17 julho 2007

Aceitação da Gagueira

Nesta postagem vamos falar um pouco sobre "Aceitação da Gagueira". É preciso ficar claro que aceitar não é sinônimo de passividade, de entrega, de conformismo. Um dos primeiros passos para se obter sucesso em terapia fonoaudiológica, baseada na teoria de Friedman, é justamente a aceitação. De um modo geral, indivíduos com gagueira possuem seus próprios rituais de fala. Cada um duvida ser capaz para falar palavras começadas com essa ou aquela letra (ou som), acredita ser incapaz de pedir informações nas ruas, de realizar ligações telefônicas, etc. Pois bem, para que os rituais de fala (tensão, pensamentos negativos, tentativas de trocar palavas, duvidar da capacidade comunicativa, etc.) sejam modificados é preciso que "o paciente tenha chegado a algum patamar de aceitação da gagueira, sendo capaz de compreendê-la não como um problema de fala, mas como produto de seu comportamento de prevê-la". É preciso entender a fala com resultado de movimentos articulatórios, da cognição e da emoção que cada situação revela. Esse resultado pode ser uma fala fluente ou não. Existem emoções que facilitam a produção de disfluências e outras que facilitam a fluência. O intimidamento tem potencial para produzir disfluência e a tranquilidade, fluência. As emoções influenciam e são influenciada pela cognição que por sua vez interfere na articulação e disso tudo resulta a fala. Essas influências são facilmente observáveis no nosso dia-a-dia em outras pessoas. Percebemos que elas também gaguejam, que também têm dificuldades em suas falas. É o que Friedman chama de "gagueira natural". Há diferenças qualitativas entre a "gagueira natural" e a "gagueira sofrimento". Futuramente falaremos sobre elas.

No tipo de terapia fonoaudiológica aqui discutida, a aceitação da gagueira é muito trabalhada. Aceitá-la como uma condição natural da fala é imprescindível para que haja sucesso terapêutico, pois os rituais poderão ser quebrados. A capacidade que temos de prever a gagueira é justamente onde ela localiza, onde ela reside. Muitos indivíduos afirmam que passam dias perfeitos, dias que falam "super bem". Por outro lado, vivem outros que gostariam de esquecer. Gostaria de pedir a essas pessoas que se observem nesses dois tipos de dia. Percebam o que houve de diferenca entre eles, no que se refere aos rituais, às crenças, aos pensamentos em relação a fala e a si mesmo como falante.

É preciso haver uma mudança de postura em relação à gagueira. Quando percebemos que ela situa-se dentro dos nossos pensamentos, da nossa capacidade de prevê-la, é possível que o comportamento que gera a gagueira seja eliminado. Para mim, isso é particulamente importante, pois traz para dentro de nós a capacidade de melhorarmos a partir de uma mudança interior. Tudo isso sem culpa, mas com muita responsabilidade.

Recentemente, li no grupo Discutindo Gagueira (endereço na coluna "Vínculos", no lado direito), enviada pelo colega Alex Aragão, uma frase que representa bem isso que falei. A frase é de Carl Jung e ela diz que "Aquilo a que você resiste, persiste".

Nenhum comentário: