Dia Internacional de Atenção à Gagueira/2006.
"Gagueira não tem Graça. Tem tratamento."
O dia 22 de outubro é o "Dia Internacional de Atenção à Gagueira". Em 2005, pela primeira vez, houve uma Campanha Nacional no Brasil e o tema foi "Tratamentos para a Gagueira". Neste ano de
Muito se fala sobre as causas da gagueira. Você sabe dizer se a gagueira é causada:
- Por um susto?
- Pelo nervosismo?
- Por imitação?
- Pela ansiedade?
- Por um trauma ou problemas psicológicos?
- Pelo excesso de cobrança e repreensão dos pais?
- Pela hereditariedade?
- Por um mal funcionamento do cérebro?
Apesar de haver várias teorias diferentes sobre as causas sobre a gagueira, todas concordam em um ponto: a gagueira é involuntária. Isto quer dizer que a pessoa que gagueja não consegue evitar a ocorrência da gagueira e, por mais que se esforce, não consegue ter controle absoluto sobre sua fala. Por isso, para superar a gagueira, não basta ter força de vontade, ficar calmo, respirar ou pensar antes de falar. É necessário um tratamento personalizado com fonoaudiólogos especializados em gagueira.
Na semana de
CEFAC - Educação e Saúde: www.cefac.br
ABRA GAGUEIRA - Associação Brasileira de Gagueira: www.abragagueira.org.br
HSPE - Hospital do Servidor Público Estadual: www.iamspe.sp.gov.br
IBF - Instituto Brasileiro de Fluência: www.gagueira.org.br
A Comissão Organizadora
Ignês Maia Ribeiro
Eliana Maria Nigro Rocha
Sandra Merlo
Daniela Verônica Zackiewicz
Amigos,
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira, 22 de Outubro, está se aproximando. Esta é uma ótima oportunidade para que a população conheça mais e melhor sobre esta patologia da linguagem. Não é este o seu desejo? Você não gostaria que a sociedade respeitasse mais as pessoas que gaguejam? Então, esteja você onde estiver, fique certo de que pode fazer algo com esta finalidade. Interesse-se por esta campanha! Mobilize-se! A Comissão Organizadora deste movimento tem dois emails disponíveis para que os interessados possam se unir e juntar forças. São eles: gagueira@uol.com.br e ignes@uol.com.br. Ano passado foi desenvolvido um trabalho muito bonito. Nesse ano poderemos fazer mais! Junte-se a nós! "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário