16 dezembro 2005

Para Todos

Amigos,
Para comemorarmos o ano de 2005 e vislumbrarmos um excelente 2006, decidi fazer um convite a algumas pessoas, para que escrevessem e deixassem suas mensagens de final de ano aqui para todos nós. Abaixo seguem as mensagens de Eleide Gonçalves (Secretária da ABRA Gagueira) e Ana Maria (fonoaudiólogada que trata gagueira, situada em Brasília). Muito grato às duas!

Os textos:
____________________________________________________________
O ano de 2005 foi realmente um marco no que se refere à divulgação de informações pertinentes relativas à gagueira, em todo o Brasil.

Para o ano de 2006, não podemos esmorecer! Procuremos ampliar e intensivar as ações, esclarecendo um número cada vez maior de pessoas sobre o que vem a ser a gagueira, e que deve ser tratada adequadamente.

Como portadora de gagueira e militante da divulgação da causa "Gagueira não tem graça. Tem tratamento", tenho a convicção de que divulgar conhecimentos e experiências acerca da gagueira só faz aumentar a saúde comunicativa daqueles que gaguejam.

Por fim, sugiro aos que gaguejam que falem sobre a gagueira no trabalho, em casa, em todos os lugares, não evitem situações de fala e não abram mão de seu direito de falar, mesmo com gagueira. Nós exigimos e merecemos respeito, e só conseguiremos isso se nós mesmos nos respeitarmos!

Abraços a todos!

Eleide Gonçalves
41 anos
Servidora pública federal e secretária da Abra Gagueira
São Paulo - SP


____________________________________________________________


Par ou Ímpar

2005... ano ímpar em todos os sentido... numérico... escândalos... tragédias... conquistas... Mas algo mudou para um pequeno grupo , ou grande dependendo do referencial, que sofre em silêncio, que luta diariamente contra um "fantasma" às vezes real demais para ser suportado e às vezes imaginário demais para ser alcançado. Vivemos este ano um momento histórico na luta pela dignidade e respeito àqueles que sofrem com gagueira.

Esta luta feita de pequenas conquistas diárias ganhou força no mês de outubro deste ano com a Campanha do Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Um grupo de corajosas fonoaudiólogas desafiou as distâncias deste país tão grande, a escassez de recursos e conseguiu levantar um bandeira pelo respeito ao gago e chamar a atenção para um problema que afeta as relações sociais... Mas esta campanha veio chamar a atenção também da classe fonoaudiológica e alertar para o problema de atendimentos pouco especializados que prejudicam a imagem dos profissionais e desiludem das pessoas que procuram auxílio.

Creio que este ano par, 2006, será realmente par, onde profissional e pessoa que gagueja unidos continuarão a lutar para que as coisas fiquem cada vez mais claras, tanto para a ciência que busca explicações e tratamentos, quanto para aquele que sofre os efeitos, muitas vezes danosos, do processo involuntário da gagueira.

Desejo a todos que de alguma forma participam deste movimento, silenciosa ou declaradamente, que 2006 seja realmente um ano PARticipativo....

Que o menino Jesus nasça no coração de cada um trazendo a esperança de que tudo pode ser melhor, feliz, e fluente...

Feliz 2006!

Ana Maria do Carmo Carvalho de Oliveira
Fonoaudióloga - Brasília/DF

Nenhum comentário: