09 abril 2011

Considerações sobre o PL da Dislexia

Considerações sobre o PL da Dislexia

Mudando um pouco de assunto...

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 86/06, que, entre outras ações, visa assegurar o exame diagnóstico da Dislexia em toda a rede municipal de ensino.

Este blog corrobora com a opinião do IFONO - Fonoaudiologia em Ação, que é contra o PL.

Resumão do texto divulgado no IFONO:

"O PL 86/06 simplifica uma questão que é complexa, propondo uma lógica de enfrentamento do problema que desconsidera todo o contexto social e a precariedade de nosso sistema educacional (público e particular), responsáveis por muitas das dificuldades para ler e escrever. Insistentemente as escolas têm optado por encaminhar a especialistas alunos que fogem a padrões de desenvolvimento, sugerindo muitas vezes o uso de medicamentos ou outros tratamentos com a mesma lógica medicalizante.
O que certamente tem faltado em diferentes contextos – na saúde, na educação, nas famílias – são parceiros, interlocutores dispostos a acompanhar e potencializar a diversidade de apropriação da escrita. Parceiros que, antes de patologizar, reconhecem o contexto singular do qual cada criança faz parte.
Ressaltamos: o problema dos diagnósticos e da medicalização está em transformar questões sociais e singulares em patologias passíveis de serem medicalizadas."
Acesse o IFONO e saiba mais. Não deixe de assinar o manifesto ao final da matéria. Se preferir clique aqui para assinar o manifesto.

Nenhum comentário: