06 agosto 2006

Dica para parar de gaguejar

Meu nome é Wladimir Damasceno, sou Fonoaudiólogo especializado no tratamento da gagueira. Ultimamente estou mais dedicado ao Instagram Espaço Bom Falante (link aqui). Para mais informações pode entrar em contato comigo no instagram ou no email wladimirdamasceno@gmail.com (realizo atendimentos no modo à distância) Em 21 de março de 2022.
Postagem original:

Recentemente, uma visitante deste blog deixou o comentário abaixo. Por questões de privacidade, vou trocar seu nome.



"Oi me chamo Flor tenho 25 anos e tenho problema na fala, sou gaga, não muito, mas em algumas palavras, não sei porque mas quanto mais íntima de uma pessoa eu sou, mais eu gaguejo. Não era gaga quando criança. Não sei quando começou, não me recordo, mas minha mãe diz que foi devido eu ficar imitado uma prima que era gaga...podem me dar alguma dica pra eu parar de gaguejar".

Flor, desculpe-me talvez decepcioná-la, mas não existe "dica" para este intuito de suas palavras. Não há lâmpada mágica que com o esfregar das mãos sairá um gênio, que possamos fazer três pedidos. Dentre estes estaria, com certeza(!), o "quero falar fluentemente", "Plim!". Pronto! Todos os males estariam resolvidos. Eu também procurei por muito tempo o gênio da lâmpada, não o encontrei. Porém, descobri um universo muito interessante que envolve a gagueira. Com o qual pude melhorar em muitos aspectos a minha fala. Só abrindo um parêntese, para você perceber o quanto é possível melhorar. No Grupo Gagueira, diante de uma polêmica que ali surgiu, um colega pediu que eu parasse de me esconder por detrás da internet e ligasse para ele para "resolvermos esta discussão". Não deixei esta oportunidade passar. Liguei para ele. Logo, nas minhas primeiras palavras ele surpreso perguntou-me: "Bah! mas você não era gago?!" Fecha parênteses. Esta melhora eu não consegui sozinho e nem foi fácil. Freqüentei durante um ano e um mês uma fonoaudióloga especilizada no trato da gagueira. Se fosse em outros tempos eu não teria coragem de nem ligar para aquele colega e muito menos teria falado bem.

Flor, ao ler seu comentário, identifico algumas coisas que eu também possuía. Você relatou que além de gaguejar em "algumas palavras" também gagueja mais dependendo do grau de intimidade que tem com o interlocutor. Quando você diz "algumas palavras", isso parece demonstrar que você sabe em quais palavras gagueja. Penso que isso deva ser muito doloroso, pois toda vez que você identifica tais palavras em seu discurso começa uma tentativa frenética para trocá-las. Esse é um aspecto 
interessante na gagueira: ao substituir uma "palavra difícil" por outra "fácil", resolvemos um problema de fala com a própria fala. Deixamos de falar uma palavra, para falar outra. A capacidade está presente! É um modo de falar mais complexo do que o dos falantes típicos, mas o objetivo de falar é alcançado. Falar gaguejando é mais complexo do que falar sem gaguejar. Logo, o falante gago é muito competente.


O mesmo ocorre quando você fala com as pessoas "mais íntimas". Qual a diferença entre um íntimo e um desconhecido quando nos referimos ao ato de falar? Deveria ser nenhuma, mas para você, o fato de uma pessoa ser íntima provoca mais dificuldade. Com ela deve surgir algum "alarme de perigo" e a confiança em você, enquanto falante, se perde. O fato da pessoa saber que você gagueja, talvez seja esse o seu "alarme de perigo", produz algum efeito em você que prejudica sua fala. Com um desconhecido o efeito não é o mesmo, já que ele não sabe que você gagueja.


Tudo gira em torno do medo de gaguejar e as crenças são criadas: tal palavra, com tal pessoa, em tal situação... O "alarme de perigo" não ajuda em nada. Ele só existe porque gaguejar foi associado a algo errado desde a infância. Falar tornou-se uma experiência desagradável, mas gaguejar pode ganhar um outro olhar. O medo, de um modo geral, tem a função de nos proteger, de garantir a nossa integridade. O medo de gaguejar não nos protege, só atrapalha.



Comece a pensar diferente! Conheça o modo como você funciona para falar: suas crenças, seus pensamentos. Perceba que tudo que você faz para não gaguejar não adianta. Provoca mais gagueira. O que prejudica a sua fluência é a antecipação da gagueira, pelo medo de gaguejar. Quando isso não ocorre a fala pode sair muito mais fácil. Comunique-se positivamente com você. Capacidade você tem.  Não se torture, nem se cobre. Não negue a gagueira, assuma. Diga para seu ouvinte: "não se preocupe com a forma da minha fala e sim com o conteúdo da minha mensagem". Você vai ter mais confiança em você enquanto falante. Se gaguejar, dê um sorriso. O sorriso é transformador.

258 comentários:

1 – 200 de 258   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Bom dia! me chamo Humberto, tenho 25 anos, sou acadêmico de direito, sou casado, tenho um filho de 5 meses e sou gago. Mas tento diariamente, 24 horas da minha vida disfarçar essa gagueira, tanto na sala de aula, ou com os amigos ou até mesmo no ambiente familiar! Lendo os textos desse excelente site, foi-se formando um nó na minha garganta e uma tremenda sensação de impotência! vendo que até um papagaio fala melhor do que eu! Tem dias que eu quase não gaguejo, mas tem dias que sou uma lástima, me sinto um perdedor ao ponto de desistir! saber que serei gago para sempre me faz uma criança vendo o mundo como se fosse um bicho papão. As vezes numa roda de conversa num aniversário, no futebol ou em uma reunião qualquer, surge um assunto da qual eu domino, tento me expressar mas acabo desistindo da conversa e fico frustrado por saber que eu entendia tal assunto mas não pude fazer minhas colocações. Me sinto uma vergonha quando me olho no espelho e um inútil quando não consigo esclarecer uma dúvida por não conseguir perguntar! Mas sigo em frente, e tenho a esperança de um dia encontrar o tratamento e conseguir descarregar esse peso que carrego!

Anônimo disse...

Olá Humberto. Meu caso é muito parecido com o seu. Pra falar a verdade, parece que me vi contando meu caso... Também sou acadêmica de direito, e tenho uma enorme dificuldade de me expressar, de perguntar quando tenho dúvida e por aí vai... E na hora da apresentação dos seminários (os quais tenho quase 3 todo semestre)?! Meu Deus!! parece que vou morrer!!!
Tenho também muita difilculdade com meus amigos. Além de ser quieta, timida, sou gaga. Aí complica tudo!! Fico só na roda ouvindo o pessoal falar... é chato..
Eu queria muito conseguir contar uma história engraçada, poder participar mais, mas não tenho coragem pra isso.. Sei que posso!! Só não sei como fazer... Vou começar um tratamento com uma psicóloga. Espero que ajude. Acredito que tanto meu caso, como o seu, se resume em insegurança.
Bom, espero estar no caminho certo.
Boa sorte pra nós.

Anônimo disse...

Olá, tenho 22 anos, sou gago des de criança, na verdade sou meio gago, isso me atrapalho muito, deixei de me profissionalizar como Mágico por causa da minha dificuldade de se comunicar, estudo Ilusionismo desde dos 12 anos, mais infelismente nunca tive coragem de dar shows e talz, insegurança é a palavra, mais de um tempo para cá, cerca de (2 meses), estou tentando controlar meus pensamentos, deixar uma imagem no meu subcociente que sou um garoto que fala bem, nunca uso palvras ou frases negativas como(eu não sou gago), isso ja traz uma imagen de gago em teu subcociente, mais sim, (Nossa.. com estou falando bem), essas coisas ajudam muito, fiz um curso tecinco a 1 anos e meio, e não participei do Seminário por causa da gagueira, isso tb me prejudica muito, mais esses dois meses ja me sinto bem melhor, e vou procurar me esforçar mais ainda, vlw, abraços a todos, boa sorte! (thiegooo@hotmail.com)

Anônimo disse...

Obrigado por fazer este blog!! Deus o abençoe!

Cumprimentos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

eu sou o renatto e queria falar a voces que eu me indentifico tb com tudo oque vcs falaram e me fez perceber que nao eh somente eu que tenho este problema... se quiserem manter contato mandem msg para:
renat1n@yahoo.com.br

tenho 14 anos e sofro deste mal, nao vou citar mews problemas pois ja estao citados ai em cima

Anônimo disse...

bom meu problema é q sempre quando alguem pergunta alguma coisa pra mim tipo.meu nome ou o pede alguma explicação de alguma coisa meu coração dispara parece q tudo trava.e tem algumas palavras q eu não consigo pronunciar.no telefone tambem eu fico muito nervoso e acabo gaguejando.oq eu devo fazer para melhorar.

Anônimo disse...

Todos os comentários se identificam muito comigo, vivemos as mesmas dificuldades. Tenho vontade de conversar com qualquer pessoa que eu encontre na rua. È horrível querer se expressar e não conseguir, querer dizer algo, conversar, parece ser uma coisa tão simples no dia a dia. Fico meio isolado com esse problema, pois tenho vergonha de falar com as pessoas, gaguejo ate conversando com minha mãe, quero muito melhorar, e não gaguejar mais... Um abraço pessoal.

Paulo César Campideli Soares

Anônimo disse...

Olá sou o joão tenhu apenas 13 anos e sou gago. Eu sou gago á 1 ano não sei o porque. quando esrou nas aulas e faço uma pergunta gaguejo e os colegas e os professores riem-se em casa a mesma coisa pff qem souber como me ajudar diga.

Anônimo disse...

sou gago desde criamça, e sofro muito com esse mau e queria ajuda ,tenho deficuldade até pra arrumar namorada, eu posso estar falando com uma pessoa sem gaguejar,mas só colocar na cabeça q sou gago, ai trava td e fico muito tremulo, meu email é ederbr20@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Tenho 15 anos e sou um bocado gago, penso eu. Ha alguns dias que gaguejo pouco ou praticamente nada e ha outros em que tenho mais dificuldade em exprimir-me. Gostava que me dessem dicas para parar de gaguejar. Obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia eu sou maxwell tenho 12 anos e sou gago, gostaria de saber se para a minha idade eu ainda posso falar normal. eu gaguejo mais quando eu começo a falar.

Obrigado pela a sua atenção

Anônimo disse...

olá pessoal..

Meu nome é André,tenho 18 anos, esou gago,quer dizer as vezes,como citado anteriormente quanto mais for intima a pessoa mais garguejo,tanbem qundo percebo que estão prestando atenção no que eu estou falando bate um nervosismo e garguejo,ja fiz aulas de fono,como ecelente fonodiologa que se chama cida stier ela que faz a preparação dos reportes da rpc(rede paranaence de comunicação),quando fazi aulas com ela parecia tudo mais facil,por que ela dava varias dicas,dava varios cursos,filmava nos para vermos com falamos,gravava,em fim uam serie de procedimentos,ela foi super proficional,dai parei de garguejar,porem a tempos atras voltei a garguejar do nada.Como ja trabalho com o publico isso me prejudi bastante,e precebi algu para para de garguejar,1°respirar fundo antes de coversar 2°prestar antenção no que esta falando,falar mais devagar,calmo.3°gesticular bem as palavras,4°e não ter vergonha da pessoa com quem estou falando...é meio dificil fazer isso em todos os momentos do dia,ms ajuda bastante...a cada dia mais venho melhorando,e recebendo vsrios elogios.

um abraço...

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Ana. Tenho 17 anos e tenho 2 irmãos que são gagos há muito tempo, o caçula e a mais velha. E há mais ou menos um ano eu adquiri esse "problema". Não com tanta intensidade, mas adquiri. E isso me incomoda muito, pois existem certas falas que travam e não saem! Nossa, isso me deprime, afinal faço teatro e vou me formar em jornalismo! Ou seja, vou viver e depender da comunicação! Sou extrovertida, comunicativa, muito segura e tenho falado devagar, mas, ainda assim, esse problema ainda está presente e eu quero o quanto antes eliminá-lo! Além disso, também quero ajudar os meus irmãos! Muitos dizem que eu adquiri a gagueira devido a minha convivência com meus irmãos, e acredito que seja verdade, é possível?
Gostaria de começar a praticar exercícios de voz, ou psicológicos, treinamentos vocais, por conta própria. Por favor me indique alguns exercícios para que eu mesma possa os realizar e aminizar a gagueira que ameaça o meu futuro! Obrigada

Anônimo disse...

Olá, um bom dia pra todos. Me chamo Cristiano e tenho 28 anos, sou formado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica. No momento estou começando no doutorado.

O que posso falar é o seguinte: Nunca, mas nunca na sua vida desista de seu objetivo por causa de sua gagueira. Sou gago até hoje porquê sempre tentei resolver eu mesmo o problema. Fiz fonoaudiólogo por apenas 2 meses e larguei por falta de tempo. Fiz um grande erro em não voltar. Devo voltar este ano. Meu professor orientador era muito gago aos 18 anos, fez fono por 1 ano. Parou de gagueijar, estudou engenharia elétrica, trabalhou na MOTOROLA, fez doutorado na Inglaterra e hoje é professor e pesquisador pela Univesidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta trabalhos e dá palestras pelo mundo todo.

Minha dica é a seguinte (Ele me disse): Seja insistente, nunca pense negativo ou desanime.

Sem fazer tratamentos, consegui algumas melhoras, já apresentei trabalhos na universidade e em congressos, apresentei minha tese de mestrado, etc. Tive medo ? Pode contar que sim ! Mas segui em frente pois fui mais forte que o meu medo.

O que acho que funcionou: permanecer na mais absoluta calma em qualquer lugar. Não pensar no que vai falar, ser espontâneo. Pois assim você não dá tempo se seu cérebro lutar com você (note que a luta é de você com você mesmo !). Tentar dar continuidade a fala, já reparou que quando você sente que vai gaguejar na última palavra, você fica repetindo a frase inteira um monte de vezes e ainda assim gagueja naquela palavra? Pois bem, nem que você se arraste na palavra, tente falar ela sem repetir a frase, pois isso te deixará menos descontrolado. Tem mais coisas, mas
me esqueci agora.

Como disse ainda sou gago, mas este ano vou voltar a fazer fono. Acreditem conheço bastante gente que fez e parou de gagueijar. Sei que para a maioria dos gagos pode parecer vergonhoso procurar este tipo de tratamento, de pensar no que as pessoas vão pensar, seus parentes, etc, que você é inferior, bla, bla, bla. Mas já pensou ? Faço
um tratamento de 1 ano (sei lá), depois posso arrumar outro problema pra me ocupar, gagueira nunca mais!

Aliás, já pemsou se você tivesse AIDs ? Ou Cancer ? Ou fosse cego? Ou aleijado se pernas e braços ? Exagerei né ?

Nosso problema é uma agulha comparado com outros.

Pensemos nisso e sejamos de pulso firme e batalhadores para acabar com nosso problema. Pois, a palavra
boa é: GAGUEIRA TEM CURA. Bastamos procurar.

Se alguém quiser compartilhar dicas, documentos, ajudarmos um ao outro, ou qualquer outra coisa, meu email é, : marquesagcristiano@gmail.com

Um abraço a todos

Cristiano.

Anônimo disse...

Meu nome e Daniela tenho 15 anos..
bom eu começo gaguejar de repente..
principalmente na hora da leitura em sala de aula..
parece que a minha voz não saiii ..
quando saii ela sai tremula e começo a gaguejar gostaria muito de para de gaguejar..

Anônimo disse...

epa, depois de tudo o que li nem tenho palavras, ate parece k eu esta a me ver no espelho! até ja tava pra cair uma lágrima! quem souber de algo para curar ou diminuir consideravelmente a gagueira tou a pedir me contactar através do meu email mpmwa2@hotmail.com

bjs para todos

Anônimo disse...

Olá.. tenhu 16 anos e sou muito gago, pelomenos axo q sou neh!!
E tipo, eu sofru muito com issu, jah des de q eu tinha uns 10 anos q eu sou assim, travo quandu estou falando com alguem, pelo telefone pessoalmentii, mas num eh todo dia que eu sou assim, tem dias que eu nem gaguejo, concigo fala fluentimenti sem medo, mas tem dias q eu quase num concigu fala, e por issu me deprimu muito, fico sozinho.
E meu maior sonho é ser ator (é ate hironico neh), mas eh verdadi.. jah participei de varias peças de escola e uma de um grupo de teatro, mas sempri ali, com medo de trava em alguma palavra e todo mundo rir de mim.
Eu as vezes fico penssandu pq eu sou gago?? Oq eu fiz de errado, eu fico ouvindo as pessoas falaram bem direitinho, não repetem uma palavra, conceguem expressar tudo oq querem e toda vez q eu pensso nisso eu me sintu um lixo, um inutil.
Eu converso muito com minha mãe sobre issu sab, e ela fala que eu por ser muito nervoso (agitado) quero fala tudo muito rapido acabo atropelandoo as palavras e sou muito timidu, e issu atrapalha muito.

Quero deixa uma dica aqui pra vcs e expero que ajude: eu sempri procuro penssa em coisas boas e nunca me senti menor que os outros. procuro tbm ler bastanti e as vezes fico articulando palavras sozinho (axo q ajuda um poco na pronuncia.. rs).

E eh issu, brigado pela atenção tah!!
e sim, axo q esse ano vou procra um fono para me ajudar, expero deixar de ser gago e corre atraz do meu sonho!!

desejo sorti a vcs e obrigado dinovo!!

Anônimo disse...

oi me chamo suane tenho 15 anos
bom eu so guaguejo quando estou apresentando um trabalho ou algo assim na frente de muitas pessoas eu fico nervosa e sempre guaguejo ...
vlww pela atençao bjksss

Anônimo disse...

Olá, tenho 17 anos. Desde mais ou menos 5 anos sou gago.
Sempre eu tento um jeito de melhorar a gagueira, e quando melhoro para falar uma sílaba, piora a outra.
Não sei mais o que fazer, estou procurando namorada, sou de boa aparência. Ás vezes a menina me da moral, é bonita, mas eu não tenho coragem de chegar e dizer que estou afim dela por medo de gaguejar e ela desistir de mim.
Na roda de amigos, nossa, é muito ruim quando vou contar um caso, e vejo todos me olhando, e ás vezes quando não me conhecem, querem rir. Na escola, entendo dos assuntos, mas nunca faço comentários com o professor e nunca recebo ponto de participação.
Nestes 12 anos, sempre na esperança de um dia falar normalmente e ser mais feliz.
Muitos dizem : "Nossa, existem pessoas bem piores que você, mudas, cegas, surdas." - Eu penso : "Eu sei, mas eu tinha que falar assim?".
Finjo que está tudo bem, com minha família e amigos, mas só Deus sabe o quanto eu sofro dentro de mim.

Boa sorte a todos, que Deus nos ajude a superar e passar por este problema que, somente nós, gagos, sabemos o quanto sofremos.

Abraços a todos,

Cleyton.

cleitinhohp@hotmail.com

jhony disse...

vou contar minha história pra vcs ,eu era gago até uns dias atrás,no começo do ano eu estava estudando para um concurso adotei um método diferente de se estudar dificil pra caramba que foi decorar cerca 8folhas de conteúdo de DIREITO,depois disso estudava relembrando e tirando da cabeça esse conteúdo decorado mas falando bem baixo meio que sussurrando gastando em média de 1:30 meia por dia,o meu intuito era passar apenas na prova do concurso, mais oque eu nao sabia o melhor estava por vim.resultado não passei no concurso mas acabei curando minha gagueira.olha esse método pra min deu certo espero que pra vcs tambem.com fé em DEUS tudo fica mais fácil.caso tenham resultados positivos me avisem ficarei grato.falou.

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Raquel e sou gaga, mas sou diferente de todos vcs...pois sou extovertida, brincalhona e mto participativa. Sou gaga dede q me conheço por gente, mas tive periodos em minha vida (tenho 19 anos) q ñ gaguejei, ñ sei porque, mas agora to demais, ñ gaguejo so com pessoas estranhas se bem q tem ocasiões q pareço uma vitrola ñ gaguejo uma só palavra com quem quer q seja, vai do dia, as vezes to empolgada contando um caso ai trava tudo...ñ consigo falar mas nada. Preciso de ajuda, de uma solução pois ninguem em minha familia gagueja, isso me faz muito mau, pois meus pais reclamam comigo e fazem parecer q gaguejo assim por que quero, pra vcs terem ideia minha mãe é locutora...minha gagueira ñ procede...
ALGUEM ME JUDE...
desculpem os eros de portugues, pois fiquei euforica com a descobera desse blogger...

gamaemvc@hotmail.com

Unknown disse...

Olá galera, meu Nome é Fernanda, tenho 19 anos e sou gaga desde os 9 anos de idade, comecei a gaguejar por imitar o meu primo..
e hoje tenho problemas com a fala, as vezes me sinto deprimida por ser assim, gaguejo muito qnd estou com as pessoas mais íntimas, as vezes as pessoas riem, qnd gaguejo muito... mas ela naum riem debochando, riem dizendo q axa bonitinho gaguejar, ai q me sinto mais inutil ainda, doe muito, pq penso pra que eu fui nascer assim, tanta gente no mundo,pq logo eu? Quero melhorar a minha fala, preciso dela p/ trabalhar, trabalho sempre falando no telefone.. as vezes deixo os clientes frustados, por eles naum entender o que estou falando!!!

gente é issu!!

preciso de ajuda!!
meu email é brasileirinha_82@hotmail.com

Anônimo disse...

Pessoal, ser gago realmente é frustrante neh?

Também sofro deste problema! Muitas vezes sofro ao falar no telefone e quando vou conversar com pessoas desconhecidas que considero ser pessoas bem sucedidas.

Uma vez fui ao fonoaudiologo e acreditem, eu nao gaguejei nem uma vez só pelo fato de estar conversando sobre gaguejar... como isso é possivel? Alguem ja passou por isso?

por favor me mandem um email pra trocarmos ideias: joaokann@gmail.com

Anônimo disse...

Boas pessoal sou o filipe10,
Tambem sou gago. dias em que tou melhor.. outros pior..
Sinto vergonha de falar as vezes com amigos sobre assuntos que domino..

minhas dificuldades sao no R.. exemplo TRES, TRINTA, E MUITAS MAIS
Alguem me da dicas para este problema?

Unknown disse...

Olá pessoal!
Eu não sou gaga, mas convivo com algumas pessoas que Têm esse problema e me interesso pelo assunto. Meu marido é gago e, principalmente por este motivo é que procuro sempre informações a respeito da gagueira e o que a causa. Mas achei importante enviar meu comentário sobre como vejo o comportamento do meu esposo diante da gagueira e de como ele convive com ela. Acho interessante como ele lida com o "problema".
Algumas vezes ele sequer gagueja uma única palavra. Outras ele não consegue falar quase nada. Mas, ao contrário do que muita gente acha, ele não se incomoda com a sua gagueira. Ele mesmo ri de suas palavras cortadas ou não pronunciadas. As pessoas nunca deixam de comentar quando ele gagueja, mas o interessante é que ele não liga. Ele também tem o hábito de falar muito alto e isso ainda torna mais visível sua forma de falar. Entretanto, ele deixa transparecer que não se incomoda. Ele é muito extrovertido, fala de seu problema naturalmente com qualquer pessoa e não fica nem um pouco constrangido de falar em público. Às vezes pergunto se ele tem vontade de ir à uma fonoaudióloga para diminuir sua gagueira, mas ele diz que "isso é o charme dele"!
Abraços à todos e boa sorte
Lila/PB

Anônimo disse...

Olá,tenho 16 anos e sou gago desde os 12 anos.
Meu pai também é gago, minha mãe conta que ele é gago desde criança.
Apesar de ser gago, meu pai é basatnte alegre e comunicativo.
Eu não sei pq sou gago, as veses penso q é genético, outras veses penso q é psicológico, o fato é q sou gago e não sei pq.
Na escola eu sou um dos mais alegres da turma, ninguém rir de mim, até pq eu faço de tudo pra não gaguejar.
Gostaria de ajuda nesse caso, assim também poderei ajudar meu pai!
Obrigado pela atenção!

nuno disse...

ola sou o nuno tenho 13 anos e desde os meus 7 anos que sou gago.
ser gago dificulta me muito a vida pois a qualquer lado que va este problema me acompanha. sepre que vou a uma loja ou vou pedir uma informaçao alguem, antes de ir, penso a melhor maneira de me expressar para n gaguejar mas nem sempre resulta. eu axo que começei a gaguejar porque começei a falar muito depressa e nao conseguia controlar a minha respiraçao, mas agora e a mesma coisa falo e leio rapido para passar tudo depressa. as vexes ponho me a pensar como sera o meu futuro profissional: ninguem me aceitara em entrevistas e coisas do genero com o meu problema.espero que tenha ajudado.
e se quiserem comunicar deso o meu email: nunokas_2005@hotmail.com adeus

Anônimo disse...

olá!sou iza!meu filho menor de 1 ano e 9 meses começou a apresentar gagueira ha uns 20 dias! ainda não procurei ajuda médica!penso q isso começou por que ele é mut precoce ele fala desde os 8 meses!
isso ta me deixando mut preocupada!
espero q alguem possa me enviar alguma dica pra eu lidar melhor com isso!
obrigada!
meu email:iza_antonielli@hotmail.com

Anônimo disse...

esse problema pode ser espiritual!!

eu recomendo essa passagem biblica:


Todo aquele que se exalta, será humilhado; mas aquele que se humilha será exaltado"
( ... humilhado; e o que se humilha será exaltado" Lc 14.versiculo 11). sou da congregação crista no brasil se alguem aceitar se converter por causa dessa passagem a biblia diz : marcos 16 ;16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

CLAYTON disse...

Olá Também necessito de ajuda, a quatro dias parei de fumar, faço tratamento psicoterapico e começei a gaguejar de uma hora pra outra, trabalho com publico, sou bombeiro já procurei a médica pelo qual faço tratamento, já tive problemas psicológicos e não neurológicos, participei de psicoterapia durante dois anos estou assustado. Desde criança fui reprimido por meu pai. agora deixei de fumar por incomodá-lo muito mas minha qdo vou falar com qquer pessoa que parei de fumar por causa dele minha eu gaguejo ou minha voz não sai, sei que isso é para o meu bem mas já nao é a primeira vez que paro de fazer alguma coisa por causa dele; pra que pare de me atormentar ninguem falar que foi por causa dele. Sempre que fiz alguma coisa ele sempre dizia:"Fala que vc é filho do Fulano de Tal que vc consegue". Meu pai foi sempre influente, só que agora que ele se aposentou apareceu essa barreira do nada. E pra vocês entenderem qdo não citava seu nome, sempre alguem descobria que eu era filho dele ai as coisas parecem que davam certo. No militarismo somos reprimidos constantemente e sempre levei numa boa, qdo vim transferido pra cá me acomodei e parece que eu estava sempre por debaixo das asa dele. Eu sempre consegui as coisas sózinho mas os momentos mais complicados ele sempre aparecia e tudo se resolvia por causa dele, e não de mim. Agora recebi uma comunicação de atraso por um minuto e a pessoa quem me comunicou disse que era por causa do meu pai, que se ele naum fizesse isso todos iriam ficar falando da atitude dessa pessoa que nao posso falar o nome e fiquei quieto sem saber o q falar? ai me apareceu essa gagueira.....

Allan disse...

Olá Pessoal , tudo bem ???

Pois comigo não eu tenho 13 anos e Gaguejo quase toda hora !!!

Eu não sei oque pode ser , más eu acho que concerteza é a INSEGURANÇA !!!

Não sei por que isso!!!

Tipo eu quando flo com meus amigos algumas vezes eu gaguejo..

quando eu fico nervoso, ou fico timido começo a ga ga gueee jarrr..

Por que isso ??

Até com minha Familia dezes enquando eu gagejo, e tbem queria saber se isso na minha idade é normal ???

e oque poderia ser feito pra melhorar isso...? ?

eu acho que eu penso antes de flar ai quando eu vou flar eu começo a ga gue gue ja rrr...

se alguem me ajudar ficarei grato!!!

Anônimo disse...

oii sou k100 tenho 15 anos e sou gago sou zuado por muita gente por causa disso!
eu queria um dia q a minha felicidade se completasse eu parasse de gaguejar ! ja fiz fono 6 meses melhorei muito mais tive q parar devo voltar para fono sera q faz efeito mesmo ?

Anônimo disse...

tenho uma dika para voxes todos!!
eu taubem gaguejo, e para parar de guaguejar comexo a cantar num lokal sozinho, atrapalho a falar!
tou au serio com voxes todos, gaguejar é o k mais kria perder.

um abraxo
Hugo

Anônimo disse...

oi eu sou gago e curso faculdade de administração e sempre,sempre tenho de apresentar trabalhos! Eu gostaria de saber se sou obrigado a apresentar ou eles são obrigados a aceitar outro tipo de apresentação que nao seja oral!
Eu não gaguejo muito mas quando fico estressado e nervoso ai aparece ,por que parece que nao consigo me concentrar e controlar o que vou falar ai trava tudo! è muito desgatante penso ate em parar de fazer a faculdade mas depois penso esconder e pior ne tenho que enfrentar por que tem pessoas que tem outrs dificuldades e supera elas! Me ajude ,por favor fico grato!

Anônimo disse...

To com uma enorme dificuldade, meu nome é Eliane e tenho um filho de 9 anos que é hirperativo e gago, ele tem me cobrado um tratamneto e naõ tenho ocndições de pagar então entrei numa fila de uma faculdade de Brasilia, mas estive pesquisando e o tratamento para cura ser rapida tm que ser antes dos 12 anos e isso me preoculpando muito pois não quero que meu filho creça assim, o que posso fazer para ajuda-lo mesmo em casa? se eu obter uma ajuda fico grata!!!!

Anônimo disse...

detalhe meu email é eliane@bgcons.com.br

Unknown disse...

ola meu nome é marcos
tbm sofro com gagueira
se alguem pode me ajuda entre em contato vlw

Unknown disse...

ola meu nome é marcos tenho 17 anos
moro no rio de janeiro tbm sofro com gagueira
se alguem pode me ajuda entre em contato vlw sofro com isso queria uma forma de cura pra pode pelomenos uma vez na vida ser feliz :(

meu msn marcos_boladoilha@hotmail.com
me ajude por favor

Anônimo disse...

ola meu nome é marcos tenho 17 anos e gagueijo eu gagueijo não muito mais quando eu gagueijo trava quero fala alguma coisa e não sair fico tentando fala mais não sair nada vou conta minha historia nascer em pernambuco na cidade de timbuba aos 14 anos vim mora no rio de janeiro hoje to com 17 anos meu pai é gago acho que sou gago pelo fato dele ser tambem minha mãe fala quando eu era criança eu tinha dificuldade pra fala eu tenho muita vergonha por ser gago quando vou fala com alguem faço de tudo pra que elas não percebam que sou gago, isso ate na escola eu não participo das aulas o meu maior terro é quando o professo pergunta o numero da xamada meu coração dispara e fico com medo de gagueija para alguem não dar rizadas da minha cara ja sofro muito com isso em pernambuco tinha amigos que riam da minha cara eu acho que se eu procurase o fono acho que eu ficaria curado muitas pessoas acham gagueira engraçado mais so agente gago saber o que passamos com isso eu me sinto infeliz vejo muitas pessoas falando direito tudo que elas querem e fico imaginando queria fala do jeito daquela pessoa queria fala assim sem gagueija e isso doir muito em saber que não sou daquele jeito so queria um dia para de gagueija pra mim pode ser feliz e eu não vou em uma padaria não faço nada que minha mãe manda eu acho que se eu não fosse gago eu resolvia todos os problemas da minha mãe não ia ter vergonha de fala com as pessoas e a minha vida ia melhora mais espero um dia que isso acabe eu tenho muita vergonha queria pode disabafa com alguem queria pode xega em alguma pessoa e fazer perguntas acho que se alguem não me ajuda vou me sentir infeliz pelo resto da vida :( queria pelomenos uma vez na vida ser feliz e eu penso no meu futuro como vai ser minha vida acho que nem quero ter filhos para que eles não sejam gago tambem para que eles não passe o que eu estou pássando as vezes queria que jesus voltase pra mim pode pedir um pedido
meu pedido seria que eu pareçe de gagueija pra sempre

meu msn é marcos_boladoilha@hotmail.com

pode me adiciona pra gente conversa espero que eu fique bom da gagueira e que todos vcs tbm fique
abraços a todos !!!

Anônimo disse...

ola pessoal, sou Juliana, tenho 22 anos, acadêmica de enfermagem e parcialmente gaga. É incrivel, leno todos os depoimentos, ri sozinha, pq tudo é muito parecido. Tenho dificuldade em falar algumas palavras, ex: obsseção, obscuridade, e daí tenho q ir jogando as palavras e inventando outras, colocando preposições no meio da frase, etc. Já para falar em público, não gaguejo muito, porém diante de meus amigos e qdo tenho q contar novidades...ih... Outra coisa q me encomoda muito, aliás, é o q mais me dá medo, tremo e meu coração parece q vai saltar, é ler na aula, qdo a profª estipula q cada um tem q ler um parágrafo. Ja fico contando para ver qual será o meu e normalmente a primeira palavra não sai sem uma engasgadinha básica... Estou indo numa psicóloga e descobrindo q tudo tem um pq! pode ser de trauma a infÃncia, o meu caso de gaguejar na aula, é pq tds riam qdo isso acontecia, e me deixava com muita vergonha. Queria mais dicas, como: falar de vagar, naõ raciocinar muito para falar, etc. Alguém sabe algo? Sei q é muito bom partilhar isso com vcs q me esntenderão, pq não há nada mais chato no mundo do q não conseguir flar qdo se tem vontade e que as pessoas terminem suas frases qdo cv esgasga! Se quiserem conversar mais, ficaria muito feliz. Meu email é: julianastreck@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Tenho 21 anos. Fui na fonoaudióloga e ela me disse que não sou gaga...bom, aí não entendi mais nada, pois nos testes dela deu tudo muito bom, mas na prática gaguejo muito, eu e minha irmã. Como a colega acima é mais quanto mais íntima é a pessoa e em determinadas palavras. Dou palestras e converso com estranhos tranquilamente...o problema é com pessoas próximas...

Anônimo disse...

Bom Dia

É a primeira vez que vejo este blog interessante sobre o assunto gagueira. Realmente concordo com a frase que abre este blog. Gagueira não tem graça,odeio qdo os outros me imitam, não demonstro raiva, mas me irrito muito. Sou gago desde pequeno. Meu pai também o é, mas nuca se importou. Já eu me importo e muito. Não gostaria de ser, quero achar um modo de melhorar, só não sei como. Li um comentário que dizia que qto maior o grau de intimidade, maior é a gagueita. Alguém sabe o por que?Sou estudante de letras, falo outros idiomas e tenho que me controlar para não gaguejar também. É super incongruente, tenho facilidade para a linguagem, para aprender idiomas e sou gago. Não tenho condições de ser professor deste modo. Já recusei trabalhos por isso. às vezes me sinto um lixo... Alguém conhece em SP um bom fonoaudiólogo? Sei que saum exorbitantes as consultas, mas tenho q mehorar de qualquer modo.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Alison e tenho 33 anos e também faço parte desta esfera que é a gagueira. Depois de muitas buscas para melhorar minha fala e as gozações desagradáveis, decidi que ninguém mais do que eu poderia me ajudar. Relevei em consideração os autos e baixos da gagueira, as crises e a tranquilidade, enfim, hoje sou um homem quase que falo normal, ainda tropeço em algumas palavrinhas, mas não é igual a antes. Foi assim.
Depois de muita vergonha, decidi parar de gaguejar, força de vontade e controle emocional. Eu me controlo e não forço nem a fala e nem as palavras deixo fluir normalmente, ou seja, penso primeiro mesmo que a resposta tenha que ser imediata, após começo a pronunciar normalmente olhando para todos lados e não fixando o olhar para um ponto. Evite quem te deixe constrangido e se a palavra não sair na hora, não fale, ascene com a cabeça, o ato de começar a parar de gaguejar é dificil mas depois que você sente que esta parando, sua auto estima aumenta, aí é só alegria.
Taí a minha dica

Unknown disse...

eu sou gago desde que nasci,gaguejo com tudos e com todos,menos com meninas que eu me relaciono,tenho 15 anos,já namorei e talz,meu problema eh mais com a familia e amigos q eu relaxo e n me concentro...

Dica:

Eu cmo sou gago tbm,qnd eu mais preciso eu me esforço muito,muito mesmo para n gaguejar,mas isso parece q cansa meu cérebro,por isso q eu soh forço mt qnd eh importante msm,com a familia eu relaxo e amigos tbm,entao galera concentre-se no q vc vai falar,fale rindo,fale alegre,e simplesmente pense ants de falar,e comecem a ler textos em voz alta e ir treinando as palavras ,vcs vão conseguir!

qlqr coisa

msn :

simon_chaaya@hotmail.com

Anônimo disse...

eu sou so um poko gago, eas veses eu to comversanu con uma pessoa e eu falo assin:
oi v v v vc v vai la na na
(esse "na na" eu sei o q eu vou dizer so q eu disfarso, fijo q esquesi o q ia fala pa desfarsar um poco a gaguera)
o q eu fasso pa falar normal??

Anônimo disse...

Bom dia a todos.

Meu nome é Adriano, tenho 27 anos, solteiro. Sou técnico em informática a 8 anos e, sou gago.

Descobri uma tática muito boa (e simples) para solucionar de vez essa deficiência: escolha qualquer texto de seua preferência. Depois, basta lê-lo acelerado. ´Vá aumentando a velocidade de leitura gradativamente. Obviamente a gagueira não vai parar de imediato. Porém, quanto maior for a intensidade e a velocidade de sua leitura, maiores serão os resultados até ghagar ao ponto da gagueira sumir.

Digo isso pois uma amiga conseguiu se curar em 5 mêses e meio realizando essa técnica.

Vocês então dem estar se questionando: Como você sabendo disso ainda é gago Adriano?

Infelizmente minha vida é muito corrida e não tenho muito tempo para praticar . . . Mas, prometo que arranjarei um tempo.

Espero que todos acatem esta prática e não desistam de tentar melhorar.

Boa sorte a todos.
Foi um prazer.

Anônimo disse...

Sou josy tenho 20 anos trabalho como secretária, e sou meio gaga, enfrento uma grande dificuldades no trabalho,com minha família e com meus amigos. Quero fazer Direito, mas tenho medo de não me sair bem, por causa da minha fala, só fico gaga quando estou nervosa, ou quando todos então prestando atenção só em mim, e também quando estou ao telefone é terrivél, as vezes choro muito, eu me esforço pra falar direito mas as vezes parece em vão, me olho no espelho e me acho ridícula. é muito triste me sentir assim... Nunca namorei, imagina quando arrumar um namorado meu Deus vou ficar tão nervosa que não vou falar nada. Vou ama-lo em silencio...kkkk
Bom um dos meus maiores sonhos é falar normal sem gaguejar!!!
É constrangedor, certas ocasiões todos me olham diferente!!! é orrivél... mas se Deus assim permitir vou falar normal sem gaguejar muito em breve pretendo procurar uma fonoaudiologa!!! um abraço pra todos e boa sorte pra todos, foi bom dividir o que sinto com vocês, nossa isso é uma verdadeira terapia!!! DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS!!! Abraços...

Anônimo disse...

Olá!
Sou mais uma semi-gaga para a colecção..lol
Até aos meus 12 anos nunca gaguejei, a partir daí comecei a ter alguma dificuldade em certas palavras e procuro sempre sinónimos para evitar o gaguejar. Não é porque gozem, mas porque irrita-me não conseguir dizer a palavra.Parece que ficou com a língua dormente nessas palavras.
Não há nenhuma forma de treinar de forma a deixar de gaguejar?

Anônimo disse...

POlá Pessoal sou a Ana , tenho 24 anos e trabalho na área de Departamento Pessoal.
O mais desagradavel nisso tudo é passar a impressçao de que nao sabe o que esta falando.
No meu caso por exemplo,preciso muito usar a minha fala, e tem que ser de um certo modo convincente e impositivo.
E ufico ansiosa e frustada à todo instante.
Sempre que vou falar com alguem , vou rezando no caminho para nao gaguejar e ficar com cara de tonta e nao passar a impressão de nao ter certeza do que estou falando,pois isso é fato.
No meu casosao algumas palavras e com algumas pessoas que gaguejo.
Esse é meu depoimento, aproveito o ensejo e estimo à todos melhoras na diccão.

Anônimo disse...

Olaa, meu nome e Kiabbo (apelido)
Tenhu 16 anos.
Na minha escola eu nao gagueijo muito não, Mais com a minha familia e mais!
Tinha panico em lé em publico, nao consegiaa fala, começava a sua, a treme e tau'z,Mais de 1 ano pra ca isso ta passando, apresento os trabalho e melhorou muito, porque levo as apresentação na sakanage, aii nao fico tanto nervoso, mais direto eu gagueijo, Desde piqueno isso, quanto mais importante for o assunto, mais eu gagueijo,
O Estranho e que quando to na roda com amigos e taau'z quase nao gagueijo, nen da pra percebe não, mais logo em casa isso e mas frequente,
O Que eu devo Fazer?
Isso ja ta pertubando, tenhu medo de ficar a vida toda assim!

Unknown disse...

Sou Bruno tenho 15 anos e sou gago desde q aprendi a falar pelo menos ´eo q meu pai diz

tem dias q eu nem gaguejo muito mais tem dia q pelo amor de deus

vcs ja repararam q sozinhos a gente nem gagueja?

administrador magalhaes disse...

ola amigos!
sou disfluente desde que me conheço como gente
gostaria de trocar ideias sobre tratamentos e tecnicas que se nao curar, pelo menos miniminize esse problema.
pra quem quiser pode me add no msn
harrisomlongjonh@hotmail.com

um abraçow

Anônimo disse...

O melhor meio de ser curado é ter fé e pedir a Deus.

Ele tem poder pra te curar e quer te curar

Anônimo disse...

prazer adrianooo me chamo marcos

vlw ai pelo a dica mais pensando bem

acho que devi fucionar

mais essa sua amiga era gaga ??

e hoje hen dia ela não gagueija nada ???

vo tenta essa tecnica

abraços espero sua respota ate mais

Guilherme Gimenez. disse...

Olá a todos deste site, queria dizer qe este site caiu do céu para mim, eu sou gago desde meus sete anos hoje tenho 17, minha vida não é perfeita, tenho vergonha de mim mesmo vergonha de chegar em alguma menina e de te mesmo conversar com meus pais,sei que eu posso falar certo más não consigo, minha mae, minha tia ja fizeram muitas smpatias para mim, como jogar agua fria no meu rosto, me dar sustos, mas nada disso adiantou,não se o que faer, vou procurar ajuda em um fonoaudiologo e vamos ver o que vai acontecer, desde ja agradeço o espaço e agradeço que agora sei que sempre que precisar sei com quem desabafar.
abraços a todos
Guilherme Gimenez

Unknown disse...

Olá a todos, tenho 17 anos e sou gago, tem dias que eu gaguejo pouco ou quase nada, mais qndo vou falar no telefone meu coração bate acelerado, a lingua trava, fico nervoso, tenso e desesperado. Trabalho numa multinacional americana, na área de engenharia,a gagueira me atrapalha muito, sei que tenho um futuro promissor e gostaria que este problema não atrapalhasse meu desempenho profissional.
Sempre tentei ignorar o problema, fingir que não era, esconder dos outros. Mais isso está me atrapalhando muito me sinto impotente, apesar de ter bastante confiança, quando se trata disso, me sinto muito fraco. Sou jovem, pretendo cursar engenharia mecânica, mais as vezes fico com medo de me expressar. Não consigo participar das aulas na escola.
Preciso de ajuda,me deem algumas dicas, por favor
Esta semana já agendei uma consulta um especialista.
Desde já agradeço.

Grato,

Eri Marxs

Anônimo disse...

Olá para todos.
Meu nome é Anderson Farias, tenho 18 anos, sou estudande de inspeção de equipamentos industriais e infelizmente sou gago, não me recordo do tempo em que comecei a gaguejar, mas desde deste dia a minha vida mudou. Não me considero muito gago, mas as vezes sou um desastre, e isso me prejudica de um modo incalculável, perdi uma oportunidade de emprego recentemente pelo fato de uma entrevista, quando tentei me apresentar para as pessoas, não gosto nem de falar nisso, me sinto inútil, um fracasso total, a pior coisa é que alguns colegas meus ficam as vezes me imitanto, aparentemente isso parece ser besteira, mas dói em minha alma, fico frustrado quando isso acontece, pois eles não sabem a gravidade desta dificuldade, entrei neste site para visualizar alguma solução deste problema, amanhã irei fazer outra entrevista de emprego, e estou trêmulo e sem esperanças, mas eu creio em um Deus que pode tudo, eu sei que Ele irá me ajudar, Ele é fidelíssimo, creiam Nele, pois Deus pode curar, um abraço para todos.

Anônimo disse...

Olá pessoal.....vim aki dar dica pra vcs!!Olha tb sou meio gaga....mas quando forem falar com alguem tentem falar devagar e não rapido!!Pense no que vão falar,falem devagar!!Bom...comigo deu certo,parei de gaguejar bem mais!! Espero que de certo com vcs tb...!!BOoA s0rTeE.!!!

Anônimo disse...

oi tenho 18 anos, e sou gago nao sei se tenho essa gagueira por causa de um acidente quando eu tinha 7 anos de lá eu começei com essa gagueira, quanto mais eu queria falar certo mas trava a lingua
hoje tou melhor, quer dizer bem melhor mas alguns palavras sao dificeis de falar .
ainda mais quando vou falar com as garotas eu fico ansioso ai trava tudo de vez
se alguem poder me dá alguma toque pra eu corrigir minha fala eu agradeço meu msn é : jaderson_005@hotmail.com

orkut disse...

Oie Meu nome e brendon tenho 13 anos sou gago isso e muito triste pra mim odeio quando me chamam de gaguinho eu ate choro me ajudem por favor

Unknown disse...

Olá, meu nome é Hernani, tenho 33 anos e gaguejo(estou bem melhor hoje). Lendo estes comentários, passa um filme em minha cabeça. Também sofri preconceitos e como a maioria, jamais aceitei. O que posso acrescentar aqui é que devemos cuidar da nossa mente, pensar sobre o que estamos pensando. Ter uma mente positiva, acreditar e deixar a ansiedade de lado (afinal o que ganhamos tendo ansiedade? já basta o dia o seu proprio mal). Lembre-se sempre: "Nós somos o que nós pensamos que somos". Perdoe-se. Vá atrás de fato de quem pode realmente mudar a sua vida: Só Deus pode mudar nossa vida. Creia! Viva a vida meu irmão, a vida é bela! Grande abraço.

Unknown disse...

olha eu não era gago mais eu comesei de uns tempos para ca minha garganta parece q da um nó travo as vezes fazendo ate caretas as vezes tenho vontade de conversar com alquem mais fico com vergonha por não falar direito,
ate na escola eu não pergunto aos´professores nada por ser gago eu travo de uma maneira estranha q asvezes eu paro respiro e comeso a falar denovo.
Um abraço para todos

Anônimo disse...

tenho 14 anos e sou gago

hoje em dia moro em outro pais e tenho que falar em outra lingua ser gago ou seja a inseguranca é extrema e isso me atrapalha muito

Anônimo disse...

Também sou gaga e tenho total dificuldade para falar com as pessoas,não quero posssão mágica para parar de gaguejar,mas gostaria que me enviasse alguns exercícios fonoaudiológicos que possam ajudar á acabar com a gagueira.

Unknown disse...

olá meu nome Jéssic tenho 13 anos e sou gaga. Na minha idade e muito dificil pra mim pois agora que tou vivendo minha adolescencia e pra mim e muito ruim ser gaga pois apesar de mim so ter 13 anos na escola as pessoas me riticam me poem apelidos maldosos e pra mim isso e muito constrangedor, está sendo muito dificil superar essa fasede minha vida. eu tenho muita difculdade de falar com as pesoas e tambem muta vergonha pra mim e muito vergonhoso e teo muitas ificulddes no mu dia-a-dia ate meus parentes me imitam naente dos outros isso e muito vergonhoso parece ate que nao tem ninguem do meu lado eu ja fis de tudo pra tentar parar de gaguejar mas nao tem jeito meu pai pensa que eu gaguejo porque eu quero mas nao e eu tento tento explicar pra ele mas nao adianta. me ajudem a parar de gaguejar eu estou precisano muito para contiuar viver meu sonho e falar com as pessoas tranquilamente mas nao consigo eu ate teto evitar de falar com a pessoas mas nao dá elas sempre puxam converssa comigo. porfavor me ajudem.

Anônimo disse...

Olá pessoal meu nome é claudinei, tenho 22 anos e sou gago desde q nasci,adorei este site é iniciativa foi muito boa. Olha o primeiro passo para curar ou melhorar a gagueira na minha opiniao, todos aqui já estão fazendo, q é admitir q tem gagueira, não esconder isso de ninguem. Foi assim q comecei a melhorar em minha vida, foi admitir q sou gago, enfrentar as coisas e as pessoas, no começo não vou esconder é assustador e ainda é as vezes, mas assim q estou conquistando o meu lugar ao sol. Depois de muita luta e esforço, consegui uma promoção em meu trabalho, hoje sou supervisor na area de alimentos, sou responsavel direto por 100 pessoas, tendo q passar informaçôes, normas e cobranças, e como vcs sabem para um gago isso não é nada facil. Mostrei e estou mostrando a cada dia para as pessoas q apesar de ser gago, ter um disturbio de fala,isso não me faz ser pior ou incapaz q qualquer ser humano. E eu acho q é isso q devemos fazer admitir nosso problema , e tentar supera-lo, minha dica é leia bastante, busque informação, sobre tudo, sobre assuntos q vai ser expor, e não tenha medo de conversar com as pessoas, mesmo sabendo q vai gaguejar, vc descobrira q mesmo gaguejando, vc enfrentou seu medo e saira dessa situação como um vencedor, e o mais importante saira orgulhoso de vc mesmo. Assim q me sinto. Cada dia emfrento dificuldades, mas continuo, e continuo.
Um abraço a todos, e qualquer coisas q precisarem conversar ou de informações, estarei a disposição. Aqui deixo meu email claudineifranzen@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome é Marlon, tenho 20 anos e sou gago ha mais ou menos 6 anos.Não seu ao certo como começou so sei que costumo gaguejar quando estou entre amigos , raramente com desconhecido.Minha gagueira piora quando falo em publico(seminário,trabalhos escolares e etc) ,tento tirar duvidas com pessoas e em algumas palavras.
Estou preocupado porque estou cursando na faculdade e estou com medo de gaguejar em seminarios ou palestras devido a ansiedade.
gostaria de uma ajudinha para poder amenizar esse problema.
Por favor me ajudem.
obrigado

Anônimo disse...

ola....tenho 22 anos tbm sofro com isso....sempre fui assim,lendo os depoimemtos me indentifiquei com tds,tenho varios traumas com tel,recados, ler em sala de aulas...meu deus se eu pudesse saia corremdo...é muito dificil vc contar alguma coisa e vc ver na cara da pessoa q ela esta segurando um riso,ouvir piadinhas,ter apelidos,as pessoas nao entende q isso nao tem graca,eu nao me comunico muito com a pessoas sou muito timida,em rodinha com amigos em baladas eu nao converco em quando nao fiko bebada,vcs sabia q bebada nao gaguejo,falo direitinho....as minhas amigas fala meu deus o q acontece....(sei la) vi um depoimento de uma menina q dizia tem problemas piores q o meu..mas pq nasci assim??? tbm me pergunto!!!!! é muito triste ...
vou comecar a ler em voz alta textos,e-mail...etc...
Q Deus ilumine kada um de nos....bjiimm

Anônimo disse...

Boa noite pessoal !!!
Tenho 22 anos e sofro mto com isso, existe algumas dicas que ja ouvir falar que, como ja disseram acima, leiam mtos livros, de atenção a livros que utilzam de nosso vocabulário brasileiro, assim conheceremos palavras novas que poderam suprir palavras que por algum motivo não conseguimos pronunciar, encaem a vida positivamente pois se viemos ao mundo temos que fazer valer a pena, não deixem este pequeno impecílio atrapalhar nossas vidas, procure novas amizades, jovens idosos, seja sicero em suas palavras em suas ações que será muito útil em nosso caminho

Anônimo disse...

Olá, sou o joão tenho 12 anos de idade, sou mais-ou-menos gago,eu gaguejo quando estou nervoso, quando estou falando com desconhecidos etc...
mas quando eu estou relaxado eu falo muito bem !!!!!!!!!!!!
Se você é gago tente relaxar fazendo coisas que lhe agrade, ou tomar chás relaxantes etc ...

Tenha um bom dia !!!

Unknown disse...

Olá, sou o Patrick tenho 15 anos e tenho um pouco de gagueira as vezes eu falo de boa mas tem tipos te assunto que eu gaguejo eu não sei como acontece isso tem alguma dica que eu posso faser em casa mesmo?

Anônimo disse...

ola pessoal eu me chamo simone e sou gaga,antes de mim casar eu tinha muito preconceito com minha gagueira hoje tudo mudou acho porque casei com um que e preconceituoso,ele mim ama muito e aceita isso na naturalidade,bem digo a vcs que ñ deixe de ser feliz porque tem esse problema procure um fono e faça um tratamento e sejam felizes como eu sou

Unknown disse...

ola meu nome e sulivan portela tenho 17 anos ha 5 anos sou gago mais agageira nao me afeta no meio das meninas!! pq eu respiro fundo, peso q nao sou gago falo mais calmo.isso mi ajuda!! quem quiser conversar comigo meu/msn-sulivanportela@hotmail.com sem gageijar e claro!!

Anônimo disse...

Oi, me chamo Thaís, tenho 12 anos e desde que eu nasci sou gaga. Tenho muita vergonha em geral, tem dias que quase não gaguejo, e tem dias que gaguejo muuuito mesmo!! O meu sonho é poder falar normal. Na escola, quando a professora pede pra mim ler um texto, eu falo que não quero, mais na verdade, tenho vergonha de gaguejar e meus colegas ficarem caçoando de mim! Vi uma reportagem no fantástico, que gaguejo tem cura e tratamento, e que também, pode ser uma doença geneticamente. Acho que a minha é geneticamente, pois o meu pai e a minha irmã são gagos, e eu sou a mais gaga!!! Queria fazer um tratamento, vocês, por favor, me ajudem?

binhoclb disse...

Oii galera me chamo Cleb e sou meio gago, sbe e detalhe sou atendente de telemarkenting, cara as vezes eu me pergunto para mim mesmo como eu consigo ser um atendente. As vezes uma palavra ou outra eu me enrolo mais acho que aprendi a disfaçar alem disso sou universitario e realmente apresentar trabalhos e triste, tem dia que eu nao enrolo nenhuma palavra mais tem dia que e o caos...

Mais desde quando eu comecei a trabalhar de atendente eu melhorei bastante não sei se foi de tanto eu falar e disfaçar mais hoje eu vejo que estou bem melhor apesar de gaguejar em algumas palavras. Mais aprendi muito e hoje eu vejo que isso tem cura sim so e querer
"E muito bom ser importante mais e melhor ainda ser bom"

silziVieira disse...

Olá! Bem, acho que aqui foi o único lugar que realmente me senti a vontade para falar disso. Sou gaga desde pequena e sempre sofri com essa doença. A gente pensa que vai passar, mas nunca passou. Antes minha mãe até me corrigia ou até tentava me ajudar. Cheguei a fazer um tratamento de 1 ano com uma Fonoaudióloga, mas depois parei. Eu até estava indo bem, mas meu medo de ligar para algúem por exemplo ainda persistia. Mas foi a partir desse ano que as coisas pioraram. Agora eu evito falar com as pessoas, por várias vezes omito minhas opiniões, omito muitas coisas pelo medo de gaguejar. Virei uma pessoa medrosa e totalmente sem auto estima. Não tenho mais comunicação. Fujo para não ler em público. E com meus pais então, gaguejo mais do que nunca. O problema é que estou percebendo que isso está estragando minha vida. Ano que vem vou para uma faculdade e só de pensar em apresentar trabalhos em grupo já fico nervosa. Estou namorando há 7 meses e também não consigo ligar pra ele, em hipótese nenhuma, tenho medo de perdê-lo e perder outras coisas em minha vida (e já estou perdendo) por meio dessa dificuldade que enfrento. É horrível e tenho muita vergonha de falar que quero tratamento para meus pais. O mais interessante é que escrevo super bem, sou ótima em redações, mas na hora de ler parece que é a pior coisa da minha vida. já ensaeiei minhas falas, mas isso na hora só prejudica. Gaguejo hiper lento e quando tento falar fluentemente piora tudo. Me ajude pelo amor de Deus. Silzi_@hotmail.com

T disse...

Meu nome é T, tenho 20 anos e sou um pouco gago. Meus problemas parecem ser bem mais simples que muitos citados anteriormente. Uma vez eu perdi todos os documentos e fui a delegacia prestar queixa, quando fui falar com o policial.
- Bom dia policial, eu perdi minha
in-in-in- identidade... meu amigo caiu na risada. Foi a partir desse dia que eu comecei a tentar falar melhor. Gostaria de deixar aqui o que me ajudou bastante:

- na hora de falar com qualquer pessoa, primeiro pense em alguma coisa, e fale, mas apenas em uma coisa, tente nao pensar em varias ao mesmo tempo.

- tranquilidade, respire fundo e lembresse que seja la com quem voce pretende falar, todos somos iguais, nao tem precisao de ficar nervoso.

- tente falar devagar, e lembre-se de que é capaz.

um abraço pessoal.

Tartarus's King disse...

olá meu nome é willian tenho 13 anos e sou disfemico desde q eu sei falar, meus pais acham q eu gaguejo por q eu quero ou por que falo muito rápido,mas nunca tentaram fazer nada para resolver.
estou na adolescência e a comunicação é muito importante nesse período,quando vou conversar com uma menina por exemplo,fico completamente paralisado, nenhuma palavra sai de minha boca sem repetições ou ishhhhhhhhh,por isso tive a atitude de procurar ajuda na internet e achei esse Blog maravilhoso e pesso a ajuda de vcs para q me ajudem a controlar isso, pq sei q pra mim vai ser impossível parar.

please help me!!!
brago_bel@hotmail.com

alif disse...

oi sou alif eu tenho 16 ero gago quando ero pequeno e depois tinha passado e este ano de 2009 e voltado a gagueza em mim semprequando meu professor me fas uma pergunta eu falo que nao sei so pra nao responde gagando assim eu mi sinto muito burro e uma pessoa sozinha mesmo eu estando junto com meus amigos eu evito de fala para nao falar gaguejando...mais eu me empenho muito pra tentar tirar essa gagueragem di mim eu leio muito e sempre quando eu kero fala um coisa a alguem eu falo primeiro no meu pensamento repito um monte de ves no meu pensamento ate ter sertessa ke eu nao vou gaguejar quando eu falar.. se alguem suber alguma opiniao para parar de gaguejar pliss fala pra mim pq eu keria falar como td mundo fala rapido.. e tbm sempre quando vou falar eu canto no meu pensamento tbm conto ate 10 e depois repito no meu pensamento e depois falo penso ke isso melhora minha gagueira e diminui um poco...se alguem suber alguma maneira mais fasil pra falar sem gaguejar mande um email para:if_1993@hotmail.com

giordani disse...

Óla,meu nome e giordani tenho 19,anos
não comesei a garguejar com 6 anos,ate aos 15 anos nao garguejava tanto,comeso a piora com 16,quase nao consigo fala com ninguem,que começo a gargueja trava me falta ar meu coração dispara me cinto ne otro mundo,tento fica calmo quanto mais tento mais fico nervoso,as veses penso em deisti de tudo,eu so um rapaz atraente,que chama a atenção,eu tenho medo de fala com as pessoas medo delas ficarem rindo,mas não e poriso que eu vo desisti eu confio no deus que eu sirvo eu sei que um dia isso vai acaba


giordani60@hotmail.com

Unknown disse...

Olá meu nome é Lucas. Gostei muito desse blog porque também sou gago não consigo fazer ligações ao celular qdo faço ás vezes custo falar trabalho num serviço que exige muito a fala, atender telefone e eu não consigo fazer nenhum telefonema. Sou uma pessoa muito gente boa todos gostam de mim, sou muito bom de serviço gostaria de melhorar minha gagueira para melhorar no meu serviço. às vezes qdo vou falar a fala não sai eu começo a bater o pé no chão a respiração acaba e eu fico muito triste com isso. Penso em até suicidar deixar meu bem mais precioso que é minha vida. mas eu penso se Deus me deu o dom de andar ouvir falar mesmo que seja com dificuldade é porque ele gosta DE MIM. o ANO QUE VEM VOU PROCURAR UMA FONOAUDIÓLOGA PARA TENTAR MELHORAR MEU PROBLEMA. SÓ UM CONSELHO PARA TODOS: PENSEM POSITIVO QUE UM DIA DEUS VAI AJUDAR A GENTE PORQUE O MUNDO PODE ATÉ FAZER VC CHORAR MAS DEUS TE QUER SORRINDO. UM ABRAÇO PESSOAL!!!

Anônimo disse...

Oi sou Célia tenho 23 anos,auxiliar de enfermagem.Gaga desde criança sofro muito com isso mais to superando as vezes não gaguejo,outras não saí palavras nenhuma e todo muito ri.Soyu tímida mas nem por isso vou largaar meus estudos e trabalho.bju

Marcelo disse...

Olá pessoal, tenho 18 anos e também sofro com a gagueira desde a infância; porém teve momentos na minha vida em que a gagueira era quase que imperseptível pois gaguejava muito pouco. Atualmente sofro muito com isso, sou quase depressivo de tanta angústia e tristeza que sinto, pausei meus estudos por causa disso, já perdi as contas de quantas oportunidades na vida eu perdi. Tenho muita vontade de arrumar uma namorada, porém tenho medo da reação dela quando descobrir meu problema, se vai me respeitar e gostar de mim do mesmo jeito, ou inventar alguma desculpa pra não ficar comigo. Vejo muitas meninas me dando mole, mas nunca tive coragem de chegar em nenhuma, isso me machuca demais.
Me sinto uma fracassado, um nada, tanto na vida social, profissional e amorosa. Porém ainda me resta uma faísca de esperança que algum dia vou sair dessa.
Peço muito a DEUS para que ilumine algum gênio na humanidade e que consiga descobrir a cura para este problema, seja ele o que for, neurológico ou emocional, para que possamos levar uma vida feliz. E que Deus nos abençõe e nos ajude a nos livrarmos deste problema chamado gagueira. Amém!

Anônimo disse...

poxa pessoal,assim como vcs eu tbm sou gaga,e sofro muito com isso,tem jente q merejeita
por causa do problema que tenho,tenho medo ate de fazer algum discursso em colégio ,ou em outros lugares
ou de chegar na loja de qualquer coisa ,e pedir uma ajuda,é muito difícil,mais eu tenho certeza q existe uma cura para isso.

Anônimo disse...

Eu TAnbem Era ASim. MAs ME Curei bAsta VC Aprender a FAla De Outra Forma tipo Eu Falava MEi NA Giria de MANo, Mina Essas Coisa Asim Ai Comesei A FalA Diverente. Acho Que Foi Isso Que ME Curei! (^_^)

Para:> Flor

Anônimo disse...

Bom pessoal, também sofro de gagueira e decidi realizar uma experiência para testar a minha fluência.
Resolvi gravar um vídeo meu contando coisas sobre a minha vida, hobbies, etc.
Porém tudo foi expontâneo, nada foi ensaiado, e antes de gravar o vídeo, deixei a minha mente o mais vago possível, como se eu tivesse sofrido uma amnesia.
E sabe o que aconteceu????
Não gaguejei nada!!!!
Quando assisti o vídeo não acreditei que era eu e meus olhos se encheram de lágrimas.
Venho sempre tentando descobrir um modo de montar esse quebra-cabeças chamado gagueira, porém cada um tem o seu, cada pessoa a gagueira se manifesta diferente, e os motivos que o levam a gaguejar também são diferentes, por isso só vc mesmo pode descobrir uma saída, pois ninguém conhece vc melhor do que vc mesmo.
Resolvi postar sobre essa experiência para nos ajudar a entender mais sobre este problema, quem também encontrar situações em que não gagueje poste também para nos ajudar cada vez mais.
Juntos vamos sair dessa pessoal!!! ^.^

Anônimo disse...

Oii ^^
Meu nome é Carla, tenho 17 anos e sofro com gaguera desde pequena. Já perdi vários amigos, namorados etc por causa desse maldito problema. O pior de tudo e que eu trabalho numa lanchonete e ai já viu né... algumas pessoas curtem, outras dão risada, outras entendem meu problema e não falam nada, mas sempre acabo com vontade de dar uma mal resposta, mas as palavras não sai! Ai cada dia que passa tenho menos vontade de viver. Sempre quando tento me expressar com meu namorado ou com qualquer outra pessoa,ate mesmo com minha mãe, meu pai, irmão... acabo gaguejando e cada dia que passa eu falo menos com eles. As vezes quero dizer algo que estou achando errado ou coisa assim mas prefiro ficar calada do que ''passar vergonha''. Eu sempre quis fazer faculdade e tal, mas com esse problema meu creio q será muito difícil, pois dizem que em faculdade é praticamente obrigatório fazer palestras ai cada dia que passa acabo deixando o futuro de lado. No colégio quando o professor(a) fala em palestras.. eu já falo de cara.. nao vou! E isso sempre faz com que eu perca nota, e acaba que eu fico cada vez mais excluída da classe.
Procuro ajuda médica ou sei lá. Só quero parar com essa insegurança!! Se alguém puder me ajudar irei agradecer muito!!!!
Abraços ate+
;*

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ellen e tenho 20 anos.Tenho dificuldades para falar desde que me conheço por gente, o que me acarreto várias limitações ao longo da minha vida.Hj necessito de um curso superior para conseguir entrar no mercado de trabalho, mas quando penso em faculdade logo me vem o pensamento negativo de que eu não vou conseguir apresentar trabalhos e fazer seminários, assim como eu não conseguia fazer no tempo de escola.Estou passando por um momento muito difícil em minha vida,preciso de um emprego, preciso mostrar pra mim mesmo que sou capaz.Estou sentindo que estou ficando p/ traz em comparação com meus amigos e parentes.Eu gostaria de poder conversar com alguém que passa pelo mesmo problema que eu ou alguém que pudesse me ajudar a procurar ajuda especializada.
Obrigada!

ellen_cryst@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ellen e tenho 20 anos.Tenho dificuldades para falar desde que me conheço por gente, o que me acarreto várias limitações ao longo da minha vida.Hj necessito de um curso superior para conseguir entrar no mercado de trabalho, mas quando penso em faculdade logo me vem o pensamento negativo de que eu não vou conseguir apresentar trabalhos e fazer seminários, assim como eu não conseguia fazer no tempo de escola.Estou passando por um momento muito difícil em minha vida,preciso de um emprego, preciso mostrar pra mim mesmo que sou capaz.Estou sentindo que estou ficando p/ traz em comparação com meus amigos e parentes.Eu gostaria de poder conversar com alguém que passa pelo mesmo problema que eu ou alguém que pudesse me ajudar a procurar ajuda especializada.
Obrigada!

ellen_cryst@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu nao sou tao gago... gaguejo so em algumas palavras e principalmente quando eu quero expressar minha opiniao ou expressar alguma outra coisa que eu acho que vai ser util paara as pessoas... tento varias maneiras de acabar com esses problemas que eu tenho as vezes.. .tais como olhar nos olhos da pessoa.. quando perceber que vou gaguejar dar uma respirada fundo...ler o que eu vou falar... mas na hora rava tudo.... o que mais deu certo ate hj foi... eu esquecer a gagueira.. pensar que eu consiguo, eh claro que eu consiguo... e olha pessoal. voces tbm conseguem... eu sei disso e nosso Deus tammbemm, por isso, criem coragem, nao achem que nos somos inferiores aos outros... ale com a pessoa ao mesmo nível e com objetividade... IMPRESSIONE A PESSOA que voce vai falar, mostre a ela quem realmente voce é.... espero ter ajudado..

Boa sorte Pessoal

mario_augustosilva@hotmail.com

Marcelo disse...

Olá, meu nome é Marcelo,tenho 18 anos, e tbm sofro com a gagueira.
Se alguma mulher que tbm sofre com isso quiser conversar comigo, ta aqui meu msn:

marcelo_thechaos@hotmail.com

leandro disse...

boa tarde a todos... é impressionante o quanto me identifico com vcs,desculpem mais tenho que fazer um comentario!pencebem que quase ninguem fala sou gago,sempre falam sou meio gago ou meia gaga rsrr não tem geito pessoal o melhor é infrentar o pobrema de frente e pensar como nossas vidas poderiam ser diferente se não tivesse a gagueira e é isso ai vamos a luta por nossas vidas um abraço pra todos... me add no msn pra bater um papo sobre isso: leandro_bsouza2@hotmail.com

Izadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Izadora disse...

bom eu tenho 15 anos e sou gaga mais sou uma gaga diferente eu n travo eu n repito as palavras.
vou tenter explicar é bem dificil mais vou tentar..
eu gaguejo nas palavras (casa, cachorro, gato, gago,)
eu gaguejo só nas palavras q tem (ca,que, qui, co, cu cão)
(ga, go, gu)
é tipo como n saisse direito
e o pior é quando eu seiq n to gaguejando muito minha Tia me imita e isso me coloca par baixo...
alguem pode me ajudar
quem souber como parar coloque um comentario

boa sorte pra todos

Anônimo disse...

Ola Pessoal.
Meu nome eh Daniel e eu tambem acabei me identificando com muitas situacoes aqui descritas. Sou um pouco gago (principalmente quando estou nervoso) e gostaria de tentar ajuda-los. Me identifico com esse problema desde os 6 anos de idade. Atualmente tenho 24 anos e estou percebendo que cada ano que passa, aprendemos como dominar cada vez mais o jeito de se comunicar. Pois bem, acredito que achei uma solucao para ficarmos mais tranquilo no momento de se expressar. Gosto muito do idioma Ingles e faz 6 anos que venho praticando diariamente. Trabalho em uma empresa multinacional e sou responsavel por 80 pessoas. Falo Ingles todos os dias e isso me fez superar o medo de falar. Como eh de conhecimento da grande maioria, para voce aprender um idioma diferente, voce nao pode ter medo de falar. e isso, eu levo comigo todos os dias. Portanto, sugiro a voce fazerem algum curso de idioma estrangeiro. isso com certeza, ira ajuda-los bastante. Nos primeiros anos eh dificil, pois voce pensa muito em portugues, dai se lembra nas palavras que voce costuma erra, e acaba errando. Mas uma frase que levo sempre comigo e a seguinte:

O SER HUMANO TEM UMA CAPACIDADE INCRIVEL DE CONSEGUIR TUDO AQUILO QUE ALMEJA. O HOMEM EH AQUILO QUE PENSA.

Conclusao:
se voce pensar que voce eh gago, voce ira gaguejar!!!!
Se voce pensar que voce fala bem, voce ira falar bem e ira se surpreender com o seu desempenho.

Pessoal, espero ter ajudado.

Abraco a todos!!

Marcelo disse...

Não tem nada a ver aprender um novo idioma para a cura da gagueira, quem gagueja, gaguejará em qualquer língua, inglês, espanhol, japonês, etc.
O que faz a pessoa falar fluentemente é um bom tratamento com uma fono e a superação de seus medos, traumas, insegurança, etc.

ANONIMO disse...

OLÁ TAMBEM GAGUEJO QUANDO ESTOU ANSIOSA COM ALGUMA COISA.. OU QUANDO ESTOU NERVOSA... NA ESCOLA SEMPRE FALTAVA QUANDO TINHA SEMINARIO.. E AGORA VOU COMEÇAR A FAZER FACULDADE NAO SEI OQ FAZER PARA NAO GAGUEJAR NA HORA DOS TRABALHOS...MINHA FAMILIA TODA JA SABE QUE SOU GAGA .. COM O MEU NAMORADO EU ME CONTROLO MAIS QUANDO ESTOU ANSIOSA FALO ATROPELANDO AS PALAVRAS E ME ENROLO TODO ..ELE ATE BRINCA CMG. JA FUI EM UM PSICOLOGO MAIS NADA RESOLVEU..ESTOU COM MTO MEDO QUANDO COMEÇAR AS AULAS..

Anônimo disse...

Olá, Sou Jonas, tenho 18 anos, sou gago, e percebi q ser gago é horrivel, pelo fato de vc saber varias coisas, e nao conseguir se expressar direito, eu gaguejo com tudu, com meus pais meus irmãos, até qndo fui fazer uma entrevista, gaguejei, eh realmente horrivel, mas eu axo estranho, q de vez enquando eu consigo me expressar como eu penso, acredito q para parar d gaguejar precisa se soltar, n entendo mto nao...
mas sempre qndo eu me solto, me sinto a vontade, e falo com mta calma, akbo falando oq quero dizer...
Espero ter ajudado
Abraçoo^^
e-mail jonas_fury@hotmail.com
...
tmbm quero saber a cura. !

Anônimo disse...

oi tenho 26 anos, sou um pouco gaga, adorei este blog e as historias contadas. Quero dizer que me identifiquei muito com os relatos contados, tenho grande dificuldade em falar em publico, travo muito nas palavras que tem P ,R ou S e se as pessoas com quem converso olharem para mim enquanto falo, nossa é pior ainda! aí ñ concluo a fala e me isolo! É muito triste pois percebo tbm que as pessoas tendem a se afastar de mim por causa deste problema, ñ sinto mais vontade de sair, conversar, namorar com medo de gaguejar. Por isso preciso muito que alguem me ajude me Dê dicas, ou até msm quem quiser compartilhar comigo esta deficiencia podem mandar para o meu email: betania.sr@hotmail.com

Sérgio disse...

Olá. Obrigado pelo blog. Meu nome é Sérgio, tenho 40 anos. Sou casado, tenho uma filha de 12 anos. Ah, também sou gago.
Às vezes não gaguejo; quando estou dormindo, quando estou só, numa conversa aqui, noutra ali... Mas, geralmente é uma lástima.
Às vezes fico irritado, frustrado, me achando um lixo de gente. Mas, espere um pouco, porquê? porque sou gago? Bem eu trabalhei por vários anos com deficientes auditivos... Percebi que eles enfrentam dificuldades bem maiores do que as minhas...
Percebi que não deveria perder o melhor da vida por causa de uma dificuldade da fala. Eu sou feliz, apesar das frustrações da gagueira. Minha esposa, filha e amigos me amam; sabem que eu sou gago e me respeitam.
Alguns colegas, aqui no blog, tiveram a corajem de seguir a carreira de advogado, apesar da gagueira; eu inventei de fazer teologia... (ambas as profissões -- e tantas outras -- exigem fundamentalmente o uso eloquente da fala! Nosso Deus!) Muitas e muitas vezes surgiam comentários interessantíssimos na sala de aula, os quais eu dominava, mas preferia continuar calado para não pagar um mico. Às vezes tive de me pronunciar para a turma, tormento. A parte boa dessa aventura é que minha esposa fez o curso comigo e presenciou o quanto o marido dela é gago; ela, juntamente com minha filha, têm sido a principal força que me mantém de bem com a disfuência.
Um amigo certa vez disse o seguinte: "Quem você pensa que é, para nos privar de tanta coisa importante que Deus te deu por causa do medo de gaguejar?" Confesso que essas palavras não ajudaram em nada a minha gagueira, mas me ajudou a me aceitar mais e a perceber que existem pessoas que não vêem a minha gagueira como obstáculo para se relacionarem altruisticamente comigo.
Um abraço a todos.

Sérgio disse...

Olá, sou Sérgio.
Se alguém quiser me enviar um e-mail para compartilhar momentos engraçados e de frustrações por causa das nossas disfluências mútuas, segue: sergioisantos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

olá...
eu me chamo Gabriel e tenho 12 anos e sou gago!!!!!!!
eu já passei por situações muito difíceis.
e eu queria algumas dicas de como evitar esse mal!!!!
alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

olá!!! me chamo daniel, tenho 18 anos e sou gago.
me sinto como se eu não pudesse ter nascido, pois, se me relaciono com as pessoas, me sinto um peixe fora d`água. vi este site e me fez pensar q posso curar esse mal e q posso lutar com todas as minhas forças. quero parar de gaguejar e vou conseguir, se Deus quiser. abraço a todos e obrigado por este espaço dado para nós, gagos.

Anônimo disse...

Gente gagueira tem cura!!!!
Quem diz que não tem é um filho duma p%$#@
Eles falam que a gagueira só tem cura até os 12 anos porque depois que o cérebro já está formado na fase adulta não tem mais jeito.
Mas o nosso cérebro sempre está em desenvolvimento, se fosse assim agente nunca mais poderia aprender nada da vida depois de o cérebro estar formado, e todos sabem que não é bem assim.
Não queiram dar uns de super-homens ou super-girls e tentar se curar sozinho porque é praticamente impossível, procurem uma fono que tem solução.
(Relato feito por um ex-gago)

Anônimo disse...

oi tenho 18 anos de idade, tambem sou gago, as vezes me sinto preocupado comigo mesmo ,porque eu gosto de conversar com meus amigos e as vezes eu não consigo pronunciar as palavras que no momento tenho tanto desejo de pronuncia-la, e quando tento acabo caindo na malicia da gagueira, ficam rindo de mim,mas eu não me importo, pois estou tão acostumado, que ate esqueço disso e passo as vezes a não gaguejar. Paresse que existe um aparelho dentro da garganta que trava a nossa fala, faz muito tempo que estou assim não vou mais aceitar, procurarei um fonoaudiologista para melhorar essa situação pois não quero passar por mais vergonha, porque estarei indo para a universidade e não quero passar por mico outra vez gaguejando na frente de todos pois seria muito vergonhoso para mim que gosto ate mesmo de falar bonito. UM ABRAÇO PARA TODOS

Anônimo disse...

Boas...
Chamo-me Pedro, tenho 15 anos e sou gago...
Bem, sou gago dês que fui para o 5º ano de escularidade, no meu 4º ano tive um colega meu que era gago e guzavamos algumas vezes com ele (eu e meus colegas), imitando-o a falar. Nao sei se foi daí que apanhei a gaguês, mas o que é certo e que nao tenho nenhum parente com este problema nem nunca tinha tido nenhum contacto com ninguem GAGO ate ai...
E nao sou timido, ate sou bastante estrovertido, guzão como se costuma dizer, mas a verdade e que esta problema afecta a nossa pressonalidade, ficamos inseguros, timidos, num mundo a parte...
Bem, após 5 anos de viver com a gaguês, estou no 8 ano (chumbei 1) parece que a minha gaguês esta melhor, apenas com a convivência, e truques que so os gagos sabem, como:
_Desviar o olhar da pessoa para a palavra sair melhor;
_Respirar fundo antes de falar;
_evitar certas palavras;
_o quando gagueja, toçir para desfarçar e etc... :D
Bem, mas continuando, tinha a gaguês ja "controlada", MAS... agora neste ano lectivo, deparo-me com 1 professor que da as suas aulas, 90 minutos a LER O LIVRO!!! :S:S
Bem isto para o Gago e' um pouco complicado!!
Mas o pior nao e´ o ler, mas sim que o professor pede para ler por numeros...
Começa no N.1,2,3,4,5 ...
Ora, isto mal começa, fico tao nervoso que mal consigo tomar atenção a aula, quanto mais ler... :S:S
Com isto o que ganhei é que a gagueira voltou a atacar na Leitura, agora sempre que leio gaguejo, mas na fala com os amigos esta normal...
Mas la esta, assim como veio na leitura vem na fala ;(
Isto é bastante desesperante...
Apelo a todos os professores para terem em conta este problema!!
Mas a verdade é esta, como dizem e e' verdade:
"O meu salario é igual ao fim do mês"

Ja cheguei a deixar o livro em casa de preposito so para nao ler, ate ja cheguei a faltar aulas, nao para ir jogar a bola mas sim para a casa de banho pensar na minha vida...
E o que mais me assusta e' o meu futuro... O que vai ser de NOS GAGOS?!!!
A crise que tamos a atravessar, a falta de emprego.
Nao vão por a trabalhar uma pessoa gaga, enquanto têm outras normais que presisão e que fazem melhor trabalho conçertesa (na fala pelo menos)
Isto e' preocuopante pessoal...
Ha doenças piores, mas umas das piores doenças é nos sabermos e nao conseguirmos comunicar com o Mundo...
E muito complicado...
Força pessoal...
FIRMEZAA

Anônimo disse...

**********************************
Apos o meu desabafo para com vocês, tive de voltar para dizer OBRIGADO! Nunca fui capaz de falar sobre o NOSSO problema com ninguem e aqui ate encontrei amigos :D
Mal vi estas historias tao identicas a minha, criei logo um Yahoo para poder contar a minha historia, aliás, desabafar o que vai dentro de mim... :D:D

Anônimo disse...

Gente ja perceberam quando cantamos uma musica nao gaguejamos bom pelo menos eu nao gaguejo
mas conversando com alguem acontece muito
fiz um teste me concentrei a fica calma muito calmo ae melhoro bastante, estou fazendo o seguinte a palavra que tenho dificuldade em falar todo dia falo ela pra mim mesmo em voz alta...
tentem fazer isso vejam se acontece alguma melhora..
bom como eu e milhoes de pessoas no mundo espera que alguem descubra um remedio ou sei la o que que acabe de vez com essa gagueira ^^xd

Anônimo disse...

Olá, meu nome e Cleidson tenho 16 anos e estou no 1 ano. Meu problema e em relação ao colegio, quando os professores falam em trabalho , é tipo uma que tão dando um facada em mim e vem akele desespero mim consumindo por dentro, concerteza isso já e tralma de trabalhos na 7 e 8 série , de chegar lah na frente ficava tão nervoso, eu pensava que ia chegar um ponto de dar um piripake. Falava umas 3 palavras depois travar completamente não saia mais nada, e como sempre depois sentava envergonhado. Já fiz fono quando eu era pivete, até que melhorei e bastante, falo com todo mundo normalemte sem gagueja. Eu mesmo ja to ainda no começo do ano e ja tenho 4 apresentações e ja to desesperado, e com meu desespero nenhum vo apresentar, um já e amanhã dia 23/03/2010. Pois, eu vo tentar recuperar nas provas, como eu faço na vida toda.
Eu ja conversei com a minha mãe, converso sempre com ela sobre meu problema e tudo, mais tem dia que vem aquele desespero e aquela tristeza , e não fico com animo pra nada nem pra comer. Também fico pensando, quando chegar no final do ano talvez perco de ano por causa da minha gagueira, e no proximo ano vo repetir o ano e passar por aquilo tudo de novo, constrangimento e tudo mais.

Eu tava pesquisando e encontrei um site sobre um curso de oratoria, com a Fonoaudiologia Simon Wajntraub. Ele cura sua gagueira em 5 minutos, mais com isso vc vai treinando no curso - procura lah no google boasfalas, esse cara ja deu entrevista no programa do Jó. Com o treinamento de mudar a voz de impostação da fala. E queria fazer esse curso dele, mais o problema é que eu moro na Bahia, o lugar fica em SP.

Eu vo tentar passar por minha dificuldades como sempre e tentar supera-las.

Bom site, e vlw todos por contar suas histórias de vida de vcs.

Anônimo disse...

Ser gaga pra mim eh a pior coisa do mundo! tnho 21 anos sou assim desde os 4 anos, tento disfarçar, me esconder, me omito a falar por telefone, tenho muita dificuldade em apresentar trabalhos, fico sem nota por fugir das apresentações, gaguejo mais ainda qndo falo com pessoas mais intimas, com estranhos me esforço pra caramba pra não zombar de mim, tenho muita vergonha mesmo! Qndo to ficando com um kra bonito aí eh q eu me esforço mesmo, fico sedutora e tudo sai perfeito, eh engraçado.. Para pretendentes não sinto muita dificuldade, falo coisas engraçadas, disfarço muito bem... Mas qndo começo a pegar mais intimidade aí dou mancada eh triste pow... Frequentei por 1 ano a fono, enquanto frequentava tive alguma melhora, mas por falta de tempo parei..To na mesma atualmente. Tenho medo de não me dar bem como profissional, de ser rebaixada numa empresa, esse sim eh meu pior MEDO!! Sou esforçada nos estudos, to lutando para superar a desgraça da gagueira, todos nós sofremos bastante no dia dia, até meu proprio nome n consigo falar pra alguem, eh triste demais.... Jah deixei pessoas falando sozinha, finjo q não ouvi soh para não falar, imaginem como eh dificil para mim, to estagiando numa empresa, qndo to sozinha na sala deixo o telefone da empresa tocando para não atender, com vergonha de falar.. Um professor nojento ficou rindo de mim na frent dos alunos, dando mal exemplo pro povo zombar de mim, eh falta de respeito tremenda, soh eu sei o q eu passo, até para dar um fora num sujeito desse fica dificil pra mim. Tomei CORAGEM e chamei aquele sujeito num canto e falei tudo o q tava intalado em mim( não gaguejei muito) ele pediu desculpas para mum. Espero q isso n se repita da parte dele, senão o negocio n vai prestar, qndo eu to cm raiva a chapa esquenta, gaguejando ou não. Deixo my e-mail para sugestões: lucy-103@hotmail.com Valeu!

Anônimo disse...

OI EU SOU MILEY EU TENHU 14 ANOS E SOFRO DE GAGUEIRA MEUS AMIGO ZOA COM ISSO AS VEZ EU SINTO MUITO MAU ATE MINHA IRMA MAIS VELHA ZOA DE MIM EU Tambem tenho lingua enrolada e por isso que agora eu tento nao fala muito mas toda vez que eu tento fala eu começo a gagueja perde o folego eu queria uma ajuda pra para de gagueja tanto asim eu queria ser normal que nei meus amigos

Mônica disse...

olá..bem , lendo alguns desabafos aqui, e vendo que tem muita gente pior do que eu...mas, enfim, eu sou uma gaga estranha..ou meia gaga,não sei onde me encontro...tem dias ( a maioria deles) que eu não gagueo nadaaa...sou super normal, mas tem dia , que como tood mundo aki, fico fugindo de conversas , telefones...qdo falo pro meu chefe que sou gaga, ele fala que não, ai teimo que sou e fica assim, mas isso me faz bloquear todos os planos profissionais e pessoais que podemos ter, penso que poderia estar trabalhando em um lugar melhor, ganhando mais, pela experiencia que tenho, mas ai vem esse medo de gaguejar e desempenhar minhas funçoes que eu sei executar tão bem..isso é horrivel, a nossa autoestima vai pro buraco..mas eu não nasci assim, comecei a gaguejar qdo minha bisavó faleceu, ai foi só piorando, ora melhora, ora piora de novo..mas hj li muitos artigos e vou com certeza procura ajuda!! fiquem com Deus e boa sorte a todos!

Anônimo disse...

Olá gente....

Achei que fosse só eu no mundo que passasse por esses problemas... Ignorância a minha... Mais tudo bem... Gaguejo principalmente em falar meu nome.. endereço.. E estou começando a procurar serviço agora e confesso que está difcil... no começo achei q fosse por causa da minha fala... mais ta dificil pra todo mundo... Fico muito nervoso quando vou fazer entrevista e tenho que me apresentar... é uma tarefa tão simples e tão dificil pra gente que tem esse problema... confesso que ja fiquei muito abatido e desanimado com isso mais sempre segui em frente... Vou procurar melhorar lendo as dicas de vocês.. Obrigado a todos!!!

Anônimo disse...

Olá malta jovem, os meus fraternos cumprimentos. Eu sou Estudante no Mestrado em Direito numa das Universidades de Lisboa, infelizmente também sou gago.Em 2004 fui á consulta com uma terapeuta da Fala no Hospital de Santa Maria, ela ensinou-me alguns truques que me têm ajudado imenso, e queria partilhar aqui convosco:
1 - Antes de começarmos a falar devemos ter o discurso bem delineado, mesmo que algumas palavras nos pareçam que poderão ser difíceis; 2- O JOGO DA RESPIRAÇÃO: tente aspirar e inspirar.. á medida que fores soltando o ar, também solta algumas palavras, quando fores p'ra puchar o ar, também pare de falar e assim em diante; 3- tente falar devagar.., sem pressa. Tente encarar o interlocutor como alguém inferior a ti, como alguém que não tem muita importância..! 4- Nos tempos livres, comece a fazer leituras em voz alta, soltando e pronunciando as sílabas como devem ser pronunciadas..! Se gosta de cantar, cante nos teus tempos livres, mas em voz alta.

Estas dicas me têm valido muito. Tenho superado essa insuficiencia, e ao telefone ou mesmo ao atender alguém, a coisa me tem corrido bem. Estou cá em Portugal ha 4 anos, e sempre que ligo p'ra os meus familiares, sentem que cada vez mais estou a deixar de gaguejar. Experimentem que não perdereis nada, e a gente só aprende com a experiencia... Gostei desse Blogger.. Atenciosamente, Daymon

Anônimo disse...

Tenho 24 anos e sou gago,bom sou exatamente parecidos com algums de vocêis,sou musico toco guitarra,violão e bateria.Quando estou falando sou um pouco gaguinho,mas quando estou cantando eu não gaguejo,por que isso?Houve um tempo atraz que pensei em falar como se estivesse cantando mas decidi encarar e todo os gagos do mundo tem o seu charme.
Isso é so um pequeno detalhe, tem muitas coisas piores do que a guagueira então abraços a todos e viva a nos.

Anônimo disse...

tenho 20 anos, quero ser professor mas sou gago.Gaguejo algumas palavras, principalmente as que começam por vogal e "r".Quando canto também não gaguejo nada, até quando a musica tem um ritmo acelerado!
o mais engraçado é que eu não gaguejo quando apresento trabalhos ou ensino para meus alunos, ou seja, não gaguejo em público. Eu gaguejo quando é um telefonema ou uma conversa com tres pessoas.

Uma DICA: o mais importante é não se concentrar na gagueira, e sim,se concentrar nas situações na qual esta vivendo!!!!

Anônimo disse...

OLA ME CHAMO RICARDO, QUANDO EU ERA PEQUENO NÃO GAGUEJAVA, E ACONTECEU QUE, MINHA TIA IA VISITAR MINHA MÃE EM MINHA CASA, E EU OBSERVAVA ELA FALAR GAGUEJANDO, E EU NA MINHA INOCÊSCIA IMITAVA ELA TODA VEZ QUE ELA VISITAVA MINHA CASA E HOJE TENHO 26 ANOS E GAGUEJO MUITO SOU MUITO COMUNICATIVO MAS, GAGUEJO MUITO. COMO FAÇO PARA GAGUEJAR MENOS OU NÃO GAGUEJAR MAIS...

Davi soares disse...

oi meu nome e Davi, eu sou gago desde quando perdi meu pai aos 4 anos
eu nao consigo fala direitos certas palavras. QUando eu apresento um trabalho na escola nao consigo falar
pq minha voz trava e fico gaguejando
se alguem quizer me ajuda
me add davizau03@hotmail.com

Anônimo disse...

MIIM CHAMEM DE ANJO. REALMENTE SER GAGO NÂO È FACIL. TEMHO 35 ANOS . PAREI DE GAGUEJAR AOS 30. A MAIORIA DOS PROBLEMAS QUE LI NESSE BLOG, EU JÁ PASSEI. NUNCA TIVE DINHEIRO PARA PAGAR UM FONO. FIZ VARIAS TENTATIVAS NUNCA DERAM CERTO, FORA AS RECEITAS DAS AVÕS....RSRSRSRSR . O DESESPERO ERA TANTO QUE CHEGUEI A ESSE PONTO.GUIADO POR JESUS CRISTO E O ESPIRIO SANTO DESCOBRIR UM SIMPLES TRATAMENTO. 10 A 20 MINUTOS AO DIA LEIAM EM FRENTE AO ESPELHO EM VOZ ALTA . SE POSSIVEL USE UM GRAVADOR E ESCUTE A SUA MELHORA. FIQUEM COM DEUS E UM ABRAÇO.. MEU IMAIL. SALESROSENILDO@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

MIIM CHAMEM DE ANJO. REALMENTE SER GAGO NÂO È FACIL. TEMHO 35 ANOS . PAREI DE GAGUEJAR AOS 30. A MAIORIA DOS PROBLEMAS QUE LI NESSE BLOG, EU JÁ PASSEI. NUNCA TIVE DINHEIRO PARA PAGAR UM FONO. FIZ VARIAS TENTATIVAS NUNCA DERAM CERTO, FORA AS RECEITAS DAS AVÕS....RSRSRSRSR . O DESESPERO ERA TANTO QUE CHEGUEI A ESSE PONTO.GUIADO POR JESUS CRISTO E O ESPIRIO SANTO DESCOBRIR UM SIMPLES TRATAMENTO. 10 A 20 MINUTOS AO DIA LEIAM EM FRENTE AO ESPELHO EM VOZ ALTA . SE POSSIVEL USE UM GRAVADOR E ESCUTE A SUA MELHORA. FIQUEM COM DEUS E UM ABRAÇO.. MEU IMAIL. SALESROSENILDO@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

adorei esse blog, li todos os comentários, é um ótimo espaço para pessoas que sofrem ou já sofreram desse mal chamado "gagueira"
Tenho 17 anos, faço 18 em setembro, fazia trabalhos como modelo fotográfica, curso o terceiro ano do ensino médio, o sonho do meu pai é me ver formada no curso de direito, mas o medo de apresentar seminários é tão grande que até hoje descarto essa possibilidade só de pensar no que vou passar na frente de colegas. já pensei em desistir várias vezes de estudar por causa da gagueira, dou graças á deus por estar terminando o terceiro ano, todas as vezes que algum professor passa trabalho em grupo, eu já corro pra casa e faço a parte escrita inteira do trabalho pra tentar escapar da apresentação, mais vendo que a tentativa da escativa é frustrada, invento coisas pra faltar o dia da apresentação, nesse ano faltei á todas as apresentações de trabalhos que tiveram pelo medo de gaguejar á frente de meus colegas. Só de pensar que meu futuro será frustrado por isso, desanimo de viver, quando comecei á ir á um fonoaudiologo á uns anos atras, parecia que eu só piorava e minha fono dizia que eu preciva confiar em mim e arriscar na hora de trabalhos, mais nao tenho coragem. Muitos me admiram pela minha beleza física, mais não sabem que sou gaga, porque prefiro não conversar com as pessoas pelo medo de sabarem que sou gaga, já pensei em desistir de tudo, não tenho forças pra fazer faculdade e pra continuar á estudar, meus pais passaram a vida toda investindo em minha educação com escolas caras, para que eu tenha um futuro brilhante, ás vezes penso que nao ter vida é melhor do que continuar á isso :/ hoje a professora de portugues passou um trabalho para semana que vem, já fiz toda a parte escrita, mais nao vai ter escapatória quanto á apresentação, e já estou pensado em algo para inventar NOVAMENTE, não sei mais oque fazer! espero poder conversar com pessoas qe sofrem do mesmo problema que eu. obrigado pelo espaço de desabafo!

Cá disse...

Olá! Eu sou portuguesa, e tenho 17 anos. e (principalmente a ti, que escreveste o comentário a cima) venho a dirigir algumas palavras da minha vida. revejo em ti muita coisas da minha história. Ainda hoje, 30-Julho, fui abordada na rua para fazer um casting de modelos, era segundo palavras da rapariga que me falou disto, "giríssima, alta e com muito potencial" e questionava-me porquê que nunca tentei nada no ramo da moda; televisão. Eu desde o primeiro momento comecei a tremer e a engasgar-me por tudo o quanto falava. Bloqueava, e ver ali um dos meus sonhos a despertar ser reagido com um bloqueio deixou-me mal cheguei a casa de rastos. Eu estava com uma amiga, e esta ajudou em tudo, e ajudou-me a dizer os dados etc. Eu vivo rodeiada de pessoas, às vezes sou a mais sociável e divertida do grupo, e apoio sempre sempre sempre todos. e depois esqueço-me de apoiar a mim. Eu não me aceito sendo como sou. Amo estudar, amo cinema, artes, moda, e falar, ajudar tudo e todos. amo viver, mas muitas vezes não me amo a mim. E essa é sempre a primeira coisa a fazer para nos aceitarmos.
Por favor, quem quiser conversar cmg, adicione-me "caa_113@hotmail.com" , quero que vivamos todos, e sempre lutemos pelo que queremos, afinal se cá estamos vamos mostrar o que valemos, e lutar por aquilo que ao fim ao cabo todos desejamos "fazer nascer a felicidade. ser feliz"

Vinicius disse...

olá galera, meu nome é vinicius e tenho 11 anos, é horrivel conviver com a gagueira, isso começou a uns 2 anos, nesse blog percebi que eu não sou o único no mundo que é gago.
sinto vergonha na escola, na igreja, pois não entendem o que é ser gago e não pronunciar corretamente as palavras, certos dias, falo normalmente, mas outros dias, quase não consigo falar. as vezes me olho no espelho e me sinto evergonhado. o único lugar que falo corretamente é atras da telinha do msn. alguem pode me ajudar, não é facil pagar fonoaudióloga, e percebo que só gaguejo em certas estações do ano,sofro muito com isso por toda vez que foi falar com alguem, penso em que falar, na minha mente eu falo normal, mas quando vou falar, vvixi, trava tudo,, como arrumarei uma namorada, como terei amigos que gostam de mim, tenho amigos, que falam comigo, mas sei que eles pensam ao contrário de mim, um dia ainda serei muito rico, terei um carrão, e uma mulher linda do meu lado, se Deus quiser, podem me ajudar com dicas, aqui mesmo no blog? obrigado

Mandika disse...

Oi me chamo Alice e tenho 12 anos,como minha mãe diz passo por uma fase de querer muitas coisas,mas para isso preciso me comunicar,ok consigo falar com meus colegas.
Mas quando a professora chama para ler algo,começo a tremer e quando começo começo a gaguejar em alguma palavras e principlamente as que tem o "R",e como consigo parar de gaguejar e me sentir confiante ?

Anônimo disse...

ola meu nome é andre tenho 44 anos e desde os 7 me lembro de gaguejar ha 4 anos me recomendaram um afono em sao paulo em moema e posso afirmar que me ajudou muito, a minha gagueira melhorou , e eu estou muito melhor agora faço fono só uma vez por semana , e nem me lembro quando foi a ultima vez que gaguejei o nome dela e renata busch se ajudar alguem

Fraan disse...

Nossa,me identifico com muitos aqui.Meu nome é Fran e tenho 17 anos.Além de ser tímida ,sou gaga,mas são só alguns dias que fico assim,tem dias que falo normal,e que nem me lembro que sou gaga,acho que é algo psicológico.Sai da escola no 1° ano do ensino médio justamente pra não ter que passar por apresentações,as pessoas me perguntam por que sai,mas tenho vergonha de dizer o porque,vão me achar idiota,mas não é,é realmente muito dificil,tenho medo que mesmo que as pessoas não zombem de mim na hora pra que não me deixem em uma situação constrangedora,eu acho que devem falar por trás do meu problema.Não saio de casa,sou meio que anti-social,e as pessoas acham que sou esnobe,porque evito falar,e pra evitar falar acabo fechando a cara,pra que as pessoas não sintam vontade de vir falar comigo,tenho vontade de cumprimentar as pessoas,e ser simpatica com elas,mas sei que se eu fizer isso,vão querer bater papo,e além da timidez vem a gagueira,sem contar que trabalho em uma loja com minha mãe,e hoje mesmo eu estou com muito dificuldade de falar,os clientes ,me perguntam os preços,e eu sei o preço pra falar na hora,mas não sai,então fico enrolando,acrescento palavras que não teria necessidade de falar,só pra dar uma continuidade na fala.Sei que posso perder muitas oportunidades na minha vida por causa disso,é um caso sério e bastante complicado,vou tentar treinar algumas dicas aqui,e espero muito melhorar.Boa Sorte pra mim,e pra todos nós!
beijos ;*

emanoele disse...

Boa noite,tudo bom?me chamo Emanoele tenho 18 anos e amais ou menos 3 anos eu fiquei gaga ,pelo simples fato de ter um amigo que gageijava e eu achava bonito comecei a imitar e não conseguir para mais e uma das piores coias é quando alguem pergunta meu nome pra eu falar tenho que fazer aquele parada respirar e depois tentar falar é orrivel ,não guento mais ,o que posso fazer pra diminuir com essa gageira??obrigada

Anônimo disse...

Bom emanoele isso é pra você aprender que com isso não se brinca mais certeza que vc tem chances de curar essa gagueira ja eu, não tem como pq meu Pai Primas e Mãe são gagos.

Cristiane disse...

Ola .. Me chamo Cristiane e tenho 26 anos ... bom sou gaga desde meus 5 anos, meus pais brigavam muito de atacar copos e pratos um no outro , e desde esse dia nao falava mais nem uma palavra. Minha mae me levou ate o psicologo e ao fonodiologa... Resumindo desde meus 7 anos sou gaga e isso atrapalha muito minha vida na hora de fazer uma entrevista de emprego, na hora de apresentar um trabalho de faculdade na frente da sala toda ou ate msm quando preciso passar alguns simples dados como meu nome e ate meu telefone ... Sempre sofri com isso e espero que um dia achem uma cura para a gagueira ...
Um abraço a todos ....

Unknown disse...

Oi, tenho dificuldade pra me comunicar (um pouco gago) e gostaria de ajuda profissional. Gostaria que você me indicasse algum fonoaudiólogo ou psicólogo em Florianópolis. Obrigado pela atenção, um abraço, Guilherme

Wladimir Damasceno disse...

Guilherme, não conheço fonoaudiólogo ou psicólogo em Florianópolis. Mas acredito que vc deva fazer uma pesquisa e descobrir quem está capacitado para tratar pessoas que gaguejam. Tem uma postagem aqui neste blog, na coluna "Visite Também" que dá algumas orientações sobre como contratar uma fonoaudióloga.
Abraços.

Anônimo disse...

Olá, essa é a minha primeira tentativa de descobrir o porque dos meus problemas. Não sou gago, mas tenho dificuldades de me expressar, as palavras parecem sumir da minha memória e daí fico tentando achá-las "é..é..é...". as vezes os nomes das pessoas e lugares ou coisas me fogem, os assuntos são esquecidos. As vezes isso piora quando sou questionado ou quando estou na frente de certas pessoas. Isso as vezes me intimida, e aí, minhas palavras são fracionadas. O que seria isso doutor? As vezes procuro memorizar o assunto para não "gaguejar". Já percebi que algumas pessoas também são assim. Você poderia me ajudar?

abr.
Romero

Wladimir Damasceno disse...

Romero,
Precisamos conversar um pouco mais. Escreva para mim: wladimirdamasceno@gmail.com

Anônimo disse...

oi meu nome é Pablo e eu sou gago desde quando eu nasci eu odeio isso ja fiz tratamento melhorou so que depois continuou de novo como eu me livro disso em meu msn:
paitovinicius@hotmail.com

Flávio de Jesus disse...

Ola me chamo Flávio tenho 20 anos sou muito gago mesmo, segundo a minha mãe começei a gaguejar qndo tinha 10 anos imitando um tio meu...
OBS: Derão-me uma dica, só não sei se isso pega, Tenho um prof. de código de estrada segundo ele tambem foi gago e terão-lhe uma receita para passar a beber "agua com alho pisado".... esto a seguir a dica dele a 2 dias, só espero que resulte. Obrigado

Anônimo disse...

Gente, prefiro não me identificar,
mas sou um adolescente que infelizmente também sou Gago, sim eu sei que sou gago, mas poucas pessoas sabem que sou gago, consigo driblar com facilidade a gagueira apenas com o pensamento positivo, pode parecer estranho mas é simples, tem dias que me esqueço que sou Gago mas tem dias também que gaguejo MUITO, mas consigo com facilidade DRIBLAR a gagueira substituindo as palavras a tempo.
É um esforço a mais que tenho que fazer todos os dias mas sinto que a cada dia que passa estou melhorando.
Portanto nunca deixem de acreditar, persevere e lute contra a gagueira, ela é forte? sim e você é mais forte ainda, fale com si mesmo e diga que pode e vai vencer a gagueira. Apenas sou determinado ^^ asduiahsudh

ABRAÇOS E MELHORAS A TODOS

Anônimo disse...

Wladimir meus parabéns pelo blog, muitas pessoas assim como eu se sentem avontade para desabafar e aprender umas com as outras sobre esse problema.
Venho falar de uma experiência que tive para ajudar vc em suas pesquisas e aos demais sobre o assunto.
Acredito que a gagueira realmente tenha fator psicológico associado, pois um dia logo após eu acordar; resolvi gravar um vídeo falando sobre mim, coisas que gosto,etc. E eu estava meio sonolento, nada me vinha a cabeça a não ser o que eu realmente tinha pra falar e acreditem se quiserem, não gaguejei uma palavra sequer, nem ao menos dei pausas prolongadas. Ao ver aquilo quase chorei de emoção. Ou seja, tudo aconteceu muito expontâneo assim como os fluentes falam. E algum tempo depois foi só eu lembrar do maldito problema que comecei a gaguejar novamente. Enfim, espero que isso de alguma forma nos ajude a entender mais sobre esse problema, um abraço a todos.

Marcelo,20 anos.

Anônimo disse...

Olá galera! estava sem sono e lendo este blog percebi que encontrei pessoas iguais a mim. Meu nome é Natal e gostaria de contar um pouco sobre mim. Tenho 23 anos sou gago que me lembro desde meus 10 anos +ou- tem dias que estou melhor,outros a gagueira se manifesta de tal forma que para mim é horrível! Me sinto muitas vezes sem força de enfrentar a vida.
Estou no primeiro módulo de Téc. em Radiologia e para mim tem sido muito difícil as provas práticas, na hora que entro na sala de aula e começo a falar são as horas mais dolorosas da minha vida, tenho vontade de debater assuntos que entendo mas não consigo me expressar, na minha mente é os pensamentos de cobrança, tristeza, desanimo, inferioridade que pairam a todo o momento me fazendo vir a menos.Já pensei em desistir de estudar mas eu sei que tenho que ter forças e elas vêem de Deus porque eu não tenho, Olho para oportunidades que perco por causa da gagueira e muito me sinto inútil, preciso muito de ajuda. Quase não falo sobre este assunto com meus familiares mas aqui encontrei pessoas que me entendem...Obrigado a Todos vcs que lerem meu depoimento me sinto aliviado. Moro em Atibaia-SP se alguém souber de uma fono especialista no assunto por perto por favor me avise.Agradeço a Todos!(natalfilho@hotmail.com)msn.

Anônimo disse...

achei bom d+ essa abordagem sobre a gagueira;sou gaga mas nem sempre q falo alguns tropessos em certas palavras me levam a procurar a maneira mais absurda d me esconder,penso muito antes de falar e isso me faz sentir q sou carta fora do baralho quando estou cm algumas pessoas conversando é péssimo!me indentifiquei d+ com alguns dos comentários,vou começar minha faculdade de administração e já penso como apresentar trabalhos e entre outras coisas(aliás administração é uma das palavras q eu tenho horror de falar pois gaguejo)! valeu !e que DEUS nos ajude a procurarmos ajuda para nos sentirmos melhor!!!!!!

nelson disse...

olá, meu nome é Nelson moro em uberlandia, tenho 16 anos, sou gago em ponto de travar, faço esforço, mais a palavra so sai daqui 2 minutos e de vez enquanto repete as palavras. Isso me prejudica emocionalmente, parece um cadeia. Tenho dificuldades em me relacionar com amigos, familia, desconhecidos. Eu to acostumado a ser excluido da minha vida social. Não faço parte dessa sociedade, acho q vou ser esmagado pelo tempo.
email: nelson336@yahoo.com.br

nelson disse...

olá, meu nome é Nelson tenho 16 anos, sou gago em ponto de travar, faço esforço, mais a palavra so sai daqui 2 minutos e de vez enquanto repete as palavras. Isso me prejudica emocionalmente, parece um cadeia. Tenho dificuldades em me relacionar com amigos, familia, desconhecidos. Eu to acostumado a ser excluido da minha vida social. Não faço parte dessa sociedade, acho q vou ser esmagado pelo tempo. email: nelson336@yahoo.com.br

Unknown disse...

Ola,tenho 14 anos e tenho muita dificuldades de gaguejar,tem vez que a minha professora pedi para mim ler,eu naum consigo.Tenho uma prima que fica mi imitando,odeio isso,as vezes me da vontade de chorar.Eu sofro um tipo de preconceito e isso mim faz ficar triste,me da ate vontade de morre e atrapalha muito nos estudos,nas provas oral e etc.Quero muito para de gaguejar é o meu sonho =(

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Nayara Cristina, tenho 15 anos e sou gaga, como todos aqui.
Tenho este problema desde dos 6, 7 anos de idade. Já fui numa fonoaudióloga e ela disse que eu tinha problemas psicológicos e isso prejudicava minha fala.
Então, começei a ir numa psicóloga.
Fui uns 3 meses só. Ela também não pode me ajudar. A psicóloga disse que meu problema era a timidez.
Mas o mais estranho é que, mesmo com aquelas pessoas que não tenho vergonha, como minha mãe, eu gaguejo e muito. Não consigo falar nem uma palavra sem gaguejar.
Minha mãe até perde a paciência comigo. É triste!!
Na escola, eu sofro muito com isso.
Eu adoro ler, mas quando as professoras pedem pra eu ler, eu começo a tremer e não sai nada, e quando sai, só gaguejo. Perco o ar e me dá vontade de chorar.
Quando os trabalhos são de grupos, eu sempre gosto d liderar, mas me acho incapaz para isso, porque não consigo expor minhas ideias, não consigo me comunicar direito.
Já percebi que quando eu penso antes de falar, sai tudo errado, só gaguejo. E quando eu falo sem pensar, sai perfeito. Por quê?
Até pra falar meu segundo nome é difícil -> Cristina.
Tenho dificuldades ao falar palavras que começam com CR,CH,GR,GL,QU,P,PR,R.....
Eu sou muito nervosa e perfeccionista também, isso pode influenciar na minha fala??
Por eu ser perfeccionista, me cobro muito na hora de falar, e sempre me decepciono...
Faço de tudo para esconder e disfarçar esse meu problema. Mas não dá, é só abrir a boca pra falar e começo a gaguejar...
Prefiro mil vezes escrever do que falar. Quando escrevo me expresso bem, mas pra falar....só Deus!
Fico muito triste por não conseguir falar direito.
Me acho incapaz d fazer tudo, por causa dessa gagueira.
Me sinto inferior a todo mundo por isso...
Penso: "E quando eu me casar, tiver meus filhos, vou continuar a falar dessa forma? Vou continuar a passar por ridícula? (É isso que imagino quando as pessoas me veem gaguejando e é isso que minha mãe me falou esses dias. Que eu sou ridícula!)"

Pra ese problema tem solução??
'Como eu sonho me ver livre disso!

Até mais.

Anônimo disse...

Nayara Cristina, me identifiquei muito com seu depoimento, passe seu msn pra gente conversar.

nelson disse...

oi

meu problema e assim tenho dificuldade para falar, me dar uma falta de ar, ai não sai nehuma palavra, custa sair. Na escola eu sou o "excluido" fico em um canto sem conversar com ngm.Em trabalaho de grupo eu sofro, sou praticamente inutil. Teve um dia que não arrumei grupo em um trabalho de filosofia sobre a escola que valia 10 pts e pior que qualquer grupo me cabia. Ninguem lembrou que eu existo, eu segurei as lagrimas para não chorar. Fiquei sem grupo e perde 10 pontos, o professor não tava nem ai para min. Mais ainda passei em filosofia com 67 pontos. > Meus amigos ops conhecidos marcaram de ir todo mundo na churrascaria dia 6 de novembro em nem me chamou e o pior que joga na cara pq eu ver conversando q dia ia na churrascaria em voz normal eu ver convidando todo mundo. >> Em um trabalho de portugues sobre o livro Iaia Garcia que a professora me colocou no grupo eu fikei na parte de explicar o resumo do livro (sintese) eu le o livro dps ainda le o resumo varias vezes, eu sabia a historia do conto na ponta da minha lingua so que quando eu fui na frente e ver aquele monte de gente olhando pra min, fiquei paralisado, eu forçava a voz e n sai nada, eu ficava com falta de ar, e fiquei so com a nota do trabalho e zero na apresentação. alem de prejudicar e atrapalhar o grupo. >> eu tenho relogio ai quando alguem pergunta as horas eu chego a correr, agora eu não uso mais no braço ou fica na mochila ou dentro do bolso. >> isso foi algumas das experiencias desagradaveis q eu vivir
Eu n converso com ngm, nem com familiares.

psicologico ?
msn: antoniolataliza@hotmail.com

Nayara Cristina disse...

Anônimo, me adiciona aí...
na_yaracris2009@hotmail.com

Preciso mesmo conversasr com uma pessoa q tem o mesmo problema q eu!

Aguardo...

Anônimo disse...

Oi, sou gaga desde de quando eu botei aparelho ortodontico ( tinha 9 anos ) no começo eu gaguejava muito, mais teve uma epoca que eu botei na minha cabeça, e repitia muitas vezes no dia que eu ia parar de gaguejar, e eu fiquei quase 1 ano sem gaguejar. Mais assim, do nada voltou. Nunca fui aquela gaga descontrolada, sempre gaguejei pouco, em algumas palavras. Quando vou ler algo em publico fico nessa de tentar trocar a palavra pra não pagar um mico, e isso é muito chato. Hoje tenho 13 anos, já pedi pra minha mãe pra mim levar em um fono mais ela diz que não precisa pois não sou gaga. Tentei falar com meu pai, e como ele é muito religioso diz que isso é capeta ( KKKKKKK ) mais enfim, queria saber se tem como parar de gaguejar sem fono?

Nayara Cristina disse...

Nelson, é exatamente isso q acontece comigo. Mas ninguém me exclui, eu mesma me excluo, por vergonha de ser reconhecida como gaga.
Se vc quiser pode me adicionar no msn pra gente conversar....
na_yaracris2009@hotmail.com

E os demais também, se quiserem, podem me adicionar!

Té +

Anônimo disse...

Bem tenho 13 anos.
Até a 5ª série,eu gaguejava mas tranqüilo.
Na segunda semana de aula a professora de português chamou um por um para ler um texto.A professora falou com minha mãe,o ano inteiro não precisei ler absolutamente nada.
No ano seguinte ( 2010 ) peguei uma professora que obrigava os alunos a ler.
minha mãe conversou com ela,mas não resolveu muito.
Quando preciso ler fico nervosa,meu coração dispara,fico tremendo.
Mas na verdade não sou gaga,muitas vezes consigo falar fluente mente.
Mas quando "tranco" a fala fico envergonhada e com medo de rirem de mim.Vou começar a fazer tratamento esse ano ( 2011 )

Anônimo disse...

oi tenho 16 anos ,tenho as vezes dificuldade ate de falar meu nome ,eu queria saber como faço para ñ gaguejar mais

marcio lima de oliveira disse...

boa noite pessoal e realmente muito lamentavel as nossas situaçao eu mim chamo marcio tenho 23 anos e trabalho com informatica a um certo tempo tempo eu falava muito bem mais passei a imitar um gago que morava aqui na minha rua eu brincava muito com ele e nessas bricadeiras eu o imitava muito bem entao passando algun tempo eu comecei a gagejar e a minha situaçao e diferente eu so gagejo quando eu estou nervoso ou quando falo com alguem importante e pessoal para mim isso he muito triste eu fico todos os dias mim perguntando sera que isso foi um castigo mais era so brincadeiras espero um dia conceguir um tratamento para isso deixo o meu contato para alguem que possa mim ajudar na indicaçao de um especialista meu msn e marcioadventure@hotmail.com obrigado a todos e boa sorte

vanderlei disse...

Wladimir boa noite, tudo bem add vc no msn. me ajude

Wladimir Damasceno disse...

Vanderlei, entre em contato pelo email wladimirdamasceno@gmail.com

Abraços

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Marcus, tenho 19 anos. Possuo dificuldade para falar desde quando eu estava no ensino fundamental, antigamente eu vivia normalmente como qualquer outra criança com amigos e tal, ia fazer trabalhos em grupo, mas fui percebendo certa dificuldade em me expressar principalmente quando era para fazer um seminário ou qualquer outra atividade que precisasse falar em publico.
Com o passar dos anos isso foi piorando e eu acabei me afastando de todos os meus colegas, talvez por vergonha ou medo de me expressar. Quando terminei o ensino fundamental eu até que levei boas lembranças, mas continuei me afastando até terminar o primeiro grau e mudar de escola.
Bem, no ensino médio a coisa ficou feia, eu tava na adolescência e acabei me isolando na sala de aula e novamente me recusando a fazer seminários que logicamente prejudicava as minhas notas, o sentimento era de angustia por não conseguir me expressar da maneira que eu queria e as vezes querer falar alguma coisa da qual eu tinha conhecimento.
Finalmente com 18 anos eu terminei o segundo grau, mesmo sendo um pouco gago eu até estava bem, mas sempre evitando contato social e falar o menos possível seja qual fosse a ocasião, MAS eu tinha que arrumar um emprego e começar uma faculdade e consequentemente falar..
Resumindo, eu fiquei um ano parado sem trabalhar ou estudar, mas agora meus pais estão me pressionando para conseguir um emprego e seguir com minha vida, a questão é: eles pensam que eu sou normal, apenas um pouco tímido, e eu não tenho coragem de me abrir com eles e falar do meu problema.
Sendo assim aparecem vagas pra eu trabalhar em telemarketing e eu sempre digo que prefiro um trabalho mais "operacional"
A minha atual posição é essa "Se correr o bixo pega e se ficar o bixo come" e o tempo não para, logo vou estar com 20 anos e sem uma profissão.
Bem, isso foi mais um desabafo e vejo que tem muito mais pessoas nessa situação ou pior =(
Boa sorte a todos.

Autor disse...

Olá, me chamo Rodrigo. hum...quando criança falava normalmente (até 6 anos), quando comecei a andar com um amigo de rua que era gago comecei a gaguejar também. Isso já me atrapalhou muito, muito mesmo, hoje em dia não me atrapalha tanto, mas ainda é um incomodo grande.
Sinto dificuldade pra pronunciar algumas palavras que começam com 'pi', 'tr', 'v' as vezes, enfim é um incomodo nem tanto social, mas pessoal mesmo que acaba impedindo que me comunique melhor, que eu fale bem, que conte piadas enfim...É triste!

Abraços, até mais.

Amanda disse...

bom, eu me chamo Amanda tenho 20 anos e o meu caso é um pouco diferente dos demais depoimentos abordados, quando eu falo em algumas palavras não sei o porque mais eu gagueijo, não sou gaga faz pouco tempo que isso está acontecendo comigo, isso está acontecendo frequêntemente com pessoas conhecidas e também desconhecidas eu gostaria de saber o porquê?

Wladimir Damasceno disse...

Amanda,
Mais significativo do que saber o porquê é não associar isso a algo negativo. Se você não sofre por gaguejar, não se incomode com algumas eventuais gaguejadas que estejam ocorrendo há pouco tempo.

jonhtany disse...

oi meu nome e jonhtany e meu probema e que toda vez que eu vou apresenta um trabalho eu travo nao consigo fala espero que vc possa me ajuda eu sofro muito com isso sao mais de 10anos e tenho 14anos....

jonhtany disse...

oi neu nome e jonhtany e sofro do problema gagueira quando vou apresta um trabalho eu travo e nao consigo fala por favor me ajude so tenho 14 anos pesso que me ajude !!!!!!

AMANDA disse...

BOM, SOU EU NOVAMENTE A AMANDA, GOSTEI MUITO DO SEU PONTO DE VISTA, MAS O PROBLEMA É QUE SOU PROFESSORA E AS VEZES MEUS ALUNOS PERCEBEM, O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR, FAVOR ME DER UMA SOLUÇÃO OU UMA DICA!

Wladimir Damasceno disse...

Amanda, realizei algumas mudanças na postagem. Releia-a. Pode ser que sirva como alguma dica.
Para seu caso específico, diga para os seus alunos que vc gagueja. Não há nada de errado em gaguejar. Não há nada de errado em eles perceberem. Porém, se esse for o seu pensamento, aí sim vai ser errado.
Prepare o conteúdo da sua aula e deixe a forma da sua fala para lá. Não se apegue a ela.

Anônimo disse...

oi,eu me chamo cícero tenho 13 anos,tenho ploblema na hora de falar,e quero uma solução para essa causa,porque quando eu fico nervoso eu começo a gagueijar.
As vezes eu sofro bulling,mas eu ñ dou a minima pos eu ñ me envergonho de ser gago,com isso os meus amigos já colocou um apelido de "gaguinho",eles me chamam assim eles já até esqueçeram o meu outro apelido...
Com isso quero saber qual o motivo que eu gaguejo quando eu fico nervoso;as vezes eu tento me acalmar mas não consigo.
obrigado pela a atenção depois eu volto para ver minha resposta.

Wladimir Damasceno disse...

Oi Cícero, vc quer saber pq vc gagueja. Parte da resposta vc já deu. Emoções são possíveis de interferir na fluência de fala. Como você disse, quando vc fica nervoso, vc gagueja.

Outra coisa que ocorre na gagueira é que quanto mais não queremos gaguejar, mais gaguejamos. Permitir-se gaguejar e não se preocupar com a forma de falar, faz com que a fluência apareça. Descubra que não há mal algum em gaguejar. Diga para as pessoas que você pode gaguejar. E vc pode mesmo! Não há nada de errado em gaguejar.

Quanto mais você se permitir gaguejar, mais confiante ficará também para falar. A gagueira deixará de ser algo a ser evitado e será apenas uma manifestação possível de sua fala.

Qualquer coisa escreva para mim: wladimirdamasceno@gmail.com

Mylena Tavares disse...

Oi, meu nome é Sabrina, tenho 17 anos. Quando era criança gagueja, e muito.Fiz tratamento com fonoaudióloga e nada resolvia.Mas com o tempo, mais ou menos a partir dos meus 13 fui parando. Hoje, gaguejo bem menos,algumas palavras que comecem com pr,tr,br etc, não consigo dizer, e as vezes forço os olhos para poder sair aquela palavra.O que faço?Também várias vezes falo tão bem que me surpreendo.. Não entendo o que acontece.Isso é muito ruim, tenho evrgonha dos amigos, do meu namorado e até dos meus pais por isso.Me ajudem!Beijos,que Deus abençõe.

forte disse...

Boa tarde! chamo - me Thiago Franklin. Sofro de disfluência na fala - Gagueira desde 11 anos de idade, creio que a causa seja emocional( repressão na infância)e também por conviver c/ um tio gago. Entretanto apesar das dificuldades sempre fui em frete, em busca dos meus projetos. só quem é gago sabe quais as dificuldades a serem superadas. hoje tenho 31 anos e sou Advogado militante. Quero dizer que ainda passo por dificuldades e que encontrei nesse blog um amparo. Oportunidade em que agradeço ao mentor do blog Wladimir. Obrigado de coração.
Caso queiram partilhar informações, dicas e ou experiências segue meu MSN só pesso que se identifique dizendo que é do blog.
thiagofranklin80@hotmail.com
ABRAÇOS !!

amanda disse...

ola meu nome é amanda eu tenho um filho de 2 anos e meio e não gaguejava, mais a uns 2 meses atras tem gaguejado bastante queria uma ajuda para ajuda-lo a parar.

Wladimir Damasceno disse...

Amanda, escreva para meu email: wladimirdamasceno@gmail.com

_narah_ disse...

oie, me chamo sayonara tenho 16 anos e desde dos meus 2 anos eu gaguejo, começei a fazer fono esse ano. eu já sofri bastante com esse problema a pior coisa é apresentar trabalhos na sala de aula eu começo a gaguejar dai eu acabo ficando nervosa me sinto uma inutil. mas com esse blog, pude ver que nos podemos fazer algo para melhorar é só querer e correr atras do seus objetivos, graças a Deus eu estou começando a entender um pouco mais sobre a gagueira com a ajuda da minha fono, q esta sendo uma ótima amiga e orientadora.

Anônimo disse...

Boa noite, me nome é J. sou de Bocaina -SP sou gago desde criança,não muito, minha mãe também tinha problemas da fala.
Acho que herdei isso dela, qdo fico tenso ou ansiado gaguejo, últimamente, tenho tido dificuldade com a respiração e isso está dificultando o falar de certas palavras até para pronunciar meu nome as vezes fica difícil, parece que contrai o estômago. Gostaria de encontrar ajuda, tenho 44 anos e trabalho, lido c/ o público, isso me dificulta um pouco, mas, só na hora em que "puxo" o ar. Tem algum exercício de respiração que ajude ?

Anônimo disse...

Eaw Gente...
Meu nome é Thiago, Tenho 19 anos e a uns 4 anos atras venho tendo esse problema com a a fala...
As vezes bate o nervosismo mesmo, e não sai nada do que estou querendo falar, quando estou falando com um colega meu e etc.. não soou muito de gaguejar, mas qdo preciso falar em publico apresentar algum trabalho mesmo no comeco gaguejo mas depois pego auto confiança em mim msmo... acho q o pior de nos gagos é a falta de auto-estima e auto-confiança em nos mesmos, agente se preocupa mto com que a pessoa que esta nos vendo vai achar disso e tal... Se Deus quise ainda esse ano irei procurar uma ajuda e diminuir um pouco minha gagueira..
Obrigado aew galera

Anônimo disse...

Olá, eu sou Caio, e tenho 14 anos, farei 15 a menos de 1 mês.
Me indentifiquei com muitos problemas aqui, no telefone quando vou falar Alo eu começo a gaguejar também, quando vou ler, quando converso. mas diferente de muitos que acham que seja alto estima, eu acho que seja nas cordas vocais.
Por que eu ja experimentei falar sussurando e eu consigo falar e ler normalmente e falo a palavra alo, e a minha gagueira é em algumas palavras, alias com algumas letras, por exemplo o B, o C, o A eu não tenho problema pra falar, tipo, sempre que eu vou falar algo com B como Bem, sai normal, mas quando eu coloco essa palavra em uma frase eu acabo gaguejando.
será que o problema ser nas cordas está correto? existe algum modo de concertar isso?

Bruno disse...

Olá! muito legal o site, me atentei a ler alguns comentários e em muitos deparei-me de frente com minha realidade. sou formado em agronomia e hoje estou em minha segunda graduação, curso medicina. Tenho várias dúvidas a cerca do assunto, e só agora me despertou a pesquisar sobre. Desde a minha infância até os dias atuais não foi nada fácil ,talvez por comodismo, falta de informação ou instrução dos pais, ou por achar que era assim mesmo e não tivesse tratamento. O fato é que sofri muito preconceito, hoje lido melhor com isso. Minha pior dificuldade sempre foi nas apresentações de seminário na faculdade, nossa... como é difícil, hoje desenvolvi algumas técnicas que me facilitam na oratória. Sou um gago de várias intensidades ao longo do dia, variando com a pessoa a se comunicar, de maneira formal ou descontraída e do nervosismo. Enfim, pretendo logo procurar tratamento e obter melhoras significativas dessa disfunção, que me aflige a tanto tempo. Pretendo também estudar mais sobre o assunto e em um futuro próximo, no campo da medicina, contribuir com ciência e mais informação à aqueles que da GAGUEIRA sofrem.
Se alguem tiver interesse em discutir o assunto, deixe um recado que eu deixarei o meu email.
Obrigado,

Anônimo disse...

Mt bom esse espaco , bom eu gagueja mt na infancia , hoje em dia me controlo muito e gaguejo muito pouco , tem dias q nem gaguejo , gaguejo mas qd fico nervoso ,o que eu faco para nao gaguejar e respirar antes de falar , falar normalmente sem nervosismo, na paz . O ruim e qd tem entrevista de emprego em grupo e pede para cada um se aprensentar e horrivel , os profissionais de emprego(chefe) tem q saber q nao e pq tem pessoas q sao aggas q elas sao incapaz de exercer tal profissao , podem ser mttt melhores q qualquer uma pessoa ! lembrando q mts pessoas nao sao verdadeiras na entrevistas de emprego e depois contratam e veem q sao diferentes daquele dia da apresentacao . Estou aqui pq estou quase a 1 ano sem emprego e acho q e pq fico nervoso e gaguejo nas entrevitas, mas para se trabalahr tem q ter competencia de exercer um bom trabalho e nao pela gaguera , isso e preconceito tb ! e nossas chances de vencer na vida ! bem q podia existir direito para pessoas q sao agags e timidas ao trabalho! direito a todos desde q exercam a funcao plena. abracos a todos , tenho 28 anos e me chamo fabricio

Anônimo disse...

ola bom dia,
vendo todos este comentários me identifico com todos e orrivel gaguejar. espero um dia todos nos consiga a para, para isso precisa de muito esforço nossa mas com a graça de deus esse dia chegara para todos nos.
14 setembro 2011.

Anônimo disse...

Boa Tarde
Meu nome é Camila e sou secretaria, e o meu problema é atender telefones, do nada começo a gaguejar parece que to até com medo de fala com a pessoa, mas pessoalmente falo normal num tenho problemas e é só toca o telefone começo, mesmo quando eu que ligo faço isso, até anoto o q eu eu tenho que falar pra não começa a gagueja e memso assim faço...
O que eu devo fazer??

Anônimo disse...

Bom primeiramente queria dizer que vivo na mesma situação que muitos aqui nestes comentarios. Tenho 17 anos, sou gago e estudo em uma escola onde a presença da fala e da comunicação é essencial e cobrada. Me vejo em uma sala onde todos possuem uma dialetica invejavel e quando é minha vez de falar, é simplesmente terrivel. Muitos associam ao medo, outros a insegurança, mas poucos sabem que nós, temos mais coragem que muitas pessoas, pois olhando por um outro lado, estamos aki, enfrentando o problema e principalmente vivendo. Já me influencio na mnha vida pessoal também: perdi amigos, entrei em situações que poderiam ter sido diferentes se eu conseguisse falar, perdi namoradas e fui motivo de piada.
Já cai também, já pensei em desistir e tudo mais. Ja fiz tratamento e de nada adiantou. Porém gosto de olhar as coisas pelo outro lado. Diante de um mundo cão, no qual para alguns as coisas vem facil e rapido, para nós, tudo é mais sofrido e mais suado. Mas se ficarmos escondidos ou com medo de nos expressarmos, de nada adianta. Como resolver? Não é simples, nunca se resolverá, essa é a realidade. Porém essa é a carta que nós temos. Cabe a nós decidirmos, se ficaremos escondidos e com medo de nos expressar ou se daremos a cara a tapa e ganharemos nosso lugar ao sol. Sim, nós temos força, não devemos nada a ninguém. Que se dane o que a outra pessoa pensara de vc ou da sua gagueira.
Largar tudo ou pensar negativamente de nada adianta. Acreditar em vc assim como vc cre em sua religião ou algo do tipo é essencial. Sim, nós merecemos, somos vencedores, temos algo que poucos têm e estamos aki agora, vivendo.
Foque em sua respiração, assopre as palavras, deixe que saiam com o seu sopro, isso ajuda. E mantenha sua mente limpa, vazia. Quando estiver falando, principalmente em público, fale para você, esqueça os outros. No momento em que vc abre a boca, já é melhor que eles por estar falando. E abra um grande sorriso diante das maiores dificuldades, pois além de amenizar o stress e a tensão, é uma luz em qualquer escuridão.
Amanha terei defesa de TCC no meu colegio, talvez tudo de errado e todos riam, mas tudo bem, ja passei e ouvi coisas que muitos deles não aguentariam. Vencerei, assim como cada um que tem esperança. Já estamos calejados. Sofremos, mas estamos vivos. Acredite.
"Todos caem, mas só os fracos permanecem no chão" (Bob Marley)

Anônimo disse...

olá gente sou diego , tenho 18 anos , nossa isso e terrivel querer falar e não da conta , querer algo e não poder ainda mais palavras com silabas tonicas (PROPRIEDADE), trabalha em uma empresa , gaguejo pouco , mais todos figem que não nota , e o pior onde tou exige muita comunicação , mais nos dias a dias vou levando , erros em poucas palavras , mais uma vez fui levar um recado para o encarregado da manutenção gaguejei feio , estava todos na cantina, cheguei com auta confiaça e na hora de falar saiu nadaaaaa, alis saiu mais enrosquei numa palavra que fique paralisado,todos olharam meios diferente , o pior de tudo que ali tinha gente que não sabia que eu era , dia horrivel para mim , acredito em deus ele cura qualquer hum , um dia minha hora vai chegar!!!

Anônimo disse...

obrigado, pelos conselhos acredito que isso me ajudará, de forma significativa.
obrigado

John disse...

Olá Eu mim chamo John Lennon tenho 18 anos. Eu Falo rápido e as vezes eu gaguejo. Fiquem assim, por que imitava um amigo quando eu tinha 13 anos. Agora tô assim.

Anônimo disse...

Oi pessoal! Li o comentário de todos vcs... e vou dizer uma coisa fui gago, depois fui meio gago e hoje quase não gagueijo mais, mas mesmo assim ainda me considero gago. Sei como acabar com a gagueira, e sei como melhorar a fala pra melhor, isso é como a aprender a respirar, eu garanto. Me chamem de Mengue. Eu falo hoje percebendo cada palavra e faço disso uma arte, assim como Demostenes fez, sendo este o maior orador de todos os tempos que se acreditou ser gago.
A gagueira não é física, mas sim é psicológica, simple e puramente, basta praticar exercicios certos de voz e saber que falar é apenas expressar o que vem do pensamento.

Anônimo disse...

Olá a todos, meu nome é Vitor tenho 20 anos convivo com esse problema desde criança. Passei por vários momentos constrangedores na escola como apresentar trabalhos, falar meu próprio nome para a turma; por várias vezes evitei apresentar perdendo até notas. Desanimei de começar uma faculdade por esse motivo.
Em uma ocasião fui apresentar um trabalho de geografia, fiquei muito nervoso e não saiu nada!Você já sabe o que aconteceu: vexame. Isso ficou no meu psicológico e a partir daí nunca tive coragem de apresentar trabalho algum. Sempre que eu iria a uma escola nova tinha aquela tensão de ter que me apresentar; geralmente os professores e colegas não entendiam acabando por fazer comentários infelizes. Já fui a três fonoaudiólogas e uma psicóloga, mas por minha irresponsabilidade nunca prossegui com o tratamento. Ultimamente tenho me desabafado com algumas pessoas que me deram bons conselhos, espero que com a ajuda de DEUS eu consiga minimizar a gagueira, conseguir crescer profissionalmente fazendo um curso superior e ser feliz. adrianov.1999@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá a todos, meu nome é Vitor tenho 20 anos convivo com esse problema desde criança. Passei por vários momentos constrangedores na escola como apresentar trabalhos, falar meu próprio nome para a turma; por várias vezes evitei apresentar perdendo até notas. Desanimei de começar uma faculdade por esse motivo.
Em uma ocasião fui apresentar um trabalho de geografia, fiquei muito nervoso e não saiu nada!Você já sabe o que aconteceu: vexame. Isso ficou no meu psicológico e a partir daí nunca tive coragem de apresentar trabalho algum. Sempre que eu iria a uma escola nova tinha aquela tensão de ter que me apresentar; geralmente os professores e colegas não entendiam acabando por fazer comentários infelizes. Já fui a três fonoaudiólogas e uma psicóloga, mas por minha irresponsabilidade nunca prossegui com o tratamento. Ultimamente tenho me desabafado com algumas pessoas que me deram bons conselhos, espero que com a ajuda de DEUS eu consiga minimizar a gagueira, conseguir crescer profissionalmente fazendo um curso superior e ser feliz. adrianov.1999@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou o Marcelo e tenho 13 anos .
Eu li muitos comentários... até chorei de os ver...
Tenho esse problema.. mas nem tanto o meu problema .
Gagueijo nas palavras exemplo: treze , trinta.. como o comentáiro abaixo:
Nas outras palavras nem tanto.. nem consigo dizer a minha idade :( é muito chato muito mesmo.

Boas pessoal sou o filipe10,
Tambem sou gago. dias em que tou melhor.. outros pior..
Sinto vergonha de falar as vezes com amigos sobre assuntos que domino..

minhas dificuldades sao no R.. exemplo TRES, TRINTA, E MUITAS MAIS
Alguem me da dicas para este problema?

Anônimo disse...

Eu sou gago também tenho medo de pergunta algo a minha professora com medo de gaguejar não tenho muitos amigos também por ser gago ninguem da minha escola sabe que eu so gago pq eu nao converso muito com medo de alguem rir de mim isso me dexa muito constrangido as vezes quando eu estou conversando com alguem quando eu vejo que vou gaguejar eu faço que esqueço e finjo que penso ai depois eu falo e isso mi dexa muito constrangido queria acabar com essa gagueira =/

Anônimo disse...

olá também sou gaga, desde os meus 10 anos mais ou menos. só gaguejo quando estou nervosa ou seja na escola quando é seminarios ou leituras, e me irrito quando as pessoas riem de mim. e penso que eles riem porque não são eles que passam por tantos problemas devido a gagueira. mas lendo esses depimentos me sentir alegre pois afinal não sou a unica a gaga. e hoje não me importo com os outros e sim comigo e o que posso fazer por mim. bjs pra todos e bye.

Mácio Paulo /Juninho disse...

Oi gente, meu nome é Márcio e tenho 13 anos, quando eu tinha uns 11, 12 anos, eu gaguejava, mas era muito pouco, e no ano passado(2011) foi que a coisa ficou séria, já frequentei 3 fonodiólogas, parei por um tempo, e depois voltei dnv. Na escola, quando eu to com uma duvida, não pergunto não, e quando eu chego em casa fico tentando encontrar a resposta pra essa dúvida da escola, e não encontro pq nada é como um professor né... já acabei me dando mal nas provas muitas vezes por isso, me identifiquei com todos os comentários e chorei em alguns, é muito difícil, pq quando vc gagueja, te olham com pena, teve uma vez que eu tava falando no telefone, e minha mãe tava perto e eu gaguejei ela olha e diz "eiiita..." como se vc fosse errado, como se fosse culpa sua, EU NÃO PEDI PRA GAGUEJAR!! eu me pergunto, pq comigo? todo mundo fala normal, menos eu... meus amigos sabem q eu gaguejo e nem ligam muito, pq com eles eu não me reprimo e tal, mas minha família não sabe como lidar com isso, e muitas vezes dizem q eu não sou um menino ativo, q gosta de conversar com as pessoas, pq prefiro ficar sozinho e tal, mas não é isso, é q eu tenho vergonha de mim mesmo, quando vou numa padaria, supermercado e falo algo e gaguejo, as pessoas ficam me olhando... dá vontande de sair correndo e chorando, isso é muito difícil, todo mundo fala q pior se eu fosse cego, surdo, mudo etc. mas não sabem o quanto isso é ruim e o quanto isso mexe com a gente, só sabe, quem sofre. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Oi gente! Eu também sou, começei com 6 anos de idade, agora tenho 17, sinto que melhorei muito, mais ainda dou umas travadas, e não gosto de falar no telefone e lendo o comentário de vocês sei exatamente como se sentem. Eu quero muito fazer piscologia, mais quando penso que vou ser uma piscologa Gaga fico me perguntando se vai dar certo :/ Oq voces acham? Abraços.

Anônimo disse...

oei tbm sou gaga desde que eu me conheço por gente eu gaguejo
é muito dificil conviver com esse problema tenho medo de me expressar
sou muito timida.

mas eu coloquei nas mãos de DEUS!!!

e tomei uma decisão vou enfrentar meu medo
vou falar sem me constranger e vou crer que serei curada!!
abraços a todos!!

Anônimo disse...

oi td bem sou gago nao me lembro quando começou isso,mais lembrou e q eu quando tinha meus 8 anos de idade eu vir uma pessoa mantando a outra a pedrada e nao conseguia falar nem correr nao fazia nada a parte da ir
eu começei a gaguejar...eu tenho vergonha pela minha gagueira mais isso eu to conseguindo controla com uns 2 ano atraz nao to ligando mais pelo o q os outros falar.mais muita vezes eu quero dar uma opiniao e nao concigo eu tenho q ficar calado.eu tenho tiu q sao gago pior do q eu mais e quando eu começou a falar com ele eu gaguejo mais.quando eu to gaguejando as veia da minha garganta da pra parecer pela força q eu coloco mais eu nao falou palavra errada eu canto pra caramba.hoje eu tenho 20 anos e quero q alguem me ajude quais sao os tratamento q posso fazer ou q alguem me fale mais ou menor por que a minha gagueira?sera q foi o medo ou foi o DNA DO MEU TIU OU AVô?

Anônimo disse...

oi td bem sou gago nao me lembro quando começou isso,mais lembrou e q eu quando tinha meus 8 anos de idade eu vir uma pessoa mantando a outra a pedrada e nao conseguia falar nem correr nao fazia nada a parte da ir
eu começei a gaguejar...eu tenho vergonha pela minha gagueira mais isso eu to conseguindo controla com uns 2 ano atraz nao to ligando mais pelo o q os outros falar.mais muita vezes eu quero dar uma opiniao e nao concigo eu tenho q ficar calado.eu tenho tiu q sao gago pior do q eu mais e quando eu começou a falar com ele eu gaguejo mais.quando eu to gaguejando as veia da minha garganta da pra parecer pela força q eu coloco mais eu nao falou palavra errada eu canto pra caramba.hoje eu tenho 20 anos e quero q alguem me ajude quais sao os tratamento q posso fazer ou q alguem me fale mais ou menor por que a minha gagueira?sera q foi o medo ou foi o DNA DO MEU TIU OU AVô?

Felipe 28 disse...

Olá, meu nome é Felipe, tenho 17 anos e NÃO sou gago. Mas ás vezes quando estou falando, sinto dificuldade em pronunciar palavras iniciadas com VOGAIS, principalmente a vogal A. Por exemplo: "Estou com saudades, um A A A A A Abraço" ás vezes a letra A nem sai... fica querendo sair, mas eu sei que se sair eu vou gaguejar. Procuro sinônimos para preencher essas palavras. Mas queria poder falar fluentemente as vogais assim como qualquer outra letra sem ter medo de errar intende? Ah, e também a palavra "Tudo" parece que eu quero falar mas não sai... fico fazendo força pra falar "tttttudo bem?" e ás vezes sai "turo bem?" sahusahu'
sei lá... axo ke é psicológico. Quase num falo muito com as pessoas, porque tenho medo de me atrapalhar e gagejar nesses momentos. E quanto mais medo eu tenho, mais travo nessas partes.

POR FAVOR SE ALGUÉM TEM ALGUMA DICA PARA ESSE TIPO DE PROBLEMA, me mande um email >>>

felipetambosi@hotmail.com

Obrigado, e fiquem com Deus!

Anônimo disse...

ola, tenho 25 anos sou gago, e ao contrario de um comentario da Flor, a minha gagueira nao cessa na presença de estranhos, pelo contrario aumenta...

Unknown disse...

Olá pessoal,meu nome é Junior tenho 21 anos trabalho como promotor de venda em uma empresa de eletro muito conhecida nacionalmente e estou com dificuldade para exercer minha função na mesma, pois tenho um contato muito grande com clientes e preciso de uma boa dicção para atender e minha gagueira me prejudica muito, tenho medo das reuniões da empresa, entrevista de emprego, já passei vergonha em publico por conta disso, já tenho um certo trauma em relação a isso, mas o bom é que sinto que falo muito rápido e isso ocasiona a gagueira.Queria algumas dicas de como vencer esse mal que está me prejudicando muito.

Att:

Unknown disse...

Oii .. Meu Nome é Jefferson,não sou diferente (se é que ser gago é uma "Doença") sou gago também e estou aqui por que este é um espaço nosso, sabemos o quanto é difícil ser oque somos. Pois bem tenho 19 atualmente,Solteiro e sim, já sofri e ainda sofro por esta "Deficiência Vocal". Fica aquie meus agradeçimentos por você ter me dado espaço meu msn se alguém queira contato.: cavalcantejb@hotmail.com . Um forte abraço e até mais!.

Anônimo disse...

olá meu nome é joel tenho 22 anos e tambem sofro com esse problema de gagueira, o engraçado é quando eu falo com alguem que eu não conheço me sinto mais confiante e não gaguejo , mas quando estou entre amigos ou familiares sou gago pra caramba, me escondo e não dou muito minhas opiniões quando é necessariaspor conta da gagueira... agora que li alguns comentarios vou tentar ser mais tranquilo ao me expressar e voltar a falar fluentimente... sou vitorioso por ter a certeza que vou falar pra vocês que uma dia vou estar curado... obrigado pelos conselhos ... a formula é: ter auto estima... boa tarde

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome e Kevin , tenho 16 anos fiquei gago quando eu era pequeno eu vi um programa algumas pessoas gaguejando e quis imitar eles e ate hoje eu sou assim na escola eu sou calado mal falo com meus amigos e também não ganho ponto nenhum em Participação em sala de aula por que não interajo com meu professor com medo de gaguejar e todos rirem de mim por causa disso sou muito isolado deixo de fazer amizade por causa disso deixo de sair também e muito difícil arruma uma namorada.
fico em casa no meu quarto pensando oque eu vo fazer da vida
faço fono a quase 1 ano mas ainda não surtio efeito acho que por que dei uma relaxada mas agora eu vou focar mais
eu quero viver minha vida mas essa gagueira não dexa eu expressar meu sentimentos e opiniões
teve um tempo que eu queria se mata por causa disso
por eu tava sofrendo mas ninguém me dava atenção ate que minha vô me levou para morar com ela ai e por isso que tou fazendo fono por causa dela que se preocupa comigo e mim entende sabe

Bom acho que já falei de mais desculpa so estava desabafando
algo que tava preso aqui dentro.

Vlw pessoal belo site

Unknown disse...

Meu Deus Achei gente quinem eu,mas ja estou desistindo.
Sou gago 10 anos e tenho 18.
Nunca achei alguem q soubesse curar essa desgrça de gagueira q torna minha vida num inferno.
Sou silas mateus< GAGO e su su su pli pli co co que alguem diga algo pra me animar.

Unknown disse...

Olá Pessoal Sou Renata estudante de Psicologia tenho 21 anos, e como pude perceber não estou só nesta causa, também sofro de gagueira e isso é muito constrangedor para mim, me sinto uma incapaz, frustrada e uma mistura de sentimentos deprimentes. Comecei a gaguejar com uns 17 anos e não entendo o porque disso, sempre gaguejo quando estou com pessoas intimas não sei o que acontece eu começo a me apavorar quando estou conversando com elas, fico nervosa e pronto me atrapalho por inteira acabo gaguejando e me dá um branco e acabo não completando o que eu estava falando, e isso acaba com o meu dia me sinto uma derrotada. Quando falo com pessoas de fora (desconhecida) parece que tudo vai bem e me sinto melhor até, mais sempre trabalhando com o meu cérebro treinando ele pra eu não gaguejar e não fazer feio, sempre tentando passar uma boa impressão da minha pessoa (isso tudo é muito dificil fico tensa o tempo todo). Tenho dificuldades em pronunciar algumas palavras, ou seja, essas palavras tem pessoas que eu pronuncio normalmente mais tem outras que não consigo, mais penso que essa dificuldade é devido ao nervosismo ansiedade.. Uma DICAAA que dou pra vocês que sofrem disso como eu, relaxarem, procurar a não antecipar os momentos, o que vai falar em tal encontro, reunião etc.. agir espontaneamente sem pensar na gagueira isso é muito dificil pois estamos condicionados automaticamente a pensar na gagueira, mais nada como treinar para superar tudo isso, vamos procurar a tentar não gaguejar com as pessoas intimas, todo dia tire pelo menos uma meia hora e faça um relaxamento com a respiração isso ajuda muito: 1° deita-se na cama ou no chão como achar melhor com a barriga pra cima, coloca um livro sobre a barriga e respira fundo e levemente sentindo o livro subindo e descendo conforme a respiração isso ajuda muito para quem tem problemas com nervosismo e penso que a gagueira engloba em nervosismo,e ansiedade. Bom pessoal espero ter ajudado vocês, e procurem uma Fono que eu também vou fazer isso, não quero sofrer com gagueira o resto da vida, parece que agente deixa de viver momentos por medo de falar e se expressar isso esta me fazendo muito Mau. Obrigada a todos!!!

Anônimo disse...

Eu sou a Kethelin tenho 16 anos Sou Gaga desde que eu nasci,minha mãe fala é pq engoli sujeira no parto,eu não acredito,eu me sinto mal quando gaguejo mais só com pessoas estranhas,porque na familia nao gaguejo.As pessoas acham que sou timida na minha sala,mais evito falar para nao gaguejar,eu odeio esse problema tenho vontade de me matar,ai porque justo comigo apareceu isso,pq fi castigada,tem hora que não aguento,odeio falar com pessoas que nao conheço enrrolo tudo fico tão envergonhada que nunca mais quero ver a pessoa na minha vida,preciso de ajuda urgente. Me add no face Facebook.com/KethelinChristine

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 258   Recentes› Mais recentes»