25 setembro 2006

Vídeos Disfluentes

Amigos, temos mais um espaço dedicado à gagueira. É o Vídeos Disfluentes. Disponibilizarei vídeos, imagens, entre outros tipos de comunicação gráfica encontrados no You Tube, Google Vídeos ou outros sítios, que tratem da gagueira. Para isto, espero contar com a participação de todos vocês. Avisem-me (wladimirdamasceno@gmail.com) quando encontrarem algo referente à nossa área e que seja interessante de ser postado. Já postei quatro vídeos. Dêem uma olhadinha lá também.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Sr.

Tenho 22 anos, moro em Barretos - SP.

Peço socorro.
Gaguejo mais ou menos desde os 10 anos, com maior freqüência atualmente.

Tenho paradas tanto no começo quanto no meio das frases. Curiosamente, ao falar em público não gaguejo. O fato acontece também quando falo com pessoas estranhas, mas se essas pessoas estranhas tornam-se amigos, aí começo a gaguejar. E como é difícil falar ao telefone.

Descobri que falando mais alto e em tom mais grave, gaguejo menos.
Hoje pareço adolescente quando está trocando o tom de voz. Cada hora fala num tom.

Há 06 anos atrás (quando tinha 16 anos), procurei um fonoaudiólogo conceituado em minha cidade. Ele disse que o meu caso era raro e nunca tinha visto tal coisa (afinal, como que um gago iria convencer um médico do problema, se não apresentava espontaneamente o problema a ele?).
Recomendou-me seções com ele 2 vezes por semana, mas era muito caro.

O serviço público de saúde não oferece esse tratamento.

Fui convencido pelos meus pais, na época, de que isso não é nada, afinal, problemas existem somente com os outros e não com a gente.
O negócio é "pensar antes de falar" e "respirar antes de falar".

Outro fato que achei muito interessante - queria emagrecer, tenho dificuldade em perder alguns quilos - pois então, procurei um médico que me receitou os seguintes remédios ->
- FEMPROPOREX HCL 25MG
- BROMAZEPAN 2,5MG / TRIAC 220MCG / HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO 120MG

Neste caso, remédios que cortam totalmente a fome e cortam a ansiedade, deixei de gaguejar. A fala ficou perfeita. Parei de tomar os remédios, e a gagueira voltou.
Às vezes dá até vontade de tomar esses remédios tarja preta só para poder falar fluentemente com as pessoas.

Estou me formando em Direito e pretendo fazer Jornalismo (no qual sou totalmente apaixonado. Adoro política, e gostaria de me candidatar a vereador na próxima eleição?
Mas como exercer estes cargos se gaguejo?
Será que a gagueira vai ser o maior obstáculo, na qual me impeça na realização profissional e de meus sonhos...?

Tenho esperanças, que falarei fluentemente, pois, o ator Murilo Benício era gago, e hoje fala muito bem.

Peço um auxílio ao Sr. (que me dê apenas a faca e o queijo, o resto eu me viro).

Aguardo resposta.

Forte abraço

neto phs disse...

olha, infelismente eu tenho o mesmo problema desse rapaz,, tudo o que ele disse, é o meu caso tambem,, sempre quando converso com pessoas estranhas tambem é desse jeito, e eu ñ gagueijo muito sabe. pois não sei o q acontece mas tem hr que estou conversando, tipo. trava e eu tenho de disfarçar. e isso é muito chato..
muitas vezes deixo d falar com pessoas que gosto por causa disso, ou até mesmo um parente. ou seja, meus pais,. ou deixo de falar uma coisa importante..
e no colégio, deixo de argumentar com o professor, por causa disso tambem,,,
tirar minhas dúvidas, enfim tudo. isso atrapalha muito em minha vida...e eu ñ era assim. ñ sei pq aconteceu isso comigo. e eu quero reverter isso. pq ñ aguento mais ficar me escondendo das pessoas que sempre estão ao meu lado.. peço ajuda.......
espero respostas........
abraços. até ++++++

Anônimo disse...

ola amigo. Tambem tenho o mesmo problema que voce.

Amigo, voce que citou os remedios, acho que sua fala melhorou com relação ao lexotan(bromazepan), que é um tranquilizante, um ansiolitico. Realmente voce poder ter melhorado com auxilio disso. Eu uso olanzapina e citolapram, e realmente acho bem eficaz, da uma melhora de 40%. Com auxilio de tecnicas de fala, pode dobrar isso a 70% e ter uma fala bem ousada. Mas a gagueira também é um estado de espirito, há dias que está, como há dias que não está. O própio alcool, como um poco de cerveja, me deixa totalmente fluente. É engraçado, acho que ainda iremos nos surpreender muito com a medicina.

Anônimo disse...

E ai amigos ,tenho omesmo problema q vcs, sobre o post de cima eu gostaria de falar q o alcool é um inibidor do Sistema Nervosso Central ou seja tem o mesmo efeito de um ansiolitico, alem de liberar serotonina q inibe a açao da dopamina, oq facilitaria a fala porem isso acontece so por alguns minutos,logo apos o alcool ultrapassa barreira hematoencefalica ocasionando a ''perda' de tonus muscular e do controle da lingua oq dificultaria a fala.ou seja alcool e gagueira nao combinam
existem ansioliticos como a valeriane qnao é tarja preta e q nao causa dependencia fisica nem psiquica, e um medicamento antigo tirado de uma raiz q os romanos ja tomavam antes de longas batalhas para controlar a ansiedade pode ser uma alternativa,eu tomo de vez em quando, alem disso procure comer comer alimentos q contenham triptofano como chocolate,aveia etc

Amantes do Download disse...

eu estou com os mesmos problemas citados acima ,e como em todo caso me incomoda bastante principalmente na minha profiçao e to pedindo socorro , pois o serviço publico da minha cidade nao ofereçe este tipo de tratamento...
me ajude por favor meu e-mail é eckinho31@hotmail.com tambem é msn muito obrigado por ceder este espaço para pessoas com este tipo de problema.

Ana disse...

olá meu nome é Ana.
Na infancia não fui gaga e nem na adolescencia.
Tive depressão com 17 anos, tomei remedio até os 20.
Parei pq achava q estava bem.
Um ano depois começei a gaguejar muito.No telefone, com pessoas conhecidas e na faculdade entao! nem se fala nos seminarios. Ficava com muita vergonha, todo mundo olhando pra minha cara!!!!
HÁ 2 meses voltei a tomar um antidepressivo. melhorei. mas nao o suficiente. fico ansiosa com td e começo a gaguejar. o medico falou q se nao melhorasse ele iria me receitar tb um ansiolotico.

quero trocar ideias com vcs.
anaabdalla@ymail.com

Robson disse...

Estou tentando buscar um especialista pois guaguejava no tempode escola, e fiquei mais de 15 anos sem guaguejar, e agora com pastor faz 1 mese meio que estou guaguejando, não sei se existe algum tratamento, se alguem conhecer alguma clinica na Cidade de Marília por favor me comunique

Anônimo disse...

Boa noite! sou Luis tenho 17 anos e gaguejo desde bem pequeno, mas teve um certo tempo na minha vida que eu melhorei muito, mas de uns tempos pra cá... a gagueira voltou com tudo! e estou sofrendo muito, até já me peguei chorando por causa deste problema,e só quem passa por isso sabe o quanto é doloroso ser gago...
Peço desesperadamente ajuda, pois por causa deste problema, até já perdi vagas de estágio, fora as vergonhas,humilhações e zombarias que eu sofro,quem puder me ajudar o meu E-mail é: Luisandredoliveira@yahoo.com
Por favor me ajudem!!! Agradeço a todos.