30 outubro 2010

Qual sua opinião sobre os tratamentos da gagueira?

As professoras e fonoaudiólogas Cláudia Regina Furquim de Andrade (USP) e Maria Cláudia Cunha (PUC-SP) estão desenvolvendo pesquisa com o objetivo de conhecer a opinião das pessoas que gaguejam sobre os tratamentos da gagueira.


É uma oportunidade para se fortalecer uma perna do tripé que ajuda a manter a clínica fonoaudiológica: conhecimento científico, experiência clínica e avaliação do paciente sobre o tratamento.


PARTICIPEM!


As fonoaudiólogas convocam os interessados com o texto abaixo:


_______________________


PESQUISA INTERINSTITUCIONAL – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

COMO TRATAR A GAGUEIRA NA OPINIÃO DAS PESSOAS QUE GAGUEJAM?

A maioria das pesquisas sobre a eficiência dos tratamentos fonoaudiológicos da gagueira indica que eles apresentam resultados satisfatórios, apesar das diferenças entre as abordagens utilizadas pelos profissionais consultados.
Tais abordagens são sustentadas cientificamente e, portanto, permitem aos fonoaudiólogos aplicar e justificar os procedimentos que utilizam com seus pacientes. 

Contudo, a fundamentação científica é apenas um dos aspectos do tripé de sustentação dessa prática. O segundo é a experiência clínica do profissional e o terceiro é a avaliação pessoal do paciente sobre o tratamento.

Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é conhecer a opinião das pessoas que gaguejam sobre os tratamentos da gagueira. 
Para colaborar com esse estudo você deverá responder duas perguntas em, no máximo, 10 linhas cada uma delas. 
Além disso, você deverá ser adulto e comunicar sua disponibilidade pelo e.mail pesquisagagueirausp@gmail.com fornecendo seu prenome e e-mail para contato. Feito isso, nós lhe enviaremos todas as informações necessárias para a sua participação. 
Lembramos que sua identidade será preservada em sigilo absoluto.

Esperamos que, dando a sua opinião, você nos ajude a conhecer mais sobre a gagueira, de maneira a aprimorar o atendimento fonoaudiológico das pessoas que gaguejam.

Atenciosamente

Claudia Regina Furquim de Andrade – Professora Titular de Fonoaudiologia da FMUSP
Maria Claudia Cunha – Professora Titular de Fonoaudiologia da PUCSP

Nenhum comentário: