09 novembro 2006

Exercícios Para Sentir o Bem Falar

Meu nome é Wladimir Damasceno, sou Fonoaudiólogo especializado no tratamento da gagueira. Ultimamente estou mais dedicado ao Instagram Espaço Bom Falante (link aqui). Para mais informações pode entrar em contato comigo no instagram ou no email wladimirdamasceno@gmail.com (realizo atendimentos no modo à distância) Em 21 de março de 2022.

No saite da Fonoaudióloga Sílvia Friedman, encontrei o exercício abaixo. Quem desejar conhecer melhor o contexto em que ele foi proposto, poderá fazê-lo na seção "Internautas . Dialogos", na conversa do dia 26 de julho de 2006.


O exercício é mais destinado para aquelas pessoas que se estranham quando estão falando fluente, pois acreditam que a gagueira se manifestará. As orientações têm como objetivo proporcionar ao falante a percepção do automatismo da fala. Como mesmo afirmou a referida fonoaudióloga, “os exercícios são para sentir o bem falar e não para falar bem”.
Vamos a eles:
“Os exercícios que valem a pena de ser feitos são:
1- perceber a presença da imagem de mau falante, ou seja, a sensação de que vai haver gagueira na fala que ainda não aconteceu e a relação dela com a produção efetiva da gagueira (exercício mental);
2- estranhar o estranhamento de si mesmo fluente (exercício mental);
3- fortalecer a fé na imagem de si fluente, apoiado na compreensão de que a fala é automática e deixando-a acontecer. Para esse último item é importante começar a sentir a fala, enquanto você fala. Sentir, assim como você pode sentir neste momento tuas pernas, teus pés, o contato da roupa com o corpo...
Falar lentamente, como uma brincadeira voluntária, pode ser um meio para desenvolver a capacidade para sentir a fala como processo automático, ou seja, como movimentos que vão se sucedendo uns aos outros sem que saibamos como.
Outra estratégia pode ser dublar a fala de alguém. Isso pode ser feito em frente ao televisor. Simplesmente escute atentamente o que o falante diz e trate de fazer os movimentos para falar, ao mesmo tempo que ele(a), só que sem voz. Imediatamente você começará a perceber o automático da fala.” Sílvia Friedman.

23 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Wladimir!
Fico muito contente quando leio seus textos e vejo a sua disponibilidade em compartilhar sua experiência de sucesso com os amigos e internautas.
Com certeza, uma luz que brilha imensamente, iluminando os caminhos de muitos .
Um grande abraço
Mariângela

isaac yves disse...

boa noite
meu nome é isaac yves.
eu queria saber o que eu posso fazer para que eu melhore minha fala.
tipo assim,quando eu vou comecar a falar eu gageijo, depois eu falo corretamente pq isso.. o que eu faço pra eu melhortar ?

Anônimo disse...

olá !! meu nome é Jean, eu falo muito rapido comendo algumas palavras , e algumas pessoas nem entendem o que eu falo , gostaria de saber se tem algum exercicio para aprimorar esse problema . se falo devagar gaguejo , rapido ñ entendem , ajude-me se puder ,
se tiver algum exercicio e quiser me ajudar , mande por e-mail .
marosjean@hotmail.com

Unknown disse...

ola,
Meu problema nao e dos mais graves, tenho dificuldade pra falar em publico, me travo nao sai uma palavra.
Eu acho q tenho 30% de gagueira, porisso q me travo em publico,quero melhor.
Porisso fiz esse depoimento,e pedir que me ajudem.
obrigado!!!!
paz pra todos!!!!!

Unknown disse...

ola!
meu proble é que eu não pareço uma pessoa gaga, só que sou, quando eu falo eu travo pra falar, e não sai nada, as vezes eu falo a maioria das palavras certas, só que sempre eu travo pra falar, eu gostaria se tiver algum exercicio para eu melhora que me mandasse, se poder
mande no meu imail, skategangueragem@hotmail.com
brigado pela atenção..

uelcio disse...

Ola vladimir, gostaria q vc se puder me ajude, pois tenho um problema é q qundo estou falando com algmas pessoas sempre travo a fala em 30%. vc pode me passa um exercicio por favor.

Wladimir Damasceno disse...

Uelcio,
Qual o seu email para podermos conversar melhor?

Nathalia Passarinho disse...

Quando eu era bem criança tinha muita vergonha de conversar(com medo de que as pessoas percebem a minha gagueira). Mas ultimamente melhorei bastante.
E com essas dicas posso melhor mais ainda.
Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Como essas pessoas que falaram anteriormente, eu sinto muito essa dificuldade.
as vezes consigo falar q nem percebo, como tb se quando eu paro e já penso q vou gaguejar aí eu gaguejo mesmo.
por isso tenho muita dificuldade de falar em público.
Gostaria q vc me ajda-se....bjs!
luanarhayane@gmail.com

Ricardo Freitas disse...

VLADIMIR..OLÁ,
OLHA MINHA DIFICULDADE SÃO EM ALGUMAS PALAVRAS., QUANDO FALO UMA FRASE MUITO GRANDE FICO SEM AR, MINHA BOCA FICA SECA.., AI COMEÇO A GAGUEJAR..SEMPRE QUE SE Q VOU FLAR MUITO, JA LEVO AGUA. EU SOU RECEPCIONISTA DE UM HOTEL, SEMPRE TENHO DE DESVIAR OS OLHOS DAS PESSOAS QUANDO FALO. A DIFICULDADE MAIOR E FALAR PALAVRAS TIPO, TRES, TREM , TRATA..PALAVRAS COM "TR". ESTUDEI ATÉ O 2ª ANO DE ADMINISTRAÇÃO, DESISTI POR CAUSA DOS SEMINÁRIOS, SEMPRE QUANDO TINHA EU FALTAVA, MESMO CONHEÇENDO OS ALUNOS, NÃO CONSEGUIA. MAS HOJE SEI QUE ISSO PODE MUDAR, SOU CASADO E TENHO 23 ANOS, ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS E ESPERO CHEGAR LÁ FALANDO CORRETAMENTE. MEU MSN--> resident00796@hotmail.com
abraços..(se alguem quiser me add, fica avontade.)

Anônimo disse...

olá pessoal meu nome é carlos eduardo,não gagejo muito mas as vezes quando vou falar alguma palvras falo errado ou as vezes rapido de mais...
meu msn ai : carloseduardotocador@hotmail.com
se alguém quizer me add fica avontade

EwertonS. disse...

Preciso de ajuda sobre o assunto dado. Me adicionem no messenger quero aprender a melhoria.

ewertoon_vevoo@hotmail.com

obrigado.

quem que semeia com fartura muito colhera disse...

preciso de ajuda ou gago devido a uma hemorragia que tive com 3 mees de vida , a hemorragia passou ma deichou sequela e esa sequela foi a gagueira o que vcs podem fazer por mim!!!

Sérgio disse...

Olá Amigos! Também tenho gagueira, só que a minha é mais discreta, pois sou professor e disfarso a gagueira, só que isso cansa muito, e as vezes gaguejo, minha maior dificuldade é no telefone e para falar em público. Não tenho medo de falar em público, pois sei que sou capacitado, mas a gagueira é um impecilho para eu trilhar caminhos mais desafiadores!
Uma fala fluente abriria e muito as portas profissionais! Já fiz terapia com fono, psicólogo, analista, parapsicólogo e nada adiantou! Espero que me ajudem!
Deixo meu e-mail, pois quase não "entro" no msn
psicovias@yahoo.com.br
Att.
Sérgio

Anônimo disse...

Olá, meu nome eh cassiano , e tambem sou gago, porem tem dias que gaguejo pouco, mas outros em que parece que travo e não sai nada so resmungos, principalmente quando e para falar em publico, tenho muita dificuldade para começar uma frase, e na maioria das vezes não tem como evitar a gagueira, gostaria que vc me ajudasse com algum exercício ou algo parecido, desde ja agradeço.

Chavesfull@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Júlio,e sou gago,mais sou um gago diferente não repito as palavras ou letras,guando gaguejo simplesmente não falo não sai o som das palavras,para mim falar ao celular é muito difícil pois na maioria das vezes as pessoas desligam achando que a ligação caiu ou coisa assim por que não consigo responde-las,pessoalmente é mais facil porque as pessoas percebem que estou tentando falar e esperam ou tentam me ajudar mais é muito mais muito frustrante essa situação.sou uma pessoa muito inteligente mas essa gagueira sempre me atrapalhou muito,chegando ao ponto de parar de estudar.gostaria de saber se tem algum tipo de exercício para diminuir essa ansiedade que tenho quando meu telefone toca?desde já agra desso,e espero que me ajudem,muito obrigado.

LEIRICARLA disse...

OLÁ MEU NOME É LEIRICARLA, SOU GAGA, ACHO QUE É DE FAMÍLIA PQ MEU PAI ERA GAGO E MEU TIO É MUITO GAGO, NA VERDADE GAGUEIJO SOMENTE EM PALAVRAS COMEÇADAS COM, TR, CR, CL, RE PQ SERÁ A DIFICULDADE NESSES TERMOS? TEM ALGUM EXERCÍCIO OU TRATAMENTO ESPECÍFICO?

Vanessa disse...

meu filho tem 13 anos e esta gaguejando no inicio de frases.Isso ja aconteceu em varios momentos de sua vida, mas de repente passa. agora voltou forte,que a lingua, em alguma silabas, chega a ficar projetada p cima. Ele vai precisar usar aparelho dentario e me preocupa sua piora.Ele e otimo aluno, tem namorada e amigos, mas ultimamente ja se considera gago e eu nao gosto disso. pode me ajudar?

Wladimir Damasceno disse...

Vanessa, entre em contato pelo email wladimirdamasceno@gmail.com
Abraços,

RAFAEL disse...

SOU GAGO, E ISSO E VERDADE, EU FAÇO ISSO ATÉ HJ , EM FRENTE A TV,OUTRA COISA IMPOSTANTE É LER EM VOZ ALTA, SOZINHO, CLARO,MAS O QUE AINDA GAGUEJO E QUANDO FICO NERVOSO, PTSSSSSSS, E O FIM

Anônimo disse...

Elisangela.boa tarde meu nome e elisangela e sou gaga,tudo comecou na minha infancia,por volta dos 9anos de idade,lembro ate hoje,quando tentava me comunicar em casa,eu era zuada fortemente,ate que eu desistice de falar,e foi assim ate uns 14anos,depois as crises mais fortes foram passando,ate porque alguem que me travava passou a nao habitar mais no mesmo ambiente que eu,meu pai.ate hoje nao consigo direcionar a ele uma fraze inteira.junto com a pessima relacao que temos.enfim.fui amadurecendo muitas portas me disseram nao,mais venci,hoje tenho 22anos,sou instrutora de depilacao.e executo muito bem meu trabalho.mais com pessoas de casa!nao da!na maioria das vezes nao da!as vezes vem tao forte que xego a fechar os olhos ,de tentar falar.e tudo um processo ,tenho que trabalhar muita coisa em mim ainda.parabens pra mim,limpa mais um dia sem gaguejar.

Anônimo disse...

Olá também tenho esse problema, porém tenho vergonha de assumi-lo ao meu amigos, sou jovem e pra mim é difícil assumir q sou gago pois sei q nehuma menina vai querer namorar com um jovem gago. Isso começou quando eu era criança e por isso não falo muito, as pessoas dizem q sou muito tímido, mas na realidade não é tímidez, evito puxar assunto pra que as pessoas não percebam meu defeito, pra mim é muito complicado, muitas vezes quando tento falar a lingua trava e minhas cabeça começa a tremer, é muito constragendo, isso aconteceu uma vez na escola, o professor chamou pra eu ler um texto e quando eu acabei d ler o texto ele perguntou o q eu entendi, quando eu fui falar a lingua travou e isso aconteceu, todos da sala riram de mim, eu também pra disfaçar um riso sem graça, na verdade minha vontade era ir embora e nunca mais ir pra esc. Me dê algunhas dicar pra eu melhorar dessa gagueira.

maria antonia disse...

ola bom dia,lendo esses comentarios,resolvi pedir ajuda,to desesperada desde meninatenho essa dificuldade,minhas irmas falam que nao nasci gagueijando,dizem que ficava imitando meu primo que era gago isso lembro das imitacoes ria muito dele,achava engracado,e hojeme encontro nessa situacao,por favor me ajude,pois to fazendo faculdade,mim dessespero so em pensar, no estagio,tenho que apresentar trabalhos, como vou fazer,se puder passar alguns exercicios para eu fazer,meu email darochafernandesmariaantonia@yahoo.com, ou zap. 981861996,porfavor me ajude muito obrigado pela atencao, pode me chamar de mary.