02 fevereiro 2007

Nunca Desista! (03-03)

Continuação - Parte 03

Nunca Desista
Peter R. Ramig, Ph.D.


De maneira despropositada, reconheça que você gagueja.


Sabemos que gagos geralmente vêem sua gagueira como embaraçosa e vergonhosa. Como resultado de tais percepções, podemos encobrir nossa gagueira numa “conspiração de silêncio”. Não é de surpreender que nossa família, amigos e colegas de trabalho saibam que nós gaguejamos, e usualmente não estamos certos de manter ou não contato de olhos, desviamos o olhar, ou substituímos as palavras, etc. Tal incerteza pode criar dificuldade e desconforto em nossos ouvintes como em nós mesmos.
Porém, muita da dificuldade e incerteza experimentada por ambos pode ser significantemente reduzida pelo reconhecimento de maneira aberta e despropositada que nós gaguejamos. Por exemplo, diga algo simples como, “A propósito, eu vou usar esta oportunidade para praticar algumas técnicas de fala que eu tenho exercitado ultimamente. Esta não é uma tarefa fácil, mas eu sei que você irá entender porque é importante para mim usar esta oportunidade para praticar enquanto conversamos.”
Este exemplo de observação dá aos nossos ouvintes uma oportunidade de perguntar sobre a gagueira, um problema de comunicação que muitos acham intrigante. Se nós escolhermos, também teremos uma oportunidade de falar sobre isso e “permissão” para praticar abertamente alguns dos passos esboçados neste capitulo e durante este livro. O desaprisionamento é uma estratégia proativa que nos permite a oportunidade de abordar nossa gagueira de maneira despropositada e indiferente. Fazer isto aumente nosso nível de conforto porque nós começamos a ver nosso problema por uma perspectiva positiva. Esta nova percepção, por fim, facilita a mudança da visão da gagueira como “vergonhosamente proibida de mencionar”.

Confronte a gagueira ao inserir ocasionalmente “pseudogagueiras” em sua fala fluente.

Muitos gagos contraem-se na primeira sugestão de que às vezes eles deveriam propositalmente inserir um som prolongado e repetido enquanto falam. Paradoxicalmente, a inserção voluntária de uma gagueira suave, fácil, pode auxiliar sua missão de diminuir seus medos e apreensões de gaguejar. Apesar de você escutar a si mesmo fazendo isto, os ouvintes estão menos atentos ao que você está fazendo, porque suas disfluências voluntárias são pequenas e produzidas sem nenhuma tensão excessiva. Aqueles que estão recuperando-se da gagueira geralmente citam esta tarefa como a que mais os ajudou a manter seu desenvolvimento durante seu processo de recuperação.

Nunca desista

Controlar a gagueira requer persistência e determinação. Porém, na verdade, nosso processo de recuperação demanda menos esforço, luta, e embaraço do que a experiência emocional negativa de quando vivemos uma vida focada em esconder, conciliar e lutar contra a gagueira. Esconder e lutar requer uma imensa quantidade de vigilância, e isto apenas tende a alimentar o ciclo destrutivo da gagueira. Nós conhecemos muitas pessoas que gaguejam, clientes com quem nós trabalhamos pessoalmente, colegas e profissionais com quem aprendemos, que tiveram ganhos substanciais em livrarem-se do obstáculo contencioso da gagueira. Muitos se tornaram tão fluentes que a maioria das pessoas não percebe que eles ainda gaguejam algumas vezes.
Este foi nosso sonho. Este foi o sonho deles. Este pode ser realisticamente o seu sonho.

Final
_________________________________

Extraído do capítulo “Never Give Up” no livro “Advice to those who stutter”(Conselho para aqueles que gaguejam) do Dr. Ramig, publicado pela "Stuttering Foundation of America".

Tradução de Rafael Veloso.

Nenhum comentário: