16 dezembro 2010

Revista CEFAC - Análise da produção científica fonoaudiológica nacional sobre gagueira

Análise da produção científica fonoaudiológica nacional sobre gagueira

OBJETIVO: analisar a produção científica fonoaudiológica nacional no que diz respeito à gagueira, entre os anos de 1980 a 2008, considerando: período da publicação; distribuição de frequência por período; tipos de publicação; temáticas abordadas; vertente epistemológica e área da Fonoaudiologia a que o trabalho pertence.

MÉTODOS: seleção e análise de publicações em livros, capítulos de livros e periódicos nacionais de Fonoaudiologia.

RESULTADOS: foram encontradas 131 publicações: estando 0,8% na década de 80; 15,2% na de 90; e 84% no período de 2000-2008. Quanto ao tipo formam publicados, 8,4% em livros, 42% de capítulos de livro e 49,6% de periódicos. Quanto às temáticas, foram mais frequentes: "Clínica Fonoaudiológica" (50%); "Reflexões Teóricas" (9,4%); "Características da Fluência" (7,2%); "Gagueira e Audição" (5,8%); "Atitudes em Relação à Gagueira" (5,2%); "Origem da Gagueira" (5,2%) e "Características da Gagueira" (4,4%). Quanto à vertente epistemológica, 74% era positivista, 22,2% dialético histórica e 3,8% fenomenológica. As áreas fonoaudiológicas mais encontradas foram: Motricidade Orofacial (37,4%), Linguagem (34,3%) e Nenhuma das Áreas Fonoaudiológicas (25,2%).

CONCLUSÃO: a produção pesquisada teve o crescimento mais expressivo de 2000 a 2008. O fato de a produção encontrar-se principalmente na forma de artigos e capítulos de livros revela interesse tanto em pesquisa como na construção de teoria. A presença das três vertentes epistemológicas indica que o tema gagueira é controverso e complexo, isso é indicado também pelo fato de a produção distribuir-se pelas áreas de Motricidade Orofacial e Linguagem. Há necessidade de desenvolver a produção na área da Saúde Pública.


Descritores: Gagueira; Fonoaudiologia; Indicadores de Produção Científica.

Um comentário:

Eder Santos Carvalho disse...

Olá Vladimir Damasceno, tudo bem!
Gostaria em primeiro lugar de parabenizá-lo pelo blog e pelo excelente trabalho que desenvolve.
Gostaria se possível, se você poderia me enviar seu e-mail para eu entrar em contato para tirar uma dúvida.
Sou gago, tenho este problema desde a infância, hoje estou com 30 anos mas o problema persiste e me atrapalha bastante.
Tenho uma dúvida sobre um tratamento que me sugeriram, e se possível gostaria de ouvir sua opinião.
Meu nome é Eder Santos Carvalho, resido em Encruzilhada do Sul, RS.Meu e-mail é edersv@hotmail.com
Desde já agradeço pela atenção.
at.
Eder