11 janeiro 2006

Como Contratar um(a) Fonoaudiólogo(a)

Há alguns aspectos que o próprio paciente pode investigar antes de iniciar uma terapia fonoaudiológica:

- número de pacientes (crianças, adolescentes e adultos) que o profissional já tratou;
- qual a linha de trabalho (embasamento teórico da prática clínica);
- quais os objetivos principais da terapia (o profissional deve citar pelo menos um desses aspectos: diminuição da freqüência da gagueira, redução da tensão envolvida na gagueira, diminuição dos comportamentos de evitação de situações ou palavras, aprender mais sobre a gagueira, etc.);
- quais os textos/livros sobre gagueira que o profissional indica para leitura ou quais se utiliza para embasar o tratamento (assim você pode saber qual a abrangência de conhecimento que o profissional possui);
- quais os cursos, palestras, especialização, mestrado que o(a) fonoaudiólogo(a) possui relacionados à gagueira;
- perguntar se o(a) fono possui publicações no assunto (este não é um item essencial, visto que muitos profissionais exclusivamente clínicos são muito atualizados, mesmo sem desenvolverem pesquisas na área).

Com essas orientações já temos uma boa noção do(a) profissional que estamos procurando para tratar de um problema tão importante.

É preciso lembrar que o(a) fonoaudiólogo(a) deve fazer uma avaliação fonoaudiológica completa e, com base nessa avaliação, selecionar a sua conduta. Alguns exercícios que não servem para diminuir a gagueira podem ser úteis para o fortalecimento muscular, para melhorar a articulação, a respiração, etc.

Com relação especificamente à gagueira, não há comprovação científica de que exercícios como falar de cabeça para baixo, assoprar, vibrar lábios e língua, por exemplo, tenha efeito na diminuição da gagueira (lembrando que o sopro ou as vibrações são ótimos exercícios em outros casos).

O mais importante é saber exatamente a função do exercício proposto e qual o resultado que se espera com a realização dele, para isso é necessário ter um canal de diálogo sempre aberto e ativo com o profissional.

Daniela Verônica
Vice-Presidente da ABRA GAGUEIRA
daniela.veronica@itelefonica.com.br

Observação do blog: estas dicas foram retiradas do Grupo Gagueira.

Um comentário:

Anônimo disse...
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