22 dezembro 2006

Enquete 001: mau falante x ocorrência da gagueira

Amigos,

Temos, a partir desta postagem, mais uma novidade: enquetes!
Assim que sentir a necessidade, colocarei uma enquete para opinarmos sobre qualquer teoria e/ou assunto vigente acerca da gagueira.
Para começarmos, trago-lhes um trecho do livro
"A Construção do Personagem Bom Falante", de Sílvia Friedman. Nele a pesquisadora estudou o discurso de (somente) sete indivíduos. Apesar de admirar os estudos da autora, considero a quantidade um pouco limitada. Sei que esta enquete não tem valor científico algum, mas fico curioso em saber como outras pessoas que gaguejam pensam sobre a relação "imagem de mau falante x ocorrência da gagueira".

Obviamente você poderá sugerir enquetes também. O espaço está aberto. Leia o fragmento abaixo e deixe sua opinião sobre ele na enquete abaixo.


"Estudamos o discurso de sete sujeitos que se consideravam gagos. Eles contaram a história de suas vidas, com destaque para a história de suas falas. Esse contexto era suficientemente amplo para captar tanto o campo estruturado no qual o desenvolvimento da fala estava inscrito, quanto o campo estruturante que pudesse estar ligado à origem, ao desenvolvimento e à manutenção da gagueira.
A Análise Gráfica do Discurso evidenciou que quatro conjuntos de núcleos de pensamento, ou categorias, eram constantes em todos os discursos e interligavam a história da fala dos sujeitos. Aos conteúdos do conjunto das representações que compunham cada categoria designamos como Auto-imagem, Outros, Nível Motor e Ativação Emocional.
Da análise da articulação entre essas categorias, feita através de suas respectivas representações, evidenciou-se a existência de uma ideologia do bem falar - vista como o campo estruturado -, veiculada sistematicamente nas relações de comunicação entre os sujeitos estudados e os outros que lhes eram significativos (pais, professores). Evidenciou-se também a existência de uma imagem de mau falante na auto-imagem de todos os sujeitos - vista como campo estruturante -, ligada à ideologia do bem falar.
A ideologia do bem falar manifestou-se pela não aceitação do padrão de fala espontâneo desses sujeitos, 'desde que eles se entendem por gente', segundo as palavras de um deles. O que nos permitiu constatar que a gagueira articula-se a partir de relações de comunicação que, sistematicamente, colocam a fala numa situação paradoxal, conforme a descrita por Watzlawick, Beavin e Jackson (1981)." Friedman (1994)

--------------------------------------

Entnede-se por "imagem de mau falante", a imagem que o sujeito possui de si e que duvida da sua capacidade de se comunicar com outros, de expressar suas opiniões e pontos de vistas, de realizar tarefas que exijam o falar. Então, baseando-se nessa teoria e em sua vivência com a gagueira, responda a enquete abaixo:



Como se relacionam a sua auto imagem de mau falante e a ocorrência da gagueira sofrimento?

Em Nada
Um Pouco
Em Algo
Muito
Completamente













Nenhum comentário: