03 agosto 2011

Desarmonia entre fala e língua - Parte III

A desarmonia entre fala e língua é um ponto bastante interessante para entendermos a constituição da gagueira.

Estudos linguísticos-discursivos afirmam que o funcionamento discursivo fluente se dá em uma tensão natural entre fala e língua. Ou seja, o falante ao falar desloca-se no equilíbrio entre o eixo da fala (do sentido, das idéias) e o eixo da língua (da forma, dos fonemas, das palavras). Assim, o discurso flui marcado pelo sentido do dizer. Uma palavra puxa a outra, sem necessariamente, saber qual palavra será dita em seguida. É um funcionamento inconsciente que se torna consciente, que ganha forma, em virtude da língua, como que num passe de mágica e o falante não sabe como isso ocorre.

No funcionamento discursivo gaguejante, é possível observar que a tensão natural dá lugar a uma desarmonia entre os dois eixos: da fala (o eixo do sentido) e da língua (o eixo da forma). O falante fica preso ao eixo da forma, onde encontra alguma materialidade, algum conforto, que lhe dá a ilusão de poder controlar a fala, de localizar onde vai gaguejar para não gaguejarÉ na materialidade da língua que ele se permite falar,  já que se encontra estigmatizado como falante. A desarmonia se expressa pela certeza de não conseguir falar certas palavras, certos fonemas, com certas pessoas, sem gaguejar.

Pessoas que gaguejam também apresentam falas fluentes. Seus discursos também são marcados pela tensão natural entre fala e língua, em alguma situação. Porém, o privilégio da forma em detrimento do sentido leva à perda da posição de falante fluente.

Algo importante a ser dito é que "discurso" é, a priori, “sem-curso”, este é o significado de “discurso”. Você não sabe para onde ele vai. Na gagueira, como já disse, este funcionamento está em desequilíbrio e a pessoa necessita saber quais palavras serão ditas.

3 comentários:

Mariângela disse...

Parabéns pelas postagens, Wlad. Muito esclarecedoras.Sucesso na dissertação!

Anônimo disse...

Olá,estava agora pouco olhando algumas informações sobre a gagueira quando achei esse blog. Ele é maravilhoso!!Sou gaga desde pequena e meu pai também é. Quando era criança fiz fonoaudióloga e gostei bastante mas,infelizmente tive que sair. Sempre fui falante. Gostava de fazer brincadeiras etc. Nunca sofri bulling por isso... acho que porque sempre tive ótimas amigas!Mas agora,que estou com 18 anos,a coisa está ficando pior. Falar no telefone é quase impossível. Fico me imaginando num ramo de trabalho e logo começo a ficar nervosa,porque não sei como vou fazer as coisas. Não consigo nem falar no telefone direito. Eu estou me sentindo muito insegura. E eu não quero me sentir assim,eu nunca fui assim. Gosto bastante do ramo de Publicidade e Jornalismo e por isso me sinto muito incapaz de atingir os meus objetivos com esse meu ''problema''. Não gosto de me sentir pequena. Eu queria saber falar igual a todos.Como vou ter um relacionamento assim? Nenhum menino vai querer namorar uma garota gaga. E também penso muito nos meus filhos,será que eles vão ser assim? Andei lendo algumas coisas e vi que não há solução -já que sou uma adulta. Mas ainda posso fazer fonoaudióloga? Será que há algum exercício (tipo travalíngua) que ajude? Obrigada. F.

Anônimo disse...

oi querida,voc não pode ter tantas cobranças assim!! eu mesmo tive muitas dificuldades com gagueira,já perdi oportunidades de emprego em que precisava dar aulas públicas, e ainda tenho,mas posso te dizer que meu tratamento tem surtido efeito bons,positivos!! voc deve ter disciplina nos exercicios,perseverança e felizmente se expor!! quando comecei a me expor,encarar as pessoas e mostrar minhas qualidades pude perceber q todos tem defeitos e qualidades que precisam ser vivenciadas. sou músico, professor de música concursado e estudo para concursos!! ME MANDA UM EMAIL, PODEMOS ATÉ CONVERSAR POR TELEFONE SE VOC QUISER!!!ESTOU A SUA INTEIRA DISPOSICÃO!!! JORGECLAVE@YAHOO.COM.BR