas?"

Não considero uma imbecilidade. Respeito os profissionais que utilizam estes métodos. A questão é que, além de mim, diversos colegas, vez ou outra, testemunham sobre esta questão. Muitos afirmam que não fazem terapia fonoaudiológica porque terão que se submeter a estas técnicas. Eu, por exemplo, após passar por três outras fonoaudiólogas, e não melhorar em nada, estava completamente descrente com este tipo de profissional no trato da gagueira. O que é extremamente preocupante. Tanto para as pessoas que gaguejam, que perdem suas esperanças, quanto para os profissionais desta área, que ficam desacreditados e desprestigiados.

A terapia que deu certo comigo, não limitava-se a exercícios motores, relaxamento, leitura ou técnicas de respiração, aliás, não realizei nada disso com minha última fonoaudióloga, Priscilla Silveira. Apesar de toda a minha descrença com este tipo de profissional, contei com a ajuda da Fonoaudióloga Sandra Merlo, que identificou para mim, uma que era especializada no trato da gagueira. Nesta terapia a questão mais importante era o que estava por trás da disfemia.

Lembram-se do "Iceberg da Gagueira"? O que estava acima da linha da água, a parte visível da minha disfemia, era o de menor importância em meu tratamento. Os sentimentos, as emoções negativas que eu sentia, as crenças e mitos que eu possuía em relação a mim como falante, à minha fala e aos "outros", tudo isso foi muito bem trabalhado. A mudança dentro de mim, representou uma melhora significativa na minha fala.

Esse trabalho durou 13 meses. Não foi nada fácil. É necessário muita disposição, entrega e compromisso do indivíduo.

Disponibilizo, aqui, o espaço para que algum(a) profissional da Fonoaudiologia explique os métodos fonoarticulatórios e suas razões de serem utilizados no trato da disfemia.

Nenhum comentário: