19 outubro 2006

Sobre a Gagueira

Aqui em São Paulo, ganhei de presente, da amiga Eleide (Secretária da ABRA GAGUEIRA), o livro "Sobre a Gagueira" de Anelise Junqueira Bohnen (Fonoaudióloga que está no Fórum Online). É um livro de bolso muito interessante, bem baratinho, como diversas curiosidades e informação sobre a gagueira.

Para início de conversa ela levanta o assunto: "gago ou pessoa que gagueja?" Ela toma partido pela expressão pessoa que gagueja (variações e suas respectivas siglas, como por exemplo, adulto que gagueja - AQG, criança que gagueja - CQG, entre outras)
Para Anelise, ao se rotular uma pessoa, "corremos o risco de ser injustos e reducionistas". Além disso, ao "chamar uma pessoa de gago(a) significa que só se vê nela a sua dificuldade de comunicação e ignoram-se todas as suas qualidades, capacidades e habilidades".
Por outro lado, continua a autora, "quando se usa a palavra pessoa na posição inicial da expressão, enfatiza-se que é a pessoa que vem em primeiro lugar." Ser uma pessoa que gagueja permite ao indivíduo "fazer muitas coisas, além de, em alguns casos, gaguejar."

Indico o livro para todos os leitores deste blog. Não esperem a salvação para todos os males. O livro e qualquer outro estão longe disso. É apenas mais uma ferramenta para esclarecimentos e orientações tanto para a população em geral, como para as pessoas que gaguejam.

À medida que eu for lendo e considerando algo interessante para ser postado, colocarei aqui. Mas eu preciso saber se é isso mesmo que vocês querem. Comentem abaixo.

Compre-o para podermos debatê-lo com mais propriedade. De ante-mão, boa leitura!

Nenhum comentário: