06 agosto 2006

Dica para parar de gaguejar

Meu nome é Wladimir Damasceno, sou Fonoaudiólogo especializado no tratamento da gagueira. Ultimamente estou mais dedicado ao Instagram Espaço Bom Falante (link aqui). Para mais informações pode entrar em contato comigo no instagram ou no email wladimirdamasceno@gmail.com (realizo atendimentos no modo à distância) Em 21 de março de 2022.
Postagem original:

Recentemente, uma visitante deste blog deixou o comentário abaixo. Por questões de privacidade, vou trocar seu nome.



"Oi me chamo Flor tenho 25 anos e tenho problema na fala, sou gaga, não muito, mas em algumas palavras, não sei porque mas quanto mais íntima de uma pessoa eu sou, mais eu gaguejo. Não era gaga quando criança. Não sei quando começou, não me recordo, mas minha mãe diz que foi devido eu ficar imitado uma prima que era gaga...podem me dar alguma dica pra eu parar de gaguejar".

Flor, desculpe-me talvez decepcioná-la, mas não existe "dica" para este intuito de suas palavras. Não há lâmpada mágica que com o esfregar das mãos sairá um gênio, que possamos fazer três pedidos. Dentre estes estaria, com certeza(!), o "quero falar fluentemente", "Plim!". Pronto! Todos os males estariam resolvidos. Eu também procurei por muito tempo o gênio da lâmpada, não o encontrei. Porém, descobri um universo muito interessante que envolve a gagueira. Com o qual pude melhorar em muitos aspectos a minha fala. Só abrindo um parêntese, para você perceber o quanto é possível melhorar. No Grupo Gagueira, diante de uma polêmica que ali surgiu, um colega pediu que eu parasse de me esconder por detrás da internet e ligasse para ele para "resolvermos esta discussão". Não deixei esta oportunidade passar. Liguei para ele. Logo, nas minhas primeiras palavras ele surpreso perguntou-me: "Bah! mas você não era gago?!" Fecha parênteses. Esta melhora eu não consegui sozinho e nem foi fácil. Freqüentei durante um ano e um mês uma fonoaudióloga especilizada no trato da gagueira. Se fosse em outros tempos eu não teria coragem de nem ligar para aquele colega e muito menos teria falado bem.

Flor, ao ler seu comentário, identifico algumas coisas que eu também possuía. Você relatou que além de gaguejar em "algumas palavras" também gagueja mais dependendo do grau de intimidade que tem com o interlocutor. Quando você diz "algumas palavras", isso parece demonstrar que você sabe em quais palavras gagueja. Penso que isso deva ser muito doloroso, pois toda vez que você identifica tais palavras em seu discurso começa uma tentativa frenética para trocá-las. Esse é um aspecto 
interessante na gagueira: ao substituir uma "palavra difícil" por outra "fácil", resolvemos um problema de fala com a própria fala. Deixamos de falar uma palavra, para falar outra. A capacidade está presente! É um modo de falar mais complexo do que o dos falantes típicos, mas o objetivo de falar é alcançado. Falar gaguejando é mais complexo do que falar sem gaguejar. Logo, o falante gago é muito competente.


O mesmo ocorre quando você fala com as pessoas "mais íntimas". Qual a diferença entre um íntimo e um desconhecido quando nos referimos ao ato de falar? Deveria ser nenhuma, mas para você, o fato de uma pessoa ser íntima provoca mais dificuldade. Com ela deve surgir algum "alarme de perigo" e a confiança em você, enquanto falante, se perde. O fato da pessoa saber que você gagueja, talvez seja esse o seu "alarme de perigo", produz algum efeito em você que prejudica sua fala. Com um desconhecido o efeito não é o mesmo, já que ele não sabe que você gagueja.


Tudo gira em torno do medo de gaguejar e as crenças são criadas: tal palavra, com tal pessoa, em tal situação... O "alarme de perigo" não ajuda em nada. Ele só existe porque gaguejar foi associado a algo errado desde a infância. Falar tornou-se uma experiência desagradável, mas gaguejar pode ganhar um outro olhar. O medo, de um modo geral, tem a função de nos proteger, de garantir a nossa integridade. O medo de gaguejar não nos protege, só atrapalha.



Comece a pensar diferente! Conheça o modo como você funciona para falar: suas crenças, seus pensamentos. Perceba que tudo que você faz para não gaguejar não adianta. Provoca mais gagueira. O que prejudica a sua fluência é a antecipação da gagueira, pelo medo de gaguejar. Quando isso não ocorre a fala pode sair muito mais fácil. Comunique-se positivamente com você. Capacidade você tem.  Não se torture, nem se cobre. Não negue a gagueira, assuma. Diga para seu ouvinte: "não se preocupe com a forma da minha fala e sim com o conteúdo da minha mensagem". Você vai ter mais confiança em você enquanto falante. Se gaguejar, dê um sorriso. O sorriso é transformador.

258 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 258 de 258
Anônimo disse...

Olá, meu nome é Mirela tenho 15 anos e sou gaga faz uns 4 ou 5 anos. É muito constrangedor não pode apresentar um bom trabalho de seminário na escola, ás vezes os professores e os alunos não entendem o seu problema e zombam da sua cara e voce acaba ficando com notas baixas. Tenho medo de ligar pra alguém, passar informação e etc, tenho medo que eu gagueje e eu sempre invento alguma desculpa. ás vezes deixo de participar de algum evento por causa da gagueira. :(
Nunca procurei um Fono, porque tenho vergonha de falar pros meus pais, pq eu nao gaguejo na frente deles entao pra eles sou uma pessoa de fala normal. o que eu mais procuro é Deus e pedir pra ele tirar esse mal de mim, todos os dias eu peço. Se algum de voces tem esse problema e tem vergonha de procurar um fono procure a Deus tb, ele vai te ajudar.

Carmelita disse...

Bom, meu nome é Ana, tenho 20 anos e sou gaga desde que eu me entendo por gente, eu acho. No momento sou estagiária administrativa e estou prestes a perder meu emprego! Estou arrasada porque não é a primeira vez que essa deficiencia me impede de fazer algo que eu quero.
Eu trabalho basicamente ao telefone, fazendo ligações para clientes, oferendos propostas ...E ainda que eu esteja me esforçando muito, as vzs parece que nao adianta!!! Consigo disfarçar bem, mas em alguma vezes é impossivel! Me sinto mal, me sinto uma inútil, falar é algo tão fácil, porque preciso ter essa dificuldade toda? Não acho justo, sabe!? Eu me odeio por ser assim. Já abri mão de várias oportunidades de emprego por causa disso, já desisti do sonho de ser professora por causa disso, já passei humilhações por causa disso...
Sofro muito com isso, já passei por momentos horriveis e ainda passo.
Faço curso tecnico em Administração e tenho milhões de apresentações pelo decorrer do curso... Por sorte, até hoje todas foram em grupo e eu consigo arrumar sempre uma desculpa pra não falar nada.. só seguro o cartaz, ou passo o slide.. e isso é frustante!
Eu sou uma pessoa comunicativa e adoro falar, mas eu evito, prefiro ficar quieta.
As vezes em rodinha de colegas, enquanto todos comentam um assunto que eu gosto ou quando quero tbm comentar minha esperiencia em algum acontecimento por exemplo, ...eu prefiro me calar e só ouvir. Não quero passar vergonha. Não quero passar pela frustação de nao conseguir me expressar!!

E agora pra me deixar pior, estou prestes a perder meu estágio... Não consigo parecer firme e confiante, e são coisas que minha função exige MUITO na fala. :\
Eu desisto! Não sei mais oque fazer!
EU ME ODEIO.

Anônimo disse...

Boa noite a todos
Me chamo Roberto sou de Campinas, casado, 57 anos, e desde criança sofro com problemas na fala, as vezes as palavras enrosca e fica dificil sair, em diversas ocasiões me escondia com medo de falar.Mas sempre tive comigo uma força enorme que esse problema não poderia ser maior que minha vontade. Na minha vida fui ate vendedor...rsrsrs, sabia que tinha problema, mas enfrentava-os de frente, nada ia me vencer.
Hj mais vivido adquiri um certo controle na fala. Me condicionei a falar devagar, articulando bem o maxilar para as palavras sairem de forma correta, e ao mesmo tempo alternando os sons das sílabas, desta forma consigo me comunicar quase que perfeitamente. Hj sou professor e possso dizer que meus alunos sentem muito prazer nas minhas aulas.
Espero que essas dicas possam ajudar.
deiixo meu e-mail para contatos, jrobertopeixoto51@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola tenho 17 anos, não sou muito gago mas sou.
Vou contar a minha história rsrs'
Eu era muito gago muito mesmo, ai passado o tempo eu fui melhorando e graças a Deus eu estou bem melhor do que eu era antes. Mas ainda mim sinto um inútil, ainda falo gaguejando, e o impressionante é quando eu faço uma leitura por incrível que pareça eu não gaguejo uma palavra ai eu mim pergunto Porque eu não gaguejo lendo? Ai quando eu vou explicar alguma coisa, como fazer uma apresentação de algum trabalho na escola eu gaguejo muito.... é horrível os meus colegas fazem piadinhas na sala de aula, ai eu mim sinto um lixo como se eu não fosse nada...è muito ruim ser gago. Eu pretendo fazer faculdade depois uma Universidade então isso tudo é 90% de comunicação. Eu vou procurar uma Fonoaudióloga para mim ajudar espero que mim ajude .... e Desejo que isso suma das nossa vidas essa deficiência que atrapalha nossos sonhos, nossa comunicação com o mundo então é isso, foi muito bom desabafar aki até Logo... MELHORAS PRA GENTE#

Anônimo disse...

Eu tenho esse mesmo Problema sou Gago tb . tenho 29 anos
acho que tenho a solução como melhorar ..
e so vc esquecer que vc e gago e tb sempre mudar as palavras antes de falar . sempre achar palavras facil . nao sei
porque mais quando eu bebu algum tipo de bebida alcoólica paro de gaguejar trabalho como vendedor de rua enta um vivo da minha fala. e quando eu fumo tb paro de gaguejar relaxo mais
meu e mail natalkurticao@hotmail.com

Anônimo disse...

poxa olhando esses depoimentos declaro que fiquei surpreso,pois não me acho gago mais as vezes minha voz engancha,o que mais me atrapalha e minha timidez,e meu nervosismo quando estou exposto tipo tendo que apresentar seminários etc...
sou aluno do curso de sistema de informação e e uma dificuldade também para mim.espero um dia alcançarmos a cura da nossa falta de fluência.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Sara , tenho 14 anos ,estudo faço curso ..
Eee vejo que não é só eu que tenho esse problema de gagueira , sempre deixo de fazer apresentações com medo de riem de mim , com medo de errar na minha fala , me confundo muito com as palavras tiro c,g,h,k e q ..
De todas palavras que falo , por exemplo "casa" eu entendo assim , mais não é assim que as pessoas ouvem ..
Eu deixo de dizer coisas pra não ter que repeti várias e várias vezes , eu era bem pior quando pequena , mais graças a deus to melhorando ...
é muito ruim você dizer alguma coisa e ter que repetir várias e várias vezes , mesmo sabendo que as pessoas não vão entender ...

Anônimo disse...

deve esperar pelo menos dois segundos e respirar bem fundo e falar como se voce estivesse falandocom a sua irma ou parente que voce nao conhece

Anônimo disse...

Tambem passei por isso elbio1717@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Galera. Eu tenho 25 anos e também tenho este pequeno problema que afeta tanto a vida da gente. sou acadêmico de arquitetura e realmente vendo toas as histórias que vcs passam eu passo. as vezes posso ter assuntos inteligentes, posso ensinar alguém com minha visão. as vezes quero encantar uma linda mulher com um elogio mas me falo por ter medo de gaguejar, entre outras coisas como seminários da faculdade. meu corpo quer explicar para a classe, mas minha mente por medo faz eu ficar quieto me sentindo um inútil diante de todos os outros me olhando. eu tenho mil coisas para falar sobre o que passo com minha gagueira. isso me atrapalha muito. eu só queria e quero melhorar eliminar este mal que me acompanha desde pequeno... Boa sorte para todos nós que sofremos desse pequeno problema. vlw Galera

aquitemtudo disse...

BOM DIA HUMBERTO , NÃO TENHA MEDO DE PROCURAR UM ESPECIALISTA NO COMEÇO E MEIO CONSTRANGEDOR , MAIS DEPOIS VC VAI VENDO QUE TUDO E POSSÍVEL PARA UM GAGO. TENHO 31 ANOS SOU CASADO E ESTOU EM TRATAMENTO COM UMA FONOAUDIÓLOGA E UMA PSICOLOGA .BOM D+++ SABER QUE POSSO MUDAR MINHA VIDA!!!!

aquitemtudo disse...

BOM DIA MEU AMIGO, TAMBÉM ME CHAMO CLEITON, SEU CASO E MUITO PARECIDO COM O MEU 1 COISA QUE VC VAI FAZER : CONTAR ESSE SOFRIMENTO PARA OS SEUS PAIS,2 PROCURAR UMA FONOAUDIOLOGISTA ( VAI TRATAR SUA GAGUEIRA JUNTO COM UM PSICÓLOGO) , VC VAI VER COMO VAI TE FAZER BEM. TENHO 31 ANOS SOU CASADO E FAÇO TRATAMENTO E ESTOU MUITOOOOOO!!!!KKKKK FELIZ,FICA COM DEUS NÃO CARREGUE ESSE PROBLEMA POR MAIS TEMPO VAI SER FELIZ.

aquitemtudo disse...

BOM DIA ME CHAMO CLEITON, SEU CASO E MUITO PARECIDO COM O MEU 1 COISA QUE VC VAI FAZER : CONTAR ESSE SOFRIMENTO PARA VC MESMO DIZENDO QUE NÃO ACEITA ESSA SITUAÇÃO,2 PROCURAR UM FONOAUDIOLOGISTA ( VAI TRATAR SUA GAGUEIRA JUNTO COM UM PSICÓLOGO) , VC VAI VER COMO VAI TE FAZER BEM. TENHO 31 ANOS SOU CASADO E FAÇO TRATAMENTO E ESTOU MUITOOOOOO!!!!KKKKK FELIZ,FICA COM DEUS NÃO CARREGUE ESSE PROBLEMA POR MAIS TEMPO VAI SER FELIZ.

aquitemtudo disse...

BOM DIA ME CHAMO CLEITON, SEU CASO E MUITO PARECIDO COM O MEU 1 COISA QUE VC VAI FAZER : CONTAR ESSE SOFRIMENTO PARA VC MESMO DIZENDO QUE NÃO ACEITA ESSA SITUAÇÃO,2 PROCURAR UM FONOAUDIOLOGISTA ( VAI TRATAR SUA GAGUEIRA JUNTO COM UM PSICÓLOGO) , VC VAI VER COMO VAI TE FAZER BEM. TENHO 31 ANOS SOU CASADO E FAÇO TRATAMENTO E ESTOU MUITOOOOOO!!!!KKKKK FELIZ,FICA COM DEUS NÃO CARREGUE ESSE PROBLEMA POR MAIS TEMPO VAI SER FELIZ.

Anônimo disse...

oi meu nome é dum tenho um filho e derepente ele começou a gagueja como e o q devo fazer pra para????

Wladimir Damasceno disse...

Dum, escreva para o meu email wladimirdamasceno@gmail.com

Anônimo disse...

oi sou wevverson tenho 13 anos tambem tenho esse plobema,desde 4 anos eu dismaiei e quando acordei gago sofri muito na escola mas algums amigos ja me entedem mas algumas pessoas estranhas me imitam eu fico tao com vergonha,sou evagelico... e na igreja todos meus amigos tambem me entedem graças a deus...SE ALGUEM TEM ALGUMA DICA PRA ME DIZER E SO MADAR UMA SOLITACAO PELO FACE MEU NOME É WEVVERSON COSTA....me ajude contra esse plobema..

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Dayse, tenho 20 anos, e desde criança comecei a gaguejar. Apenas gaguejo quando falo alguma palavra que contenha "c, g, k, q." Eu me sinto incomodada não por ser diferente, mais por não conseguir me expressar, por falar algo, e de imediato riem de mim, eu sei que isso não é porque quero, mais fico com receio de me apresentar em publico, e de me aproximar de pessoas novas, por receio que elas achem graça também. Eu sinceramente, adoraria falar certo, como todo mundo :/

Anônimo disse...

Olá tenho 18 anos e sou gago também como vocês kkk, faço faculdade e essa limitação é bem ruim, por que eu sou muito extrovertido e em seminários o grupo sempre me escala para falar, mas eu tenho muito medo de gaguejar e a sala ficar rindo de mim, té porque eu não assumo que sou gago por vergonha. Fiz fono quando criança, mas não adiantou nada, tento falar devagar mas parece que não adianta nada, bah :/ Me sinto mal, um inútil, entendo o sentimento de vocês, de se sentir incapaz .. logo pra falar que é uma coisa tão simples :/.. faço viradas na batera 8/4 em sextina e não consigo explicar alguma coisa pra ninguém :/ tenso é pedir informação kkkk parece que seu corpo trava de propósito, é realmente frustante kkkk to desabafando aqui com vocês galera kkk pq sei como é .. Lí relatos de pessoas que falaram que tem dificuldade de conseguir namoradas, namorados, a minha dica é o seguinte, quem te ama te aceita do jeito que você é, ainda to pensativo pois nunca falei pra minha namorada que sou gago kkkk por incrível que parece não gaguejo com ela.. foda :/ , e é tenso por que gaguejamos por que já achamos que vamos gaguejar, achei super importante o que alguns falaram, que falar espontaneamente ajuda, vou praticar isso, e outra dica, quem puder compre um metrônomo, treinar a fala compassadamente ajuda, já tentei e meio que deu certo kkkk menos com essa limitação galera, pesquisem no google pessoas importantes na história que eram gagas, vc vai se surpreender, é isso aí, sem depressão vamos ser feliz õ/ gago ou não kkkkkk e lembre-se que há tratamento! tamujuntooo abraço, quem quiser falar comigo meu email do yahoo ae : lucasnorx@yahoo.com.br fuui

Regina disse...

oi,sou Regina,tenho 20 anos.Gostaria de compartilhar tambem minha história de desfluencia.Li que vc superou a gagueira,e gostaria que me desse dicas para combater o problema.Li muito sobre o assunto e especialistas dizem que é um problema do mecanismo do cérebro,pode até ser,mas o que provocou isso acredito que seja a insegurança que te fez se deixar levar e seu cérebro se acostumou e se acomodou a falar de tal modo.Tem a ver também com os sentimentos,o medo faz seu coração acelerar e alguma coisa faz seu mecanismo de fala travar ou repetir silabas...bem penso muita coisa.Gostaria que indicasse as pessoas q participam do blog um livro em pdf q encontrei http://www.stutteringhelp.org/sites/default/files/selftherapy_portuguese.pdf
vem me ajudando muito.
Enfim adorei seu blog.pretendo voltar mais vezes

Anônimo disse...

Lendo seu texto, me emocionei. Sou gaga em algumas palavras e a gagueira me tirou de alguns sonhos. Deixei uma carreira de locução, q n conseguia expressar algumas palavras, e me entristecia qdo precisava entrevistar algumas pessoas no ar e era um fracasso!!! Tirei do meu programa de radio as ligações ai vivo pelo telefone, pq telefone pra mim é um dilema , nao consigo falar, gaguejo em todas as palavras!!! Sou casada ha 11 anos, tenho uma filha de 09 ano e apesar do meu marido saber da minha gagueira, ainda assim, faço de tudo pra nao gaguejar na frente dele e n atendo nem ligo pra ninguém no telefone... Sofro c isso, principalmente qdo no meu antigo trabalho fslava sobre algum assunto e eu queria comentar tbem , mais nem sequer abria minha boca, apenas sorria. E o pior é que n tem cura pra isso! Ate qdo conviver com esse incomodo que me faz transpirar frio qdo alguem percebe? #triste Vou vivendo como consigo e sempre escondendo como posso!!!

Anônimo disse...

Eu sou Letícia tenho 13 anos e tenho problemas em fala quando vou falar com alguém eu começo a gaguejar,como faço para falar normal com alguem sem gaguejar...em casa é normal,mais na escola e em outro lugar eu começo a gaguejar.comi paro com isso?

Anônimo disse...

Ola tenho 20 anos e também sou GaGa, sofro de gagueira desde infância. Quando ei fazia o ensino médio e técnico sofre muito principalmente na hora de apresentar os seminários. Gostaria de fazer faculdade esse ano, mais tenho medo, por conta dos seminários. Fiz algumas aulas de fono, mais desiste. Vou procurar a ajuda de um psicologo. Li os comentários de vocês e achei muito interesente, gostaria que vocês me ajudasem, me dando alguns comentários e conselhos de otimismo. Agradeço arianesilva-8 @hotmail.com

Renato disse...

Gente muito reconfortante ler o comentário de vcs! Bom saber que compartilham das mesmas experiências! Me identifiquei muito nos comentáirios de vcs. Um avração a tods! Tamu junto nessa

Anônimo disse...

Jesus disse tudo é possivel ao que crê.
Jesus disse eu vou pra junto do pai, tudo quanto pedirdes em meu nome, o pai vos conceda..........Dos versículos 31 ao 37... A cura de um surdo e gago ___ De novo, se retirou das terras de Tiro e Sidom até ao mar da Galileia, através do território de Decápolis.
Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.
Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;
depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá! , que quer dizer: Abre-te!
Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.

Carlyane Silva disse...

Olá Gente 'quero q vcs saibam q me indentifiquei muito com os depoimentos de vcs todos ' Meuh Nome e Carliane Tenho 13 anos E Infelizmente Tmb sofro com a gagueira como vcs 'Desde dos Meus 7 anos de Idade começei A ter gagueira na escola pois as vezes a prof perguntava alguma coisa e euh respondia' mas gaguejava aih as crianças da minha sala zuavam muito ,isso me deixava com vergonha de falar ' na frente das pessoas Hoje atualmente e a msm coisa ' dentro de ksa meus pais me perguntans as coisa i infelizmente Naão consigo responder pq causa dessa maldita gagueira' semana que vem vai ter um seminario no colegiioo' mas to muitoh nervosa pq vale nota i tenho medo de gaguejar aii as vezes Me da vontade de Morrer Pq nao consigo falar nem Meu Nome ' qnd vou falar alguma coisa meu coração parece q vai saltar pela booca I começo a tremer' aii sai tudo errado' tem dias q euh choro ' por ter isso pq minha mae e Normal Meu pai e Normal ate minha irmã e Normal I eu Nao' as vezes Nem falo muito com as pessoas por medo de elas me perguntarem alguma coisa e sair tudo mas tudoo errado msm' qnd elas me perguntam euh tendo abreviar palavras ou dizer q ao sei ou esqueci pra fico enrrolando pra ver se elas vão logo embora' Euh amoo ler' So quee quando O Professo[a] pede pra miim ler digo q não pelo fato da minha doença' Minha mãe as vezes me chama de Inutiil' ..por conta disso' euh choro ' mas e a vrd sou msmm inutil' euh tinha um sonho de ser medica mas parece q não vai dar certo pq pra ser medica tem q fazer faculdade I na faculdade Nois alunos somos obrigados a fazer palestra I então desistiih' Minha mãe manda euh fazer alguma coisa tpp ir numa amiga dela I dar um recadoo' Aii eu pesso pra ela pra miim nao iir pq a vergonha q da de falar e tremenda' I Não aguento mas ' Eeuh sofro coom isso todos os diias pra miim converssar no telefone então ' Orriveel' Mas qnd Por Isso Prefiro escrever' Poq me expresso melhor' Na sala de aula as vezes os prof perguntam alguma coisa e ' as vezes euh sei a resposta Mas Aiih fico coom medo I prefiro Não fala' Mas Oq q mas me tortura e quando os professores Perguntam meuh nome Tp> Carliane' ñ saii nada pq Ex:Ccc fica travandooo I isso me da muito vergonha' So queria uma vez na vida Nao ter mas isso Nunka maas Mesmo' ..I Fico imaginando como vai sr quando euh Me casar Tiver filhoos' Voou continuar sendo Inutiil ridicula .. Aiin Meu Deus So queria ajuda poor favor ' se alguem quiser convrs cmg ' So Chamar Email Luh2016rio@gmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome é C e tbm sofro do mesmo problema é horrível a pessoa querer falar a palavra desejada e não conseguir, mais esse não conseguir ficou para trás, pois vou procurar um fono e creio que vou melhorar. Essa tal de gagueira é muito chato. Aconselho vcs tbm procurarem mas tbm depende dos nossos esforços, vamos pensar positivo. Tudo vai dar certo. Fiquem com Deus!

Anônimo disse...

Ok

croft disse...

Me sinto exatamente assim

croft disse...

Me sinto exatamente assim

Unknown disse...

Nossa, como pessoas tão distantes podem se parecer tanto e passar por experiências tão parecidas?
É...também sou gago, vou completar 25 anos de sofrência com essa gagueira que me pegou e não quer me largar mais.
Quando eu era criança meus pais me levaram em um fono, oque foi uma lástima. O doutor só me pedia pra repetir palavras, o que claramente qualquer pessoa gaga ou não consegue fazer. É nas situações de tensão que o bicho pega, você é abordado com uma pergunta e na hora de responder desvia o olhar tentando achar socorro em algo, por mais que saiba a resposta, o cérebro enviando continuamente a resposta em sinais para a boca, rs VAI LOGO RESPONDE!!!! É ISSO, ISSO e ISSO, e a boca se intortando toda, os olhos começam a piscar, o suor desse, o olhar se angustia não encontrando nenhuma forma de ajuda. É Cruel!!!! Já passei muito tempo com esse problema que tenho total capacitação de palestrar sobre kkkk

Unknown disse...

Olá pessoal, chega de sofrimento, ja deu !!! Faço aulas de oratória com um profissional extremamente experiente em solucionar problemas relacionados a fala e principalmente gagueira.
Como coisa boa é difícil alguém repassar, decidi tomar esta iniciativa !
Todas as aulas tenho contato com gagos, gagos em evolução e gagos curados, isso mesmo, pra quem acha que não tem cura, TEM SIM e eu provo !
qualquer coisa entrem em contato e passo mais informações, analista.logistica.senac@gmail.com

bjs a todos e dá pra reverter isso e rápido ! bjs

Alessandra disse...

Alessandra, 49 anos, sou gaguissima, disfarço minha gagueira por tras do esposo, somos de caminhada de igreja... já estou bem melhor, tento perseverar em grupos...

Anônimo disse...

Por que esta descrevendo minha vida?

Débora disse...

Ola, eu não sei bem se sou gaga ou não, é muito estrano há palavras que consigo dizer em alguns momento e ja em outros não. E não preciso estar em público ou em família. E outra eu consigo falar extremamente bem quando estou sozinha, não acontece nada.
Exemplo: Não consigo de forma alguma falar 33 em público, mas sozinha falo quantas vezes quiser e na velocidade que desejar, mas não é medo, nem nervoso apenas não consigo. E eu fico mais gaga quando estou resfriada, ai sim piora as coisas. Ou seja ha semanas que sou mais gaga, ja em outros nem gaguejo eu não sei o que acontece. Não ligo de gaguejar com meus amigos e até brinco com isso as vezes, só que ha momentos e momentos.
Ha e eu trabalho de telemarketing então preciso melhorara masiis um pouquinho.

Anônimo disse...

Sei que já tem tanto tempo essa matéria, mais me identifico exatamente como você.

Anônimo disse...

tenho este mesmo problema, as vezes quero dar minha opinião em determinado assunto que eu domino mais por medo me calo.preciso de ajuda por favor trabalho na educação.

Anônimo disse...

Olá Renato, hje , 10 anos depois desse depoimento, como vc esta com o seu problema?...Tb tenho dificuldade de me comunicar e isso me limita muito.

Cauã disse...

Ei pessoal tambem sou gago fogo sou gago em algumas palavras por exemplo problema trabalho e etc ah mais nas outras palavras eu não gaguejo

Cauã disse...

Ei pessoal tambem sou gago fogo sou gago em algumas palavras por exemplo problema trabalho e etc ah mais nas outras palavras eu não gaguejo

Unknown disse...

Olá me chamo Rodrigo tenho 33 anos e sou gago deis dos meu 02 anos de idade, minha Mãe tento
fazer um tratamento com uma fono, mas não se dedicou em mi levar em todas as consultas, observando seus comentários parece que passamos todos pela mesma turbulência, tenho a profissão de cabeleireiro e barbeiro a 15 anos, mas tenho um sonho em ser delegado!
Á 02 anos atras comecei a fazer o curso de Direito, mas tive meningite e fiquei 49 dias internado e tive que trancar a faculdade, mas graças a Deus me recuperei sem dano algum, mas a vontade de voltar a cursar o curso de direito é muito grande, mas é aonde que entra o pensamento que sou gago e não vou conseguir, mas luto todos os dias com meu coração para encarar esse desafio e vencer e se tornar um ótimo delegado.
Me comunico bem com as pessoas, mas na hora de ler em frente as pessoas parece que foge minha coragem e começo a gaguejar e começo a soar e ficar todo vermelho, por favor se alguns de vocês tem algum fono especializado me passam o contato para que eu possa vencer esse desfio.

Que Deus abençoe cada um de vocês e possamos alcançar essa vitória..

Unknown disse...

Olá me chamo Rodrigo tenho 33 anos e sou gago deis dos meu 02 anos de idade, minha Mãe tento
fazer um tratamento com uma fono, mas não se dedicou em mi levar em todas as consultas, observando seus comentários parece que passamos todos pela mesma turbulência, tenho a profissão de cabeleireiro e barbeiro a 15 anos, mas tenho um sonho em ser delegado!
Á 02 anos atras comecei a fazer o curso de Direito, mas tive meningite e fiquei 49 dias internado e tive que trancar a faculdade, mas graças a Deus me recuperei sem dano algum, mas a vontade de voltar a cursar o curso de direito é muito grande, mas é aonde que entra o pensamento que sou gago e não vou conseguir, mas luto todos os dias com meu coração para encarar esse desafio e vencer e se tornar um ótimo delegado.
Me comunico bem com as pessoas, mas na hora de ler em frente as pessoas parece que foge minha coragem e começo a gaguejar e começo a soar e ficar todo vermelho, por favor se alguns de vocês tem algum fono especializado me passam o contato para que eu possa vencer esse desfio.

Que Deus abençoe cada um de vocês e possamos alcançar essa vitória..

Unknown disse...

Olá me chamo Rodrigo tenho 33 anos e sou gago deis dos meu 02 anos de idade, minha Mãe tento
fazer um tratamento com uma fono, mas não se dedicou em mi levar em todas as consultas, observando seus comentários parece que passamos todos pela mesma turbulência, tenho a profissão de cabeleireiro e barbeiro a 15 anos, mas tenho um sonho em ser delegado!
Á 02 anos atras comecei a fazer o curso de Direito, mas tive meningite e fiquei 49 dias internado e tive que trancar a faculdade, mas graças a Deus me recuperei sem dano algum, mas a vontade de voltar a cursar o curso de direito é muito grande, mas é aonde que entra o pensamento que sou gago e não vou conseguir, mas luto todos os dias com meu coração para encarar esse desafio e vencer e se tornar um ótimo delegado.
Me comunico bem com as pessoas, mas na hora de ler em frente as pessoas parece que foge minha coragem e começo a gaguejar e começo a soar e ficar todo vermelho, por favor se alguns de vocês tem algum fono especializado me passam o contato para que eu possa vencer esse desfio.

Que Deus abençoe cada um de vocês e possamos alcançar essa vitória..

Unknown disse...

Olá me chamo Rodrigo tenho 33 anos e sou gago deis dos meu 02 anos de idade, minha Mãe tento
fazer um tratamento com uma fono, mas não se dedicou em mi levar em todas as consultas, observando seus comentários parece que passamos todos pela mesma turbulência, tenho a profissão de cabeleireiro e barbeiro a 15 anos, mas tenho um sonho em ser delegado!
Á 02 anos atras comecei a fazer o curso de Direito, mas tive meningite e fiquei 49 dias internado e tive que trancar a faculdade, mas graças a Deus me recuperei sem dano algum, mas a vontade de voltar a cursar o curso de direito é muito grande, mas é aonde que entra o pensamento que sou gago e não vou conseguir, mas luto todos os dias com meu coração para encarar esse desafio e vencer e se tornar um ótimo delegado.
Me comunico bem com as pessoas, mas na hora de ler em frente as pessoas parece que foge minha coragem e começo a gaguejar e começo a soar e ficar todo vermelho, por favor se alguns de vocês tem algum fono especializado me passam o contato para que eu possa vencer esse desfio.

Que Deus abençoe cada um de vocês e possamos alcançar essa vitória..

Paulo disse...

Ter esse problema não é coisa de outro mundo

Unknown disse...

Meu nome é marcos Meu caso é inqual o seu não muda nada Ano novo agora final do ano eu fui pra orla fui passar o réveillon lá ae foi eu e minha irmã fiquei no ponto eu e lá estávamos esperando um táxi nisso vinha um taxi fui lá saber quando era ou pra onde ele iria tal Quando eu fui tirar minhas Dúvidas com o taxista gagueijei? Muito aí ele e o passageiro ficaram rindo de mim na minha cara eu sair de perto do carro iae eu passei meu ano novo muito triste autoesma tava lá em baixo minha irmã perguntou oque eu tinha eu falei nada só tou pensativo isso foi Muito horrível pra mim eu preciso de ajuda 😭

Unknown disse...

Oi,meu nome é Victoria,no meu caso é que quando quero falar ou expressar algo, eu não consigo!como se algo prendesse e a fala nao saisse !,quero saber o por que?

Unknown disse...

Olá, meu nome é Sibelle, tenho 23 anos e sou gaga dês de criança. Minha mãe quando estava gravgrá de mim, ficou zuando meu tio gago e dizem que foi por causa disso que eu nasci gaga. Eu sofri muito na escola por causa disso,e sofro até hoje. Eu sou insegura demais, e isso me atrapalha a fazer novas amizades, arrumar um bom serviço ou até mesmo querer de fazer faculdade. Eu queria fazer fisioterapia, mas sempre que eu penso que vou ter q apresentar trabalho pra sala toda e dessa vez não vou poder faltar como fazia na escola me da um pavor sem tamanho. Eu me sinto uma inútil por não conseguir reproduzir uma palavra sem travar, as vezes até brinco cm minha situação, mas eu fico chateada comigo mesmo toda vez que eu não consigo falar uma palavra inteira sem gaguejar, e muitas das vezes eu penso em me matar por isso. Fico vendo meus irmãos falando normal e eu imaginando que eu não consigo fazer o mesmo e frustrante demais.

Anônimo disse...

Tenho 27 anos começei a gagueijar com 19 anos depois que termeinei um relacionamento depois disso só piora eu fico pior quando falo ao telefone e quando falo com parentes horrível as vezes precisa de informação na.rua já fico com medo de gaguijar uma vez estáva falando com minha mãe no.Telefone que mora em outro estado de repente fui falar uma palavra e começei a gagueijar ouvi minha irmã rindo e minha mãe com voz de risos isso mim deixou tão triste. Não sei o que faco para parar de gagueijar atrapalha em tudo na vida fazer uma entrevista de emprego e não é qualquer emprego que podemos arrumar eu mesmo não posso nada que tem que falar em telefone .

Unknown disse...

Eu também sou Gaga mais não muito só gaguejo daqui acolá mais e difícil meu pai e gago poriginal isso puxei pra ela minha gagueira e psicóloga ou nao

Unknown disse...

Eu sou gago porque meu pai também é tem cura minha gagueira ou não ela é psicologica

Bruno disse...

Pessoal a "cura" ou o total controle da gagueira está na meditação, com ela vc consegue falar de vagar, falar pausadamente durante um diálogo, vc fica tranquilo durante uma conversa, as Chances de vc gaguejar simplesmente vai embora, isso me ajudou muito isso.
Pra mim foi um experiência que valeu a pena e recomendo a todos.

Abraço.

Unknown disse...

Me vejo na mesma situação de vocês, gaguejo sempre que falo com pessoas próximas e íntimas a mim,isso me incomoda bastante porque quando falo sozinha ou pelo telefone eu não me atrapalho na fala mas, quando estou cara a cara com a pessoa eu travo,com certeza na maioria das vezes é insegurança porque quando eu assumo controle da minha fala eu consigo articular melhor minha pronúncia.isso me incomoda bastante, estou tentando melhorar mas sinceramente,controlar,meditar e organizar as palavras é cansativo pra mim.Espero que chegue o dia de eu falar sem precisar arquitetar tudo antes.

Anônima disse...

Nossa quanto comentário antigo
E só eu aqui em 2020 me identifico com quase todos
Bem que podíamos criar um grupo no WHATS APP pra nós dialogar-mos, Creio que seria a melhor Terapia, Quem concorda entra em contato.
DESEJO MELHORA PRA TODOS NÓS��

Anônima disse...

Como está hoje em dia amigo
Me identifico com vc

Alejandro disse...

Acho que todos ajudamos muito, muito de mim ajudamos alguns livros sobre gagueira e autoestima, aqui quero os livros para você, para quem quiser ver. Web corregirlatartamudez.com

Anônimo disse...

Tambem me sinto assim ,toda vez que vou falar algo sinto que minha ligua na responde ,ou so quer mecher quando quer e fosso pra falar mais gaguejo e quanse nao sai nada ,tem horas que me sufoco querendo dizer uma palavra que quer sair .Tenho vergonha de ser assim ,mais tento revelar a minha gagueira ,mais nunca consigo ,as vezes nao me acho normal ,as vezes acho que eu sou a cupada por isso ,que se eu buscasse um meio de perde ou curar minha gagueira ,nada disso estaria acontecendo .Tenho 20 ano e estudo e nao participo das aulas pois tenho vergonha de nao conseguir falar e acabo me escondendo ,sempre sentei no fundo da sala de aula ,pois na frente o professor nos pergunta as coisas e sempre me escondi .Tipo fiz com que ninguem me visse ou perguntasse nada pra mim .Desde pequena tenho esse poblema sempre sofrir com isso e nao e facil ,tem gente que fala pra mim aceita ,para com isso ,pois isso nao e nada de mais ,mais ninguem ta no meu lugar pra sentir como eu me sinto .Tenho uma ansia de me expressa mais de poder conversa ,de me comunicar com quem eu quero ,sem ter vergonha ou medo de dar errado .mais mesmo com todos esses poblemas creio que vou superar .So quero que nao demore pra isso acontecer ��

Rayka disse...

eu tenho 16 anos é tbem sou gaga fiquei gaga devido a um susto, porém de umas semana pra cá eu to piorando ao extremo, eu tento falar tô com a palavra na ponta da língua porém não consigo falar só se for sussurrando e isso tá fznd eu parar de ir p escola entre outras coisas

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 258 de 258   Recentes› Mais recentes»