31 janeiro 2007

Nunca Desista! (02-03)

Continuação - Parte 02

Nunca Desista
Peter R. Ramig, Ph.D.


Não recue ao gaguejar, ao invés, siga em frente.

Uma vez que nós entendamos a importância de eliminar muito do empurrar e forçar em nossa língua, lábios e cordas vocais, nós podemos começar a gaguejar mais audivelmente e com menos esforços, ao “segurar” no momento de gaguejar enquanto seguimos em frente para o próximo som.
Quando nós trabalhamos em gaguejar audivelmente, nós estamos mais hábeis para mudar e continuar nossa respiração e vocalização: dois dos ingrediente primários necessários para a produção da fala normal. Em contraste, devido ao embaraço e frustração ocasionalmente associados com a gagueira, muitas pessoas que gaguejam aprendem a bloquear silenciosamente na língua, lábios, ou cordas vocais, e/ou recuar repetitivamente de seus bloqueios e outros momentos disfluentes.
A tentativa de falar desta maneira interrompe tanto o fluxo de ar e a necessária vocalização criada pela vibração das cordas vocais. Este processo comum de tentar conciliar e minimizar a gagueira audível na verdade complica a fala e com o tempo, geralmente aumenta a visibilidade e severidade da gagueira.
Manter o ar e a voz “ligados” quando gaguejamos requer tempo e prática no início, porque nós estamos forçando-nos a confrontar algo que parece e soa desagradável e anormal. Ainda assim, este é um passo necessário no processo de aprender a gaguejar seguindo em frente.

Preste atenção em sentir “Como” e “Quando” seus lábios, língua e cordas vocais fazem sons específicos.

Uma vez que nós tenhamos aprendido como o mecanismo físico da fala funciona, e tivermos trabalhado em diminuir nossos comportamentos de recuo, nós podemos começar a concentrar em como é que fazemos sons e palavras enquanto falamos. A vasta maioria das pessoas dão deixas no som de suas falas enquanto conversam. Há evidências científicas de que “deixas” audíveis podem ser uma presente causa de gagueira. Em contraste, muitos de nós encorajam pessoas que gaguejam a focalizarem mais no “sentir” de falar do que em escutar sua fala.

Abra sua boca quando conversar.

Para neutralizar a tendência de reprimir a abertura da boca enquanto você fala, pratique deliberadamente abrir a boca enquanto você repete a seqüência esboçada acima. A tendência para pessoas que gaguejam de “trincar” ou reduzir a abertura da boca é um problema que acho necessário abordar ao trabalhar com muitas crianças e adultos. Esta “tendência de trincamento” é na verdade a abertura da boca reduzida que nós aprendemos durante o tempo como resultado de nossa dificuldade de antecipar sons e palavras. Esta mudança física na abertura da boca (trincamento) parece resultar do processo de “segurar” a gagueira.

Continua...

Nenhum comentário: