24 março 2006

Grupo de Apoio de Natal - Terceiro Encontro

Amanhã, ocorrerá o terceiro encontro do Grupo de Apoio de Natal. A reunião será no Parque das Dunas, às 9h30min. A entrada no parque custa R$1,00. Esperamos contar com as presenças de todos aqueles que vêem frequentando o grupo, para que possamos dar continuidade aos nossos debates. O grupo é fechado para pessoas que gaguejam.

Desta vez discutiremos o texto "o que é gagueira", que está no saite Gagueira - Novos Paradigmas. É importante, principalmente para aqueles que comparecerão à reunião, a leitura do mesmo. Se for possível imprimi-lo, ajudará no momento da discussão.

Aqui uma breve introdução do texto:

O que é Gagueira?

É o efeito que uma forma de funcionamento subjetivo singular tem sobre a produção da fala. De modo geral as respostas a essa questão são dadas a partir de um raciocínio inspirado na área médica. Essa área, que tem como objetivo cuidar das doenças do corpo humano, busca sempre descobrir qual agente dentro do corpo causa esta ou aquela doença para assim poder controlá-la. Esse raciocínio aplicado à manifestação da fala com gagueira sustenta as hipóteses que ela se deve a algum problema no funcionamento neurológico ou decorre de alguma característica genética peculiar.


Quem desejar ler o texto completo é só clicar aqui.

Nenhum comentário: